Arco do Triunfo
O Arco do Triunfo (Arc de Triomphe) é um dos mais importantes monumentos de Paris. Inaugurado em 1836 para homenagear as vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o Arco do Triunfo é atualmente ponto de encontro de turistas e também de grandes eventos na capital da França. Uma visita imperdível para quem está em Paris, tanto pela história quanto pela arquitetura e linda vista do mirante. E já vamos adiantar que a vista no alto do Arco do Triunfo é uma das mais bonitas de Paris, com destaque para a Torre Eiffel.
Garanta o seu ingresso para o Arco do Triunfo com pagamento em real, sem IOF e ainda com possibilidade de parcelamento da compra!
História do Arco do Triunfo de Paris
Construído no século XIX a pedido de Napoleão Bonaparte, após vitória do exército francês na Batalha de Austerlitz, o Arco do Triunfo de Paris é uma obra imponente localizada na ponta da Avenida Champs-Élysées, em meio à Praça Charles de Gaulle. São 50 metros de altura, por 45 metros de largura e 22 metros de profundidade que contam um pouco sobre os feitos militares da história da França.
O projeto do Arco do Triunfo, que começou a ser construído em 1806, é assinado pelo arquiteto Jean-François Chalgrin sendo inspirado no Arco de Tito, em Roma. No monumento estão grafados os nomes de 128 batalhas e 558 generais, sendo que o espaço faz homenagem ainda ao soldado desconhecido, com túmulo na base do arco.
O Arco do Triunfo faz parte do Eixo Histórico de Paris, um longo trajeto com diversos monumentos, que inclui ainda o Louvre, o Arco do Carrossel do Louvre, a Praça da Concorde, a Avenida Champs-Élysées e o Arco de La Défense.
Que tal conhecer mais sobre a história de dois dos principais monumentos de Paris? Experimente um tour gratuito pelo Arco do Triunfo e Torre Eiffel.
Como é a visita ao Arco do Triunfo
O Arco do Triunfo está entre as atrações imperdíveis de Paris. Não só pela importância do monumento histórico, mas também pela incrível vista que oferece. Você poderá conhecê-lo gratuitamente por fora, mas para subir ao mirante será necessário pagar o ingresso.
A visita ao Arco do Triunfo começa pela base, onde é possível observar os detalhes que decoram o monumento, os nomes homenageados e ainda o Túmulo do Soldado Desconhecido, instalado no local em 1921 em memória aos combatentes da Primeira Guerra Mundial. Aproveite para circular por todo o Arco do Triunfo e reparar em cada detalhes das diferentes fachadas.
Diariamente, sempre às 18h30, há uma pequena homenagem aos combatentes franceses, simbolizados pelo Túmulo do Soldado Desconhecido. Ao redor da chama que nunca apaga, o ritual inclui uma pequena banda marcial comandada por ex-combatentes da França. O público pode observar toda a cerimônia, que acontece aos pés do monumento com acesso gratuito. O evento é disputado e costuma atrair muitos turistas. Durante o momento da homenagem, não é permitido circular pela área, que fica isolada por um cordão de segurança. A cerimônia dura poucos minutos e logo o espaço é liberado para acesso aos turistas.
Após percorrer o exterior do Arco do Triunfo, é hora de subir ao topo, onde está o mirante. O acesso costuma ter filas enormes para quem não comprou o ingresso antecipado. Para evitar perder tempo, garanta a compra do ingresso no site oficial com horário agendado.
Mirante do Arco do Triunfo
Para subir ao topo do Arco do Triunfo, onde está o mirante, será preciso vencer quase 300 degraus em escada caracol (há elevador apenas para pessoas com problemas de locomoção). Não é uma subida difícil, mas um pouco de fôlego fará bem. Durante o trajeto até o topo, há duas paradas em salas que contam detalhes sobre o monumento. Você verá a maquete do Arco do Triunfo, vídeos com a história da construção, além de informações adicionais sobre a obra e história do arco. No espaço, há também banheiro e uma lojinha, com souvenirs e outros itens à venda.
Depois da parada para visitar o pequeno museu, você chegará finalmente ao mirante. Com posição privilegiada no centro da Praça Charles de Gaulle, você terá visão 360º da capital francesa, com lindos ângulos das 12 avenidas que partem do Arco do Triunfo, entre elas a Champs-Élysées. O formato peculiar deu à região o apelido de Étoile (estrela, em francês) e rende alguns dos melhores ângulos para fotos em Paris.
Do alto do Arco do Triunfo, será possível ver a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, o Panteão, a Sacré Coeur, a Torre de Montparnasse, o Hotel dos Inválidos (túmulo de Napoleão) e ainda o Grande Arco de La Défense. O mirante é bem amplo e há mapas que mostram os atrativos a serem vistos em cada direção. Ainda que haja pontos turísticos por todos os lados, é impossível não perceber que grande parte dos visitantes fica aglomerada no ângulo que permite o clique perfeito com a Torre Eiffel. Tenha um pouquinho de paciência que você também conseguirá a disputada foto com a torre ao fundo.
Melhor horário para subir ao mirante do Arco do Triunfo
A vista do Arco do Triunfo é incrível a qualquer hora do dia, mas é claro que alguns momentos são ainda mais especiais, entre eles o pôr do sol e o acender das luzes da Torre Eiffel. Se possível, fique atento à previsão do tempo e garanta a visita em um horário céu limpo, quando Paris estará ainda mais bonita.
É importante dizer que o ingresso para o Arco do Triunfo permite subir apenas uma vez ao mirante, mas não há tempo limite para a visita. Você poderá subir mais cedo, curtir o visual de dia e então aguardar o acender das luzes da Torre Eiffel, que acontece apenas depois do anoitecer. A depender da época do ano, o intervalo entre um momento e outro pode ser bem longo. Ainda assim, vale a espera. Não é permitido comer no local. Por isso, se a esperar for longa, garanta um lanche antes da subida.
Como chegar ao Arco do Triunfo de Paris
O Arco do Triunfo está localizado em uma das pontas da Avenida Champs-Élysées, no 8º arrondissement e em meio à Praça Charles de Gaulle. Ao visitar o monumento, independente do transporte escolhido, é preciso atentar-se à travessia das avenidas ao redor da Praça Charles de Gaulle. O trânsito é extremamente movimentado e atravessar as ruas é bastante perigoso. Para isso, há duas passagens subterrâneas que permitem chegar ao Arco do Triunfo sem correr risco de acidente. Procure uma das passagens e faça o trajeto em segurança. Elas estão localizadas na Avenida Champs-Élysées e na Avenida de la Grande Armée.
Estação de metrô mais próxima
- Charles-de-Gaulle-Étoile - Linhas 1, 2, 6 e RER A
Linhas de ônibus
- 22, 30, 31, 52, 73 e 92
Ingresso para o Arco do Triunfo
- Ingresso tarifa cheia - 16 € (antecipado pelo site);
- Entrada gratuita - primeiro domingo de cada mês para todos os visitantes (entre novembro e março), além de pessoas com menos de 18 anos, pessoas entre 18 e 25 anos com cidadania da União Europeia / residentes na União Europeia, entre outros;
- O Arco do Triunfo faz parte do Museum Pass, passe com tarifa única que dá acesso sem fila a mais de 50 museus de Paris no período contratado. O agendamento prévio não é obrigatório, já que a entrada é prioritária. Veja mais informações sobre o Museum Pass;
- O Arco do Triunfo costuma ter grandes filas para a compra de ingresso durante a alta temporada. Garanta o ingresso antecipado — com horário marcado — pelo site oficial;
- Cada ingresso permite a entrada no Arco do Triunfo apenas uma vez;
Garanta o seu ingresso para o Arco do Triunfo com pagamento em real, sem IOF e ainda com possibilidade de parcelamento da compra!
Horário de funcionamento
- De abril a setembro, todos os dias, das 10h às 23h (último acesso até 45 minutos antes de fechar);
- De outubro e março, todos os dias, das 10h às 22h30 (último acesso até 45 minutos antes de fechar);
- Fechado nos dias 1º de janeiro, 1º de maio, 8 de maio (pela manhã), 14 de julho (pela manhã), 24 de julho, 11 de novembro (pela manhã) e 25 de dezembro.
Confira os valores, tarifas reduzidas, gratuidades e horários de acesso atuais.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.