Quando ir a Paris
Escolher a melhor época para ir a Paris, de acordo com o seu desejo, fará muita diferença na experiência durante a viagem pela capital da França. E como o tempo em Paris muda muito ao longo do ano, é bom atentar-se ao calendário na hora de comprar a passagem aérea e organizar o seu roteiro. Paris é um sonho em qualquer estação, mas alguns períodos serão mais tranquilos, terão clima mais ameno e os preços estarão menos salgados para a viagem. Confira cada detalhe para definir quando ir a Paris.
Melhor época para ir a Paris
Maio e junho são os melhores meses para visitar Paris. Parece muito específico, mas a verdade é que os meses de maio e junho, período da primavera no hemisfério norte, têm clima muito agradável, a cidade não estará tão cheia, os preços de hospedagem e passagem aérea ainda serão acessíveis e você terá lindos dias de céu azul (com pouquíssimas chuvas). É, com certeza, o melhor momento para visitar Paris.
Além dos meses de maio e junho, o período entre setembro e outubro — outono no hemisfério norte — também costuma agradar aos turistas. Essa é a segunda melhor época para conhecer a capital francesa. Paris já não terá o grande movimento do verão, os preços serão mais acessíveis, o clima mais ameno e tudo estará mais tranquilo. Sem contar que as cores do outono deixam tudo ainda mais charmoso.
Podemos garantir que a primavera e o outono não decepcionam jamais. Mas é claro que alguns outros fatores podem fazer com que você considere outros períodos do ano mais interessantes para a viagem, por isso é importante entender o seu desejo pessoal antes de organizar o roteiro.
Clima em Paris
Paris não é uma cidade de temperaturas tão extremas quanto outros destinos da Europa. Na capital francesa, não faz um frio absurdo no inverno (apesar de o vento incomodar muito) e nem um calor de matar no verão (ao menos para os padrões brasileiros). Com isso, você pode viajar em qualquer época do ano para Paris. As chuvas também não costumam atrapalhar a vida de turistas. Há incidência de chuvas durante todo o ano, mas elas costumam ser passageiras e raramente duram um dia inteiro a ponto de estragar o passeio.
Ainda que o clima em Paris ajude viajantes, sabemos que alguns fatores podem atrapalhar no dia a dia. Por isso, confira atentamente o clima em Paris mês a mês para escolher o que melhor combina com você.
Paris na primavera: abril, maio e junho
O mês de abril, apesar de já ser primavera, ainda é marcado pelo friozinho do inverno. A boa notícia é que o tempo já começa a melhorar e algumas atrações reabrem, entre elas os Jardins de Giverny e os parques públicos que voltam a permitir piqueniques.
Maio é o mês perfeito para ir a Paris. E não estamos exagerando. Paris estará com clima delicioso, apesar de oscilar entre frio e calor. A cidade estará repleta de eventos, piqueniques e bares ao ar livre; as filas dos museus não estarão gigantescas; os preços de hospedagem e passagem aérea não serão tão altos; e as flores já terão tomado conta da cidade. Uma delícia para curtir muito até tarde, já que a noite só chega depois das 21h.
Quanto mais perto de junho, mais alta ficará a temperatura, maior será a quantidade de turistas e mais caras serão as hospedagens, ainda assim, junho costuma ser um mês bem agradável para ir à cidade.
Apesar de ser a temporada perfeita para ir a Paris, a primavera reserva uma surpresa nem sempre agradável: a variação climática. O tempo ainda estará instável e, em uma mesma semana, você terá dias com jeito de inverno e outros com a cara de verão. O mês de maio também é o mais chuvoso em Paris, porém são chuvas rápidas e finas, que não costumam atrapalhar a viagem. E como chove em Paris durante todo o ano, não se preocupe com isso.
Na primavera em Paris, atente-se ao fato de que a mala deve prever todas as temperaturas e condições climáticas. Durante o dia de passeio, o ideal é estar preparado para climas diferentes. Mesmo que o sol esteja brilhando, não se esqueça de levar um casaquinho. E se você sair do hotel com chuva, lembre-se que o pôr do sol pode ser sensacional.
Vale dizer que, oficialmente, a primavera no calendário do hemisfério norte começa em 20 de março e termina em 21 de junho. Já na prática, os meses de março e abril em Paris ainda seguem o ritmo e clima do inverno. A cidade toma ares de primavera somente a partir de maio.
Temperatura em Paris em abril
- Temperatura mínima - 6°C
- Temperatura máxima - 15°C
- Temperatura média - 11°C
- Chuvas - 33 mm
- Nascer do sol / pôr do sol - 7h28 / 20h21
Temperatura em Paris em maio
- Temperatura mínima - 10°C
- Temperatura máxima - 19°C
- Temperatura média - 14 °C
- Chuvas - 44 mm
- Nascer do sol / pôr do sol - 6h30 / 21h05
Temperatura em Paris em junho
- Temperatura mínima - 13°C
- Temperatura máxima - 22°C
- Temperatura média - 18°C
- Chuvas - 43 mm
- Nascer do sol / pôr do sol - 5h51h / 21h45
Paris no verão: julho e agosto
A alta temporada em Paris é marcada pelos meses de verão, especialmente o final de junho, julho e agosto. É nesse período que acontecem as férias dos europeus, as temperaturas estão mais altas e os eventos ao ar livre pipocam por toda a cidade. Paris ganha até praia à beira do Sena no verão! Se você busca uma cidade extremamente animada e no auge do agito, o verão é para você.
Os dias de verão em Paris são longos e rendem passeios com luz do sol até 21h, o que é ótimo para aproveitar cada minuto na cidade. Leve isso em consideração, já que você poderá ver mais atrações com a luz do dia e o pôr do sol dura muito mais tempo, o que é sempre maravilhoso em Paris.
No verão, considere que você terá dias bem quentes. Uma mala de roupas leves é o ideal para a viagem. Preveja apenas alguns poucos lugares onde o ar-condicionado pode dar um friozinho leve e garanta um casaquinho (que nunca é demais). É raro que a cidade tenha temperaturas altíssimas, mas ondas de calor na Europa estão cada vez mais comuns, por isso é importante estar preparado também para extremo calor.
A má notícia sobre o verão em Paris são os preços muito elevados, o que fará com que você gaste bem mais na passagem aérea e na hospedagem. Os meses de julho e agosto também são mais procurados por turistas, o que atinge diretamente as atrações mais disputadas, que costumam ter grandes filas ou mesmo ingressos esgotados. Enquanto os parisienses fogem da cidade durante as férias de verão, os turistas correm para lá. Caso vá a Paris nos meses de julho e agosto, garanta os ingressos antecipados ou compre um Paris Museum Pass para não ficar na fila.
Outro fator negativo que deve ser levado em consideração é o número de restaurantes fechados no mês de agosto, já que muitos dão férias coletivas aos funcionários. Nada que atrapalhe a viagem, mas você pode dar de cara na porta de um restaurante que sonhava conhecer. O mesmo acontece com as óperas e casas de espetáculo, que não costumam ter apresentações durante o verão. Por outro lado, há uma grande quantidade de eventos e festivais ao ar livre.
Oficialmente, o verão no hemisfério norte começa em 21 de junho e termina no dia 23 de setembro. No entanto, o verão parisiense acontece nos meses de julho e agosto. Setembro já tem mais cara de outono e, na prática, não é considerado um mês de verão.
Temperatura em Paris em julho
- Temperatura mínima - 15°C
- Temperatura máxima - 25°C
- Temperatura média - 20°C
- Chuvas - 40 mm
- Nascer do sol / pôr do sol - 5h51 / 21h57
Temperatura em Paris em agosto
- Temperatura mínima - 14°C
- Temperatura máxima - 24°C
- Temperatura média - 20°C
- Chuvas - 34 mm
- Nascer do sol / pôr do sol - 6h23 / 21h29
Paris no outono: setembro e outubro
O outono é a segunda melhor época para visitar Paris e perde apenas para os meses de primavera. No outono, especialmente os meses de setembro e outubro, Paris estará com clima agradável, o grande volume de turistas já terá ido embora e a cidade retomará o ritmo do dia a dia parisiense. Os preços já não estarão tão caros, os hotéis e atrações serão menos disputados e a paisagem dos parques estará linda em tons de ocre.
O outono em Paris só não é perfeito porque logo depois chega o inverno, o que dá à cidade um certo tom melancólico, de expectava de dias mais frios e com pouco sol. Diferente da primavera, que tem a perspectiva dos lindos dias de verão e diversas atrações reabrem, o outono é a temporada para começar a se recolher e muitos atrativos fecham as portas. Até mesmo os parques passam a não permitir piqueniques depois de meados de outubro. Quanto mais tempo passar, maiores as chances de pegar dias frios e com jeito de inverno. Por isso, ao viajar no outono para Paris, lembre-se de fazer uma mala que atenda a todas as estações.
O outono no hemisfério norte começa no dia 23 de setembro e vai até 22 de dezembro. Na prática, o outono parisiense acontece nos meses de setembro até meados de outubro. A partir daí, a cidade já ganha tons de inverno.
Temperatura em Paris em setembro
- Temperatura mínima - 12°C
- Temperatura máxima - 21°C
- Temperatura média - 16°C
- Chuvas - 39 mm
- Nascer do sol / pôr do sol - 7h07 / 20h33
Temperatura em Paris em outubro
- Temperatura mínima - 8°C
- Temperatura máxima - 16°C
- Temperatura média - 12°C
- Chuvas - 45 mm
- Nascer do sol / pôr do sol - 7h49 / 19h29
Paris no inverno — novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março
O inverno em Paris é bem longo e são muitos meses de frio e vento que podem atrapalhar um pouco a vida dos turistas. Apesar de muita gente ter o sonho de vestir elegantes roupas de inverno e passear pela Champs Élysées, andar nas ruas de Paris pode ser um pouco desagradável nos meses de inverno. Por isso, se possível, evite fazer a viagem no período de novembro a abril.
Os meses de inverno marcam a baixíssima temporada na capital francesa, com exceção para o período das festas de Natal e Ano Novo, que sempre levam mais turistas à cidade. O lado positivo dos meses de inverno é o valor mais baixo de passagens e hospedagens, filas bem menores nas atrações e uma culinária toda voltada a esquentar o corpo, o que rende ótimas experiências gastronômicas. Quanto mais perto do final do ano, maiores as chances de você encontrar mercados de Natal, que são sempre lindos e garantem ótimos passeios.
O lado negativo do inverno em Paris é o frio e o vento, que tomam conta da cidade e podem atrapalhar o passeio ao ar livre. Os dias são bem mais curtos e você terá menos tempo para curtir a cidade com a luz do sol (que costuma aparecer pouco nesses meses). Algumas atrações já estarão fechadas — como os Jardins de Giverny — e os parques não serão convidativos a relaxar. Mas se você está preparado para tudo isso, o inverno pode ser uma boa pedida para economizar!
Vale dizer que, oficialmente, o inverno no hemisfério norte vai de 21 de dezembro a 20 de março. Na prática, o clima invernal segue em Paris de novembro até meados de abril. A cidade só engata mesmo na primavera no mês de maio, quando começa a esquentar e a capital francesa ganha novas cores.
Temperatura em Paris em novembro
- Temperatura mínima - 5°C
- Temperatura máxima - 11°C
- Temperatura média - 8°C
- Chuvas - 41 mm
- Nascer do sol / pôr do sol - 7h37 / 17h30
Temperatura em Paris em dezembro
- Temperatura mínima - 3°C
- Temperatura máxima - 7°C
- Temperatura média - 5°C
- Chuvas - 46 mm
- Nascer do sol / pôr do sol - 8h22 / 16h56
Temperatura em Paris em janeiro
- Temperatura mínima - 2°C
- Temperatura máxima - 7°C
- Temperatura média - 4°C
- Chuvas - 37 mm
- Nascer do sol / pôr do sol - 8h44 / 17h04
Temperatura em Paris em fevereiro
- Temperatura mínima - 2°C
- Temperatura máxima - 8°C
- Temperatura média - 5°C
- Chuvas - 32 mm
- Nascer do sol / pôr do sol - 8h21 / 17h47
Temperatura em Paris em março
- Temperatura mínima - 4°C
- Temperatura máxima - 12°C
- Temperatura média - 8°C
- Chuvas - 31 mm
- Nascer do sol / pôr do sol - 7h32 / 18h33
*Com dados do Weatherspark.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.