Compras na Cidade do Panamá
Falar de compras é mencionar um assunto que leva muitos brasileiros à Cidade do Panamá. O lugar é conhecido como um ótimo local para compras e realmente faz jus à sua fama. A capital tem vários shoppings e uma infinidade de lojas locais e grifes estrangeiras dos mais variados ramos. A moeda oficial do país é a balboa, no entanto quem circula nas ruas é o dólar americano, que se equipara à moeda local. O dólar é usado na forma de nota e a balboa, em forma de moeda - não existem notas de balboa.
Uma dúvida frequente das pessoas em relação ao Panamá é se realmente vale a pena fazer compras por lá. Sim, vale a pena, mas é preciso considerar o valor do dólar no nomento de sua viagem. Normalmente, um produto comprado no Panamá é mais barato do que um semelhante, comprado no Brasil.
Outra dúvida comum é: Panamá ou Miami? O Panamá é considerado a nova Miami, com a vantagem de não necessitar de visto para brasileiros, porém a Miami original continua sendo vantajosa para compras. Se seu roteiro de viagem inclui destinos que não sejam nos EUA, aí sim considere parar na capital panamenha para fazer compras.
Comprar onde os panamenhos compram é a melhor alternativa para economizar; se é isso que você procura, afaste-se do centro e vá ao Metromall e a Los Pueblos, que têm bons preços. Metromall é um shopping grande, com interior moderno e lojas de todos os tipos; já Los Pueblos, na frente desse mesmo shopping, é um local popular com várias lojas a céu aberto. Los Pueblos não tem luxo nem é bonito, mas pode render boas compras, se você der sorte e tiver paciência para procurar.
Para encontrar todas as grifes famosas e conhecer o shopping mais luxuoso de cidade, vá ao Multiplaza. Lá você encontrará produtos das marcas mais importantes do mundo e poderá desfrutar de um ambiente supermoderno e, consequentemente, com produtos mais caros. Na mesma região, mas com muito menos charme, está o Multicentro, que tem lojas variadas e preços razoáveis.
O Albrook Mall, um pouco mais afastado da área hoteleira e da parte mais turística da cidade, é outra opção para quem busca bons preços. O shopping não é novo, entretanto apresenta grande variedade de lojas e ainda tem um grande supermercado - opção interessante para comprar produtos pequenos.
Se o objetivo da sua viagem é apenas relacionado às compras, esteja atento ao fato de que meses em que há troca de coleção nas lojas (janeiro, fevereiro, julho e agosto) são bons momentos para viajar. Outra dica importante é que um imposto de 7% recai sobre os preços dos produtos nas lojas - ou seja, nem sempre o valor das etiquetas é o valor total, por não incluir o imposto.