Museus em Paris
Paris tem museus incríveis e cada um deles merece a sua visita. E como são dezenas de opções de museus na cidade, não será fácil escolher quais visitar. Apesar de ter como grande estrela a Torre Eiffel, Paris também é sede de museus como o Louvre e o d'Orsay, ambos entre os mais importantes museus do mundo. Entretanto, Paris vai muito além e encanta ainda com diversos outros espaços dedicados ao melhor da arte, especialmente da arte europeia, além de museus das mais diferentes temáticas. A capital da França ainda é repleta de manifestações artísticas em todos os ambientes. Percorrer as ruas de Paris é respirar arte e história a todo instante, dentro e fora das galerias. Sabendo disso, aproveite cada espaço da cidade.
TOP 10 museus de Paris
Está perdido entre tantas opções de museus para visitar em Paris? Confira o nosso TOP 10, com os museus e monumentos históricos imperdíveis na cidade, por ordem de prioridade. Com certeza esta lista vai te ajudar a organizar a viagem e o roteiro por Paris.
- Museu do Louvre
- Museu d’Orsay
- Palácio de Versalhes
- Pompidou
- Arco do Triunfo
- Museu Rodin
- Museu do Quai Branly
- Museu da Orangerie
- Museu Nacional Picasso
- Panteão
Quais museus visitar em Paris
O Museu do Louvre é, sem dúvida, uma das maiores atrações de Paris. Sede da popstar Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, o Louvre por si só é uma grande obra de arte, tanto que sua arquitetura inusitada é altamente fotografada pelos visitantes. Andar pelas galerias do Louvre não é nada fácil, já que estamos falando de um museu enorme e com mais de 500 mil peças no acervo, sendo que 30 mil estão em exposição. Com um pouco de paciência — e preparo físico — será fácil ver as principais obras, entre elas: A balsa da Medusa, de Géricault; Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix; e a escultura Vênus de Milo.
O Museu d’Orsay é outra grande atração da cidade. Com proporções menores em tamanho, mas tão grande quanto o Louvre em importância, o d’Orsay é favorito de muitos turistas que passam por Paris. O espaço apresenta a arte na França, Europa e Estados Unidos do período de 1848 a 1914. Tudo disposto em uma charmosa antiga estação de trem. No acervo, estão obras de grandes nomes como Auguste Renoir, Paul Cézanne, Edgar Degas, Antoni Gaudí, Vincent Van Gogh, Gustav Klimt, Claude Monet, Camille Pissaro e muitos outros.
Para quem prefere acervos mais recentes, o Pompidou é visita imperdível em Paris. O edifício, com fortes traços do design contemporâneo, já dá uma ideia do que será visto por lá. O Pompidou tem acervo voltado para expressões artísticas como fotografia, teatro, música e literatura, tudo o que envolve a arte moderna ou contemporânea.
Outros museus com focos semelhantes, mas proporções bem menores, são o Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris e o Palais de Tokyo, com exposições temporárias de arte contemporânea. Ambos são vizinhos e reservam ainda uma bela vista para a Torre Eiffel. Na mesma região, vale conferir o Palais Galliera, museu dedicado ao universo da moda que, na alta temporada, conta com um delicioso café que também tem vista para a Torre Eiffel.
Outro bom espaço com toque mais atual é o do Museu do Quai Branly, com belíssimo jardim vertical, exposições itinerantes e acervo dedicado a obras da Oceania, África, Ásia e América. O mesmo público vai gostar também do MAD – Museu de Artes Decorativas, com acervo voltado para o design. E se um lindo edifício, além do acervo, te atrai bastante, não deixe de visitar a Fundação Louis Vuitton, com prédio assinado por Frank Gehry (mesmo projetista do Gugggenhein de Nova York).
Com mais tempo em Paris, vale fazer uma dobradinha bem especial! Visite os lindíssimos Jardins de Giverny (distante uma hora de Paris), que serviram de inspiração para as obras de Monet. Depois, vá ao Museu da Orangerie para ver algumas das obras pintadas pelo artista enquanto morou em Giverny, como as Ninfeias. Se sobrar energia para ver alguns bons quadros, visite ainda o lindo edifício do Museu de Belas Artes do Paris Petit Palais e as exposições temporárias do Grand Palais. Os dois são vizinhos e rendem um bom passeio.
Para quem não é muito fã de museus, mas ainda assim deseja uma ótima experiência e um bom passeio, outro lindo jardim é o do Museu Rodin. Com esculturas ao ar livre e em meio ao verde, o Museu Rodin é um passeio leve, mas com importantíssimo acervo do artista francês Auguste Rodin. Outro museu dedicado especialmente à obra de um artista é o Museu Nacional Picasso, que apresenta acervo de diversas fases de Pablo Picasso em obras não tão conhecidas do grande público.
Para fugir da temática de belas artes, experimente conhecer o Museu Nacional de História Natural e a Cité des Sciences et de l'Industrie. Os passeios são especialmente interessantes para quem está com criança, mas o acervo encantará a todos. Já com foco bélico, o Museu do Exército des Invalides é uma boa pedida para conhecer a história dos conflitos e guerras que envolveram Paris e a França como um todo, especialmente Napoleão Bonaparte. Para completar a temática, passe também pelo Arco do Triunfo e Panteão.
Para fechar o roteiro básico de museus em Paris, não perca a chance de ir ao Palácio de. Versalhes, um grande complexo que reúne história, arte, jardim, arquitetura e um cenário imperdível para quem está na capital francesa.
Como organizar a visita aos museus em Paris
Para visitar os museus de Paris, é importante um pouco de organização. Há diversos detalhes que podem interferir no seu orçamento e roteiro da viagem. E como será impossível ver todos os museus em uma mesma viagem, vale um pouquinho de atenção na hora de escolher as melhores datas e horários para a visita.
Horários e dias de funcionamento dos museus em Paris
O primeiro detalhe a que você precisa se atentar são os dias de funcionamento de cada museu. É muito comum que os museus de Paris fechem às segundas ou terças-feiras. Anote os dias de funcionamento dos seus museus favoritos para organizar melhor o seu roteiro por Paris.
Também é fundamental conferir o horário. Os museus de Paris não costumam abrir à noite, sendo importante organizar bem o dia e deixar para o período da noite as atrações que abrem até mais tarde.
Agendamento e compra online dos ingressos para evitar filas
Outro detalhe que precisa ser considerado são os agendamentos e compras de ingresso online. Há museus nos quais o agendamento é obrigatório ou altamente recomendável, caso do Louvre, do Palácio de Versalhes e do Panteão. Em períodos de cidade cheia, como os meses de julho e agosto, é preciso organizar a visita e garantir o ingresso com antecedência.
Para evitar filas desnecessárias, a dica é a compra do ingresso antecipado online — com horário agendado — ou ainda um dos passes turísticos oferecidos na cidade, como o Paris Museum Pass, que dá acesso prioritário e sem fila a mais de 50 atrações. Vale pela economia de tempo e também de dinheiro, já que os passes costumam ter melhor relação custo-benefício que a soma do valor de cada ingresso individualmente.
Caso você chegue a um museu ou monumento sem ingresso e encontre uma grande fila, tente realizar a compra do ingresso online. A chance é grande de conseguir um horário próximo e você evitará a fila desnecessária para a compra no local. Todos os museus aceitam ingresso online e não é preciso imprimir o ingresso para apresentar na hora. Basta mostrar na tela do celular.
Se você não se organizou, não comprou o ingresso antecipado e não fez o agendamento online, a nossa dica é ir aos museus depois do meio da tarde, quando estão mais vazios se comparado ao horário da manhã. A chance é maior de você não pegar filas, porém você terá menos tempo para curtir a visita.
Dias gratuitos nos museus de Paris
Os ingressos dos museus e monumentos de Paris têm valores entre 10 € e 20 €, o que pode pesar um bocado no orçamento final da viagem. A boa notícia é que quase sempre há um dia gratuito de acesso aos museus. Se possível, programe a sua viagem para aproveitar a gratuidade e assim economizar um pouquinho na viagem.
No geral, os museus e monumentos de Paris têm gratuidade no primeiro domingo do mês. Em alguns casos, a gratuidade vale apenas no período de baixa temporada e em outros, apenas após determinado horário. É importante confirmar antes da viagem se o ingresso grátis será válido durante a sua estada em Paris. Vale dizer que o Louvre tem acesso gratuito às sexta-feiras, depois de 18h (exceto julho e agosto). Já a Torre Eiffel não oferece dias de entrada gratuita.
A má notícia para os turistas é que os dias de gratuidade são sempre bem cheios. É preciso avaliar a relação custo-benefício para saber se vale mais a economia de dinheiro em um dia lotado ou o ingresso pago em um horário mais tranquilo.
Além dos dias de acesso gratuito, os museus de Paris oferecem gratuidade para alguns frequentadores específicos. Os critérios podem variar entre os museus, mas, no geral, terão gratuidade, pessoas com até 18 anos; moradores da União Europeia com até 26 anos; pessoas com deficiência; professores e estudantes de arte; jornalistas com carteira internacional; além de outros mais específicos. Os critério de gratuidade podem mudar a qualquer momento, por isso vale conferir o site oficial dos museus antes da visita.
Paris Museum Pass
Para quem deseja gastar um pouco menos nas visitas aos museus e ainda economizar tempo de fila, a melhor opção é a compra do Paris Museum Pass, um passe turístico que dá acesso a mais de 50 atrações, entre elas os principais museus e monumentos da cidade e arredores. O Paris Museum Pass rende uma boa economia, especialmente para quem pretende visitar diversas atrações em um mesmo dia. E a boa noticia é que os portadores do passe não precisam enfrentar fila para comprar o ingresso ou entrar nas atrações.
O Paris Museum Pass está disponível em três versões e é preciso avaliar qual delas se encaixa melhor no seu roteiro de viagem. O tíquete começa a contar a partir do momento do primeiro uso. Faça um cálculo da soma do valor de cada ingresso dos museus e monumentos que deseja visitar e compare com o valor do Museum Pass. Provavelmente será mais vantajoso o passe, lembrando que ele permite entrar nas atrações sem fila.
Organize o seu roteiro para incluir nos dias da validade do passe todas as atrações que ele disponibiliza ingresso. Quanto mais atrações você for, maior será a economia. Vale dizer que o Paris Museum Pass não inclui a Torre Eiffel entre as atrações. Esse atrativo você terá que pagar à parte.
- Paris Museum Pass 2 dias (48h) - 62 € (economia a partir da 4ª visita)
- Paris Museum Pass 4 dias (96h) - 77 € (economia a partir da 5ª visita)
- Paris Museum Pass 6 dias (144h) - 92 € (economia a partir da 6ª visita)
Veja mais informações sobre o Paris Museum Pass e a lista completa dos museus e atrativos no site oficial.