Ergue-se em Montmartre, um dos bairros mais famosos de Paris, esta imponente obra construída no final do século XIX. De autoria do arquiteto Paul Abadie, a basílica do Sagrado Coração é toda em estilo romano-bizantino e está situada em uma área muito privilegiada, de onde se tem uma das vistas mais belas da Cidade Luz.
Depois de conhecer o belíssimo interior do templo, cuja a entrada é gratuita, não deixe de subir até a cúpula que oferece uma das visões panorâmicas mais impressionantes da capital francesa (em dias claros, é possível enxergar muito longe). São mais ou menos 230 degraus até o topo.
Lembrando que a basílica fica no topo de um morro e aqueles que têm dificuldade de locomoção ou não estão muito animados para enfrentar a subida podem pegar o funicular. O veículo leva passageiros da parte inferior até a superior do morro em menos de dois minutos e para usar o serviço é só utilizar o mesmo bilhete do Metrô.
Dica do MD: todo cuidado é pouco com batedores de carteira nessa área, além de golpes, entre eles o do abaixo-assinado. Leia mais sobre segurança em Paris na seção Dicas.
A igreja é muito bonita. Tanto em sua construção externa, como nos acabamentos e vitrais internos. De cima, ainda é possível ter uma visão bonita do bairro de Montmartre.
A região é um pouco insegura e muito movimentada.