Panteão
O Panteão é o monumento de Paris dedicado a homenagear grandes nomes da história francesa. A obra do edifício foi iniciada em 1764, a pedido do Rei Luís XV, em agradecimento à Santa Genoveva pela recuperação após doença grave. Uma das mais imponentes construções da cidade, o Panteão foi originalmente projetado para ser uma igreja, mas mudou de finalidade diversas vezes, até receber — desde a Revolução Francesa — a função de preservar a memória dos que foram importantes para o país.
É impossível ignorar a presença do Panteão na cena da cidade, que ocupa uma grande área em meio à região do Quartier Latin. O monumento neoclássico, com 110 metros de altura e 84 metros de largura, é marcado por uma grandiosa cúpula tripla e cercado por colunas imponentes. No interior, você encontrará salões imensos, um belo mirante a ainda a cripta, onde estão enterrados grandes nomes da história do país. No espaço, está também em exposição o famoso Pêndulo de Foucault, experiência que comprovou a rotação da Terra.
Como é a visita ao Panteão
A visita ao Panteão inclui o passeio pela área externa, interna, a cripta e ainda o mirante. São ambientes distintos e todos eles merecem um tempinho de atenção. Comece o passeio percorrendo a vizinhança, cercada por ambientes acadêmicos, entre eles a Sorbonne, uma das mais antigas universidades da Europa. Você verá um espaço sempre movimentado, repleto de jovens e bons restaurantes. Aproveite para apreciar o monumento à distância e ter ideia da grandiosidade do lugar, com tempo para observar a fachada e a cúpula.
Andar térreo
Após percorrer os arredores do Panteão, é hora de entrar no monumento. E certamente você ficará impacto ao ver o salão térreo, onde você encontrará grandes vãos livres, elegantes colunas, lindo piso, esculturas grandiosas e pinturas por todos os lados. Dê atenção especial ao visual sob as cúpulas e também ao Pêndulo de Foucault, que permanece em funcionamento no centro de um dos salões. O experimento comprova o movimento de rotação da Terra ao redor do próprio eixo, tendo sido realizado pela primeira vez sob a cúpula do Panteão em 1851.
Cripta
Após visitar o andar térreo, é hora de conhecer a cripta do Panteão, onde estão sepultados os restos mortais de grandes nomes para a história da França. No local, há túmulos de personalidades das mais distintas áreas. Você poderá caminhar livremente pelos corredores do subsolo, mas não deixe de se atentar aos túmulos das grandes personalidades, entre elas:
- Alexandre Dumas (1802-1870) - escritor e autor de "Os Três Mosqueteiros" e "O Conde de Monte Cristo", entre outras obras;
- Jean-Jacques Rousseau (1712 - 1778) - filósofo, escritor e teórico político;
- Marie Curie (1867- 1934) - física pioneira nas pesquisas sobre radioatividade;
- Victor Hugo (1802 - 1885) - escritor e autor de “Os Miseráveis”, entre outras obras;
- Voltaire (1694 - 1778) - um dos mais importantes filósofos do Iluminismo;
- Jacques-Germain Soufflot (1713 - 1780) - arquiteto que projetou o edifício do Panteão.
Mirante do domo
A subida ao domo do Panteão de Paris não faz parte do ingresso básico, sendo necessário adquirir o ingresso extra para ir ao topo do monumento. O passeio não está disponível durante todo o ano e é bastante disputado. Caso vá a Paris, organize-se para comprar o adicional do passeio com antecedência.
O tour para o mirante do domo tem hora marcada. É preciso estar no ponto de encontro (dentro do monumento) 10 minutos antes da visita. Todos os visitantes sobem juntos e acompanhados por um guia. São 200 degraus até o topo e há duas paradas no caminho, o que já rende um belo visual. A subida é puxada, mas as paradas ajudam a tomar fôlego e chegar ao final.
No mirante do topo, os visitantes terão acesso à varanda externa do domo, de onde é possível ter ampla visão de Paris, com a Torre Eiffel, os Jardins e Palácio de Luxemburgo, o Palácio dos Inválidos e diversos outros monumentos da cidade. O espaço da varanda é bem amplo e facilmente você encontrará um lindo ângulo para a foto.
A visita ao mirante tem, em média, 40 minutos de duração. Todos descem juntos, para dar lugar ao próximo grupo do tour. O Panteão é uma atração muito disputada em Paris, especialmente se você quiser visitar o mirante na cúpula. Fique ligado para não perder a visita.
Ingresso para o Panteão
- Ingresso para a visita comum, sem mirante: 11,50 €;
- Adicional para o mirante na cúpula: 3,50 €
- Entrada gratuita para pessoas com menos de 18 anos, moradores da União Europeia com até 25 anos, e no 1º domingo do mês (de 1º de janeiro a 31 de março e de 1º de novembro a 31 de dezembro).
- Veja mais informações sobre a gratuidade e tarifas reduzidas.
- O Panteão faz parte do Museum Pass, passe com tarifa única que dá acesso sem fila a mais de 50 museus de Paris no período contratado. Veja mais informações sobre o Museum Pass;
- Garanta o ingresso antecipado pelo site oficial, mesmo em dias de entrada gratuita.
Horário de funcionamento
De 1º de outubro a 31 de março
- Todos os dias, das 10h às 18h (última entrada 17h15);
- Não há visita ao domo de novembro a março.
De 1º de abril a 30 de setembro
- Todos os dias, das 10h às 18h30 (última entrada 17h45);
- Não há visita ao domo de novembro a março.
Fechado nos dias 1º de janeiro, 1º de maio, 11 de novembro e 25 de dezembro.
Como chegar ao Panteão
- Linha 10 - estação Cardinal Lemoine
- RER B - estação Luxembourg
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.