Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Jardim das Tulherias

O Jardim das Tulherias (Jardin des Tuileries) é um dos mais antigos e lindos parques de Paris. Localizado na margem direta do Rio Sena, entre o Museu do Louvre e a Praça da Concórdia, o Jardim das Tulherias é frequentado tanto por turistas quanto moradores da capital francesa.

Aproveite a ampla área verde, os cafés e as fontes de água para relaxar e aplacar o calor, que durante a primavera e o verão faz com que o parque esteja sempre muito movimentado. Ao percorrer o Jardim das Tulherias, deixe a pressa de lado. Conheça os diversos pequenos jardins, observe as muitas esculturas (entre elas trabalhos de Auguste Rodin), sente-se nas cadeiras à beira das fontes e sinta-se um parisiense.

Jardim das Tulherias

Para quem busca atrações além da área verde, o Jardim das Tulherias conta com o Museu da Orangerie, um dos mais charmosos museus de Paris. Na Orangerie, estão expostas as famosas telas da série Ninfeias, de Claude Monet, além de diversas outras telas de pintores impressionistas. Para os amantes de museu, no jardim, é possível visitar ainda o Jeu de Paume, um centro de arte e fotografias com exposições temporárias e acervo com obras que datam do século XIX até hoje.

Jardim das Tulherias

Colado ao Jardim das Tulherias, você encontrará o Jardim do Carrossel, um pequeno e simpático espaço verde que atrai frequentadores pela boa área para piquenique e brincadeiras com cachorros e crianças. Como são jardins vizinhos, aproveite para percorrer os dois ao sair do Louvre. Comece o passeio pelo Arco do Triunfo do Carrossel, passe pelo Jardim do Carrossel e siga então até o Jardim das Tulherias, com vista para a Torre Eiffel. Se tiver mais tempo, siga adiante até a Praça da Concordia, caminhe pela Champs Élysées e feche o dia no Arco do Triunfo.

Jardim das Tulherias

História do Jardim das Tulherias

O Jardim das Tulherias foi construído em meados do século XVI, com o Palácio das Tulherias, a pedido de Catarina de Médice. Por ocupar uma área onde existia uma fábrica de telhas (tuileries), o parque recebeu o nome que permanece até hoje.

Durante muitos anos, o jardim foi dedicado à corte real francesa, com a realização de grandes eventos e festas. Após a transferência da realeza para o Palácio de Versalhes, o espaço foi abandonado. Durante o século XIX, na Comuna de Paris, o palácio que existia no local foi destruído. O jardim resistiu ao evento e hoje segue como um dos principais espaços verdes da cidade.

Jardim das Tulherias

Restaurantes e cafés 

No Jardim das Tulherias, funcionam quatro diferentes cafés e restaurantes: La Terrasse de Pomone, Café des Marronniers, Pavillon des Tuileries e o Petit Plisson. Todos são disputados e com preços salgados, mas vale pela experiência de uma refeição em meio a um dos incríveis espaços verdes de Paris.

Jardim das Tulherias

Informações práticas

  • O acesso ao Jardim das Tulherias é gratuito;
  • Horário de funcionamento: das 7h30 às 19h30, do último domingo de setembro ao último sábado de março. Das 7h às 21h do último domingo de março ao último sábado de setembro;
  • As estações de metrô mais próxima são: Concorde, Tuileries e Palais Royal / Musée du Louvre, todas na Linha 1.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Paris

Jardim das Tulherias

Place de la Concorde
Département de Paris
75001
https://www.parisinfo.com/musee-monument-paris/71304/Jardin-des-Tuileries