Cidade do Panamá
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Passeios na Cidade do Panamá

A capital panamenha agrada muito quem gosta de uma atmosfera urbana, já levou até o apelido de "Dubai latina" por causa do skyline de arranha-céus. Mas se você quiser dar uma fugidinha da selva de pedras e conhecer a selva de verdade, dá também. Tem várias opções de passeios na Cidade do Panamá. 

Nesse post, a gente traz algumas sugestões de tours realizados dentro dos limites do município e também "bate e voltas" pela região. Se você quer ver todas as atrações da cidade, sugerimos também o post o que fazer na Cidade do Panamá

Passeios na Cidade do Panamá: 7 boas opções

1. Centro de Visitantes do Canal do Panamá

O Canal do Panamá é a coisa mais famosa do país, conhecido no mundo inteiro. As pessoas literalmente compram pipoca e sobem em uma arquibancada para ver os navios gigantescos passar a poucos metros de distância. 

A forma mais comum de conhecer essa atração é no Centro de Visitantes das Eclusas de Miraflores, a apenas 10km do centro da capital. Você pode ir por conta (eu fui de Uber) ou contratar uma excursão com retirada no hotel

Também dá para conhecer as eclusas de Agua Clara, mas ficam mais distantes — veja essa opção de excursão. Um rolê alternativo é o passeio de barco pelo Lago Gatún, corpo de água artificial que surgiu com a construção do canal do Panamá.

Passeios na Cidade do Panamá

2. Excursão às Ilhas San Blas

A Monique, colega que escreveu o guia das Ilhas San Blas, as define como o paraíso: "as pequenas porções de areia — quase sempre menores que um campo de futebol — carregam tanta beleza que é difícil não se emocionar". San Blas é o Caribe nu, cru e roots, que tem cabanas com chão de areia ao invés de resorts. 

Mas tem um preço para chegar no paraíso, e nesse caso custa 2h30min em estrada sinuosa (tipo montanha-russa mesmo) e mais o tempo de barco. Existe a opção de bate-volta, como essa excursão de 1 dia. Mas eu acho que compensa ficar pelo menos uma noite (tour de dois dias), até para ter a experiência de se hospedar nas cabanas das tribos Guna. Quem sabe fazer um tour de 4 dias por lá?

Passeios na Cidade do Panamá

3. Bate-volta de barco à Ilha Taboga

Quer pegar uma prainha mas não está a fim de perrengue? A Ilha de Taboga não tem a beleza de San Blas, mas pode ser um passeio gostoso no Pacífico. Chamada carinhosamente de “Ilha das Flores”, é uma ilha com casas coloridas, pratos típicos da culinária panamenha em restaurantes simples e um ritmo de vida que contrasta com o agito urbano da capital. As praias são pequenas, mas prometem areia clarinha e mar morno.

Há ferries diariamente partindo da marina de Fuerte Amador (a gente explica tudo neste link), ou tem passeios de catamarã partindo do Balboa Yacht Club. Nesse último, os turistas contemplam diversos pontos da capital do Panamá, como a Ponte das Américas e a Calçada de Amador, desfrutando do sistema open bar. Veja os preços

4. Ônibus de turismo na Cidade do Panamá

Um passeio popular pela cidade é com os ônibus panorâmicos hop-on hop-off, em que você desce e sobe do veículo quantas vezes quiser ao longo do dia. Se a viagem for corrida e você não tiver muito tempo disponível, é uma boa opção para ver vários pontos turísticos em um único dia. Sem falar que é lindo contemplar a cidade do segundo piso. 

O ônibus turístico realiza 13 paradas nos principais lugares de interesse da capital. Dá para conhecer o Casco Antiguo, percorrer a zona mais luxuosa da cidade e aproximar-se da baía para obter vistas impressionantes do Oceano Pacífico. Além disso, também dá para chegar até as Eclusas de Miraflores para conhecer o Canal do Panamá, visitar o Biomuseo projetado pelo célebre arquiteto Frank Gehry, e mesmo descer em um e outro shopping. 

Outra coisa legal é que, durante o trajeto, dá para escutar comentários gravados em português sobre os lugares por onde passa, usando um fone de ouvido. Você pode ver os preços e reservar o passe nesse link

Passeios na Cidade do Panamá

5. Parque Nacional Soberanía e santuário de bichos-preguiça

Se o seu olho brilhou quando eu falei em selva, lá no começo do post, esse passeio aqui deve te agradar. O Parque Nacional Soberanía é uma das principais áreas de conservação da região metropolitana. Localizado na zona de Gamboa, o parque abriga uma das faixas de floresta tropical mais acessíveis do país, onde é possível andar de teleférico sobre a copa das árvores. 

Essa excursão aqui te busca no hotel para fazer o trajeto até Gamboa, então os visitantes embarcam em um veículo 4x4 que os leva até o teleférico. Além da floresta, você vai conseguir enxergar o Canal do Panamá e o Lago Gatún. O itinerário inclui uma visita ao santuário de preguiças da região, espaço dedicado à reabilitação desses animais. Veja os preços

6. Visita a uma comunidade indígena

É possível conhecer uma comunidade indígena em uma viagem à Cidade do Panamá. Uma das experiências mais populares é a visita a uma comunidade da etnia emberá, que vive às margens do Rio Chagres, no Parque Nacional Chagres. Algumas agências locais oferecem esse passeio. 

Visitar a aldeia dá a oportunidade de conversar com os líderes da comunidade, conhecer seu modo de vida, suas casas tradicionais , participar de suas danças e comprar seu artesanato. Dá até sair com uma tatuagem temporária, de jagua. É feita com um corante natural extraído do fruto da planta Genipa americana, conhecida popularmente como jagua ou jenipapo nas regiões tropicais das Américas.

7. Tour de bicicleta pela Cidade do Panamá

Essa é para quem gosta de se exercitar. Na Cidade do Panamá, existem passeios guiados de bicicleta como esse aqui, passando pelas praças, igrejas e edifícios mais emblemáticos do Casco Viejo. Também inclui uma parada no mercado de mariscos da Cidade do Panamá, para uma degustação de ceviche. 

Você também pode conhecer esse lugar a pé, por conta, seguindo as dicas do nosso post, ou com um free walking tour para conhecer as curiosidades e ter todas as dicas de um guia local. 

Passeios na Cidade do Panamá


Essas são algumas opções de passeios partindo da Cidade do Panamá, mas a capital ainda tem pontos turísticos interessantíssimos como a (Cinta Costera), a Calçada do Amador, o sítio arqueológico de Panamá Viejo, o moderno Biomuseo. E não deixe de ler nossas dicas de restaurantes no post onde comer na Cidade do Panamá