Ilha Taboga
A Ilha de Taboga é uma opção para quem quer pegar uma prainha no meio da viagem à Cidade do Panamá. Há ferries diariamente partindo da da marina de Fuerte Amador — o trajeto tem 12km —, além de barcos que saem do Balboa Yacht Club.
Chamada carinhosamente de “Ilha das Flores”, é uma ilha do Oceano Pacífico com casas coloridas, pratos típicos da culinária panamenha em restaurantes simples e um ritmo de vida que contrasta com o agito urbano da capital. As praias são pequenas, mas prometem areia clarinha e mar morno.
As praias de Playa Restinga e Playa Honda são ideais para quem quer curtir à beira-mar, praticar pesca ou simplesmente nadar. Para os mais aventureiros, há opções como o aluguel de caiaques e pranchas de stand-up paddle, permitindo explorar o contorno da ilha por outros ângulos. Com máscara e snorkel, dá para descobrir um pouco da vida marinha da região.
Fora da água, tem trilhas como a que leva ao Cerro de la Cruz. O esforço da caminhada é recompensado por vistas panorâmicas da costa e do oceano. Para quem se interessa por história e cultura, a Igreja de San Pedro, datada do século XVI, é uma das mais antigas das Américas em funcionamento contínuo.
Dica: se você tiver mais dinheiro e disposição para perrengue, considere fazer a excursão a Ilha de San Blas. Não vou mentir, é muito mais cansativo, com uma estrada sinuosa em 4x4 além do barco, mas a beleza das praias nem se compara à Ilha Taboga.
Como chegar à Ilha Taboga
A forma mais comum e rápida de fazer a travessia à Ilha Taboga é do de ferry da Taboga Express, tem pelo menos cinco saídas por dia, você vê o horário atualizada no site oficial. Dá para reservar online ou pagar e na hora mesmo, mediante disponibilidade de vaga. O transporte leva aproximadamente meia hora e sai detrás da marina atrás do Centro Comercial Fuerte Amador, na Isla Flamenco, onde também tem o Amphora Duty Free. Custava, em julho de 2025, 24 dólares para adultos e 14 dólares para crianças, contando ida e volta.
Outra opção, mais cara mas mais divertida, é esse passeio de barco, que tem como ponto de encontro Balboa Yacht Club da Cidade do Panamá. Durante a travessia, os turistas contemplam diversos pontos da capital do Panamá, como a Ponte das Américas e a Calçada de Amador. Mas a maior vantagem é o open bar de rum, vodka, cervejas nacionais, sucos, refrigerantes e água mineral, além de bolos e aperitivos.
A navegação leva duas horas, então o catamarã ancora em uma baía virgem da ilha de Taboga, onde dá para nadar e relaxar em uma hora e meia de tempo livre. Depois, navega-se até o porto da cidade de Taboga, onde o catamarã atraca e é possível conhecer o centro histórico de Taboga por conta própria. O almoço ocorre a bordo do catamarã que incluirá frango com arroz, salada de repolho e banana. O passeio completo dura em torno de oito horas. Ah: esse era o itinerário em julho de 2025, a gente sugere que você leia a descrição do passeio no momento da contratação, porque podem ocorrer alterações, né?!
Com cerca de mil habitantes, a ilha é um destino excelente para fugir do ritmo corrido da cidade grande e relaxar. É indicada para quem procura tranquilidade, quer admirar belas paisagens ou curtir uma praia.
O trajeto de ida e retorno para a ilha é oferecido todos os dias, mas quem quiser pode optar por ficar algumas noites, pois há pequenas hospedagens. O barco parte todos os dias da Playita de Amador.
Confira aqui os 5 hotéis na Cidade do Panamá mais reservados por nossos leitores:
Confira aqui as 7 atividades preferidas dos turistas na Cidade do Panamá:
Ilha Taboga
Ilha TabogaCidade do Panamá