Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Calçada de Amador

A Calçada de Amador, ou Amador Causeway, é um bom passeio ao ar livre na Cidade do Panamá. Cercada de ambos os lados pelo Oceano Pacífico, trata-se de uma estrada de aproximadamente 6km, com calçadão, bancos e ciclovia por toda sua extensão. O pôr do sol por ali é belíssimo. 

A via liga a cidade às pequenas ilhas de Naos e Punta Culebra, Perico e Flamenco, onde há restaurantes, lojas e duty free, marinas de onde partem passeios de barco e uma espécie de museu natural dedicado à preservação da fauna local. Se você tiver tempo, vale dedicar um dia da viagem a essa região, incluindo a visita ao moderno Biomuseo, que fica bem no começo da Calçada de Amador. 

Calçada de Amador

Calçada de Amador: opção de passeio para dia de tempo bom

A passagem elevada foi construída com rochas extraídas na construção do Canal do Panamá. Entre as décadas de 1920 e 1980, o local abrigou importantes fortificações militares destinadas a proteger a entrada sul do canal, como parte de uma base norte-americana inicialmente chamada Fort Grant, posteriormente renomeada como Forte Amador.

O paisagismo dessa avenida é bem caprichado, com várias palmeiras e arbustos de flores, e também não falta mobiliário urbano: há muitos bancos, voltados para ambos os lados da paisagem, lixeiras e postes de luz românticos. Ah, em alguns pontos tem vendedores ambulantes oferecendo raspados (raspadinha de gelo) ou bebidas. 

Bastante gente vai até lá de bicicleta ou para praticar corridas, mas se você preferir evitar a fadiga (como eu fiz), dá para ver essa paisagem da janela do carro. Eu fui de Uber até as ilhas em busca de comida e atrações. 

Seguem algumas atrações que você encontra por lá:

  • Biomuseo

O Biomuseo é um dos museus mais interessantes do Panamá, não apenas por sua arquitetura ousada, mas também pelo conteúdo educativo e inspirador. É um museu moderno dedicado à biodiversidade e à importância ecológica do país. Nos faz entender a formação do istmo que é o Panamá, ligando as américas do sul e do norte, e todas as consequências que isso trouxe. Ele fica bem no comecinho da Calçada do Amador.

Calçada de Amador

  • Barcos para Ilha Taboga

Localizada a cerca de 12km da costa, a Ilha de Taboga é uma opção para quem quer pegar uma prainha no meio da viagem à Cidade do Panamá. É uma ilha do Oceano Pacífico com casas coloridas, pratos típicos da culinária panamenha em restaurantes simples e um ritmo de vida que contrasta com o agito urbano da capital. As praias são pequenas, mas prometem areia clarinha e mar morno. Há ferries diariamente partindo diariamente da marina de Fuerte Amador, na Isla Flamenco, além de catamarã open bar que sai do Balboa Yacht Club, veja os detalhes nesse post

  • Centro Natural de Punta Culebra

O Centro Natural de Punta Culebra é uma espécie de museu aberto dedicado à biodiversidade local, em especial à fauna. Localizado na ponta da Ilha Naos, a primeira do pequeno arquipélago, o espaço tem exposições marinhas e anfíbias, pequenas trilhas, borboletário e espaços recreativos, tudo com uma bela vista do Pacífico. Ah, e se você tiver sorte, vai ver alguns bichinhos visitando por livre e espontânea vontade, como essa linda preguiça. 

  • Restaurantes

Há alguns restaurantes em galerias no começo da Isla Perico, mas os mais famosos estão na última ilha, a Flamenco. Lá tem churrascaria, restaurante de ceviche, restaurantes de frutos do mar e bares.

Como eu estava a fim de frutos do mar, fui até o Bucaneros. A decoração tem uma pegada mais antiga e com temática pirata, e achei bem quente também, porque é aberto. Mas a comida estava ótima. Pedi lagosta na manteiga, assim bem simples e saboroso. Custou 36 dólares em novembro de 2024. Se eu tivesse mais tempo e estômago, iria no La Fishería Seafood também, tem excelentes avaliações. 

Calçada de Amador

  • Comércio

Tem algumas lojas de roupas e souvenirs nas galerias da Isla Perico, e, na ilha Flamenco, fica o único duty free de Cidade do Panamá fora do aeroporto, o Amphora Duty Free. A loja tem um espaço físico considerável e vende produtos de maquiagem, bebidas, acessórios, óculos, malas, eletrônicos, perfumes, entre muitas outras coisas Também pode ser um lugar para encontrar souvenirs, tipo cerveja local e chocolatinhos com a temática da fauna panamenha. 

Calçada de Amador

  • Parque de diversões

Tem um parque de diversões na Isla Perico, não é muito grande, mas pode entreter bem a criançada. E também tem um kartodramo nessa região, para quem curte um pouco de aventura. 

Está cheio de lanchonetes e restaurantes no entorno, então ninguém passa fome por ali. 

Confira aqui os 5 hotéis na Cidade do Panamá mais reservados por nossos leitores:

Calçada de Amador

Amador
Cidade do Panamá