Cidade do Panamá

Dicas da Cidade do Panamá

Visto 
Não é necessário visto prévio para entrar no Panamá, porém é preciso apresentar um passaporte com até 3 meses de validade no momento da entrada no país.

É altamente recomendado tomar a vacina contra febre amarela ao menos dez dias antes da viagem. A apresentação do comprovante internacional de vacinação, que pode ser obtido através da Anvisa, não é obrigatória mas pode ser pedida pelo oficial de imigração na entrada do país. 
Recomenda-se, também, providenciar documentos que comprovem que há meios financeiros para se manter no país, além dos bilhetes aéreos de ida e retorno. 

Outras informações você encontra no site do Governo do Panamá e junto a companhia aérea que você irá voar. 

Moeda 
A moeda do Panamá é a balboa, mas o dólar tem livre circulação no país. A balboa só existe na forma de moeda; por isso, preocupe-se apenas em ter notas de dólares ao planejar sua viagem. Leia nosso post sobre dinheiro e gastos para saber mais detalhes. 

Informações básicas
Fala-se espanhol no Panamá e você pode se virar bem com um portunhol. Recomendamos aprender ao menos palavras básicas em espanhol para ficar mais fácil se comunicar em restaurantes e táxis. O espanhol do Panamá não é muito fácil de entender, pois eles falam um pouco embolado; não se preocupe se tiver problemas de comunicação. 
Fuso: UTC -5
DDI: 507

Segurança
A Cidade do Panamá é um lugar tranquilo e não vemos motivos para você se preocupar em andar pelas ruas. Não tivemos qualquer problema com insegurança, mas recomendamos ter cuidado ao caminhar à noite em lugares escuros, assim como em qualquer outra grande cidade.

Outras dicas
- Não dê mole na hora de pegar um táxi; esteja preparado quanto aos hábitos locais para não pagar mais que o habitual. Os táxis são baratinhos, mas é preciso entender como eles funcionam. Leia nosso post sobre transportes para mais informações.

- O ar-condicionado em carros e locais fechados é sempre forte. A blusa de frio é dispensável para ambientes ao ar livre, pois faz muito calor na cidade; mas nos lugares fechados faz bastante frio.

- Muitos estabelecimentos simplesmente ignoram o uso de numerais para descrever sua localização. É sempre bom consultar um mapa ou pedir informação sobre pontos de referência a respeito do local a que você deve ir. Não espere que os taxistas conheçam restaurantes apenas pelo nome ou pelos nomes de ruas - ter um ponto de referência para indicar seu local de destino é sempre muito bem-vindo. 

  • Embaixada do Brasil no Panamá

    Nota:  de 10 (0)

    Caso necessite de ajuda durante sua viagem ao Panamá, o consulado brasileiro está à disposição para ajudar.

    O consulado é o setor da embaixada responsável por assistir os brasileiros com questões a respeito de passaporte, vistos, perda de documentos, autenticação de documentos, entre outros...

Tudo que você precisa saber sobre Cidade do Panamá!

Esse texto sobre Dicas da Cidade do Panamá faz parte do guia de Cidade do Panamá no Melhores Destinos

Comentários para Dicas da Cidade do Panamá

  • 4pynh Mario Amadei há mais de 4 anos

    Atenção , mesmo se for apenas fazer uma conexão no Panamá será SIM obrigatória a apresentação do passaporte, entrei em contato com Copa Airlines e o consulado panamenho e os 2 foram categóricos quanto a essa informação. Eles alegam q mesmo sendo apenas uma conexão, este procedimento serve para caso algum problema ou situação emergencial em que seja necessária sua saída do aeroporto.

  • Missing Roberta há mais de 4 anos

    Acho q esse comentário deve ser editado URGENTE. Não pude embarcar para San Andres graças a ele, pois aqui diz que não precisa de passaporte caso seja só conexão no Panamá, PRECISA SIMMMM...

  • Missing Ana Claudia há quase 4 anos

    Gente, o post não disse que não precisa de passaporte.
    Disse que não precisa de visto, o que é diferente.

  • Missing Marcelo Neri Meireles Junior há mais de 3 anos

    Aqui fala de comprovação de meios financeiros para se manter no país. Como isso funciona, que documentos posso utilizar para tal? Vou passar um dia apenas no país, em um cruzeiro pelo caribe. Preciso desse documento?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Marcelo. Comprovação de meios financeiros seria mostrar que você tem, por exemplo, dinheiro em espécie, saldo na conta corrente, limite no cartão de crédito, VTM, etc. Na verdade são coisas que você deveria ter pra qualquer país que fosse, principalmente naqueles onde a imigração é mais rígida, o que não é o caso do Panamá. Todo país que eu vou, procuro levar os últimos 3 extratos da minha conta e fatura do cartão de crédito, nunca pedem, mas eu levo por desencargo de consciência. Agora, o comprovante internacional de vacina contra febre amarela tem que levar! ;)

  • Missing Marcelo Neri Meireles Junior há mais de 3 anos

    Obrigado, Camille! Tomei a vacine contra febre amarela ano passado e tenho o comprovante do posto de saúde. Vou correr atrás do comprovante da ANVISA!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Marcelo, olha esse link aqui que tem o endereço dos lugares onde você pode fazer o certificado! Boa viagem. :) http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/eed303804a1aa7edaad8abaa19e2217c/LISTA+DE+COSV++23+junho+2014.pdf?MOD=AJPERES

  • 11988753102074192210194954058474444255544758n Alessandra há mais de 3 anos

    Ainda é OBRIGATÓRIO a vacina contra febre amarela para quem vai fazer conexão no Panamá? No caso, na minha conexão, vou sair do aeroporto e voltar no dia seguinte.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Sim, Alessandra, para quem vai sair do aeroporto é essencial.

  • Ar3da Vanessa Theodoro há mais de 3 anos

    Camille, vc já precisou apresentar o certificado de vacinação no Panamá? Vi uma matéria da OMS dizendo que não é mais obrigatório, e todas as pessoas que eu conheço e que estiveram, não precisaram mostrar. Estou em duvida e, não gostaria de vacinar!

  • 11988753102074192210194954058474444255544758n Alessandra há mais de 3 anos

    Estou no mesmo dilema Vanessa. Vários lugares falam não ser mais obrigatório.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Vanessa e Alessandra. Quando fui para o Panamá a companhia aérea olhou se eu tinha o certificado de vacinação no check-in e no momento da imigração também me pediram o certificado, mas isso foi em 2013. Não sei se é assim com todos, comigo foi dessa maneira. Por conta da minha experiência, das leituras no sites que consultei e ligação que fiz para o consulado na época, a informação que eu tinha era de que a vacina era necessária. Hoje olhei o site da WHO (Organização Mundial de Saúde) e lá diz que a vacina é recomendada, mas não é obrigatória. Me parece que o procedimento atual é esse... de que a vacina é recomendada, mas não é obrigatória. Eu prefiro tomar a vacina e não ter que pensar nisso nos próximos anos. Recomendo que vocês consultem o consulado e a companhia aérea de vocês...

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Caso queiram algumas fontes para consulta: http://www.who.int/ith/vaccines/en/
    http://www.who.int/ith/ITH_country_list.pdf?ua=1

  • 11988753102074192210194954058474444255544758n Alessandra há 3 anos

    Seguinte galera, todo mundo fala que andar de táxi lá é barato, só que o dólar está muito alto, então não fica tão barato assim ne. A maioria dos taxistas que entrei em contato cobram no mínimo 90 dólares para fazer um tour das 7h às 13h ( casco viejo, canal e albrook). Achei mega caro, afinal isso corresponde a mais de 350 reais.
    Alguém tem algum contato ou alguma sugestão melhor? Pois como tenho que estar de volta ao hotel as 13h30 para pegar bagagem e o transfer pro aeroporto.

  • Missing Natália há 3 anos

    Oi pessoal, minha questão é a mesma que da Alessandra, só quero dar uma voltinha na cidade durante minha conexão de 10hs, entrei em contato com 2 taxista e está muito caro... tem alguma outra opção? Ônibus, outro taxi... nem que nos largue no centro para conhecer, andamos por lá depois voltamos para o aeroporto, não precisamos conhecer tuuudo.

  • 11988753102074192210194954058474444255544758n Alessandra há 3 anos

    Natália, eu optei por alugar carro. Saiu bem mais em conta. Aluguei na sixty e paguei cerca de 30 dólares a diária. Para abastecer paguei cerca de 5 dólares. Foi o melhor custo benefício. E não achei o trânsito aeroporto/centro ruim, peguei horários ótimos de vôos e não tive que encarar esse transito caotico. Para ter noção, das 7h30 as 16h consegui visitar o canal, caco antiguo e o albrook mall.

  • Missing noedir há quase 3 anos

    Estarei indo ao Panama sozinho agora em março com a finalidade de futura moradia, qual a opiniao de quem ja foi ,e podem me indicar um hotel mais em conta ??

  • Missing Marcos Silveira há mais de 2 anos

    Camille, vc diz que é recomendável providenciar documentos que comprovem que há meios financeiros para se manter no país. Além disso, no site do governo do Panamá, existe a exigência de comprovante de solvência financeira. Como faço para provar isto? Que documentos a imigração do Panamá exige para provar que disponho de meios financeiros para permanecer no país????

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Marcos, o Panamá não é tão exigente quanto outros países, mas para alguns lugares onde a imigração é um pouco mais rígida eu comprovo que tenho renda através de extrato ou saldo bancário recentes, fatura do cartão de crédito ou mostro um pouco de dinheiro em espécie caso me peçam. Abs!

  • Missing Marcos Silveira há mais de 2 anos

    Olá Camille, muito obrigado. Vc saberia me dizer quanto aproximadamente de dinheiro em espécie (em US$) por dia de estadia no Panamá. Há problema se os extratos do cartão de crédito estão em Português?
    Novamente obrigado.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Marcos. Segundo o consulado você tem que provar ter US$500, não fala em valores por dia: http://panaconsul.com.br/25.html
    Não tem problema ter documentos em português não...

  • Missing Marcos Silveira há mais de 2 anos

    Oi Camille. Obrigado pela informação.

  • 485a9667 Luis Carlos de Carvalho Júnior há mais de 2 anos

    Bom dia,

    pra fazer conexão no Panamá, indo pra San Andrés, então só precisa do Passaporte com pelo menos 3 meses de validade. Correto?

    Nada de visto, vacina, e etc... ?

  • 3vat2 Tiago Muza há quase 2 anos

    Olá,

    Vou visitar o Panamá, vindo da Colômbia e não possuo passagem aérea de saída do país, pois pegarei um veleiro de San Blás até Cartagena. Essa confirmação do veleiro é válida para apresentar na imigração? Ou então meu bilhete de volta de Cartagena para o Brasil?

  • 264mw Camille Panzera há quase 2 anos

    Oi, Tiago. Se o que você tem é a confirmação do veleiro e o bilhete de volta para o Brasil, leve impresso e apresente isso caso peçam. Não vejo problemas. :)
    Abs!

  • Missing Ariane Zanirato há quase 2 anos

    Olá.. acabo de chegar do Panamá. Foi incrível e fiquei com gostinho de quero mais.

    Contratamos um transferência + passeio com o Fernando Cortez (fcf0920@gmail.com ou whats 00507 6948 3890), panamenho legítimo, mas com um português excelente, super atencioso e nos levou pelo centro velho e pela cidade moderna além do canal. Muito atencioso. Adoramos o serviço.

    Somente uma observação… por causa do surto de febre amarela aqui no Brasil, o Panamá agora é obrigatório o certificado internacional de vacina de febre amarela com validade dentro de 10 anos. Por lá não tem essa de reforço único… é de 10 em 10 anos e pronto.

    Eu só consegui entrar pq estava vindo da Colômbia… peguei justamente a transição da obrigatoriedade.

    Fiquem atentos a isso e bom passeio.

    Eu quero voltar…

  • Missing Ariane Zanirato há quase 2 anos

    Minha conexão foi de 15 horas porém entrei na imigração 2h da manhã o que nos fez ir para hotel dormir um pouco para depois passear.. tudo com apoio do transfer ...

  • En7fk Bruno Teixeira há mais de 1 ano

    Favor atualizar o post.
    Minha família foi impedida de embarcar pela Avianca pois nao tinhamos o Certificado de Vacinação Internacional emitido pela Anvisa em maos.
    Perdemos o vôo por falta de informação da Decolar e por orientação do aeroporto.
    No Hospital Hora Certa da Penha é possível retirar o Certificado em 5 minutos.

  • En7fk Bruno Teixeira há mais de 1 ano

    Retificando: Estávamos apenas com a carteirinha de vacinação original com a comprovação da vacina de febre amarela.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.