Avenida Champs-Élysées
A Avenida Champs-Élysées é uma das mais famosas e elegantes avenidas de Paris. Parte do imaginário de grande parte dos turistas que visitam a capital francesa, a Avenida Champs-Élysées é passagem obrigatória para quem está na cidade, seja pela beleza, importância histórica ou boas oportunidades de compras, claro! Aproveite os 2 km da avenida para passear sem pressa e curtir um dos mais belos espaços de Paris.
Onde fica a Avenida Champs-Élysées
Localizada no 8º arrondissement de Paris, a Champs-Élysées liga o Arco do Triunfo (Praça Charles de Gaulle) ao Jardim das Tulherias (Praça da Concórdia). A avenida faz parte do Eixo Histórico de Paris, um longo trajeto com diversos monumentos, que inclui o Louvre, o Arco do Carrossel do Louvre, o Jardim das Tulherias, a Praça da Concorde, o Arco do Triunfo e o Arco de La Défense.
Atrações na Champs-Élysées
Muito mais que apenas um local para compras, a Avenida Champs-Élysées é um destino repleto de atrações. Para quem visita a Champs-Élysées pela primeira vez, vale percorrê-la sem pressa, de ponta a ponta. São quase 2 km de avenida que rendem facilmente um dia inteiro de passeio.
Comece o dia na Champs-Élysées pelo Jardim das Tulherias, bem na ponta da avenida e pertinho do Louvre (que merece também ser incluído neste roteiro). No Jardim das Tulherias, caminhe entre os espaços verdes e visite o Museu da Orangerie, onde estão alguns dos mais famosos quadros de Claude Monet. Depois, percorra os arredores da Praça da Concórdia, observe as fontes, estátuas, edifícios históricos e, claro, o grande obelisco egípcio que ocupa o meio da praça.
Ao deixar a Praça da Concorde, as primeiras atrações da Champs-Élysées serão o Petit Palais e o Grand Palais. Os dois espaços são dedicados à arte, feiras e exposições. No Petit Palais, além das obras de arte, você encontrará um lindo jardim com café para relaxar. E se você é fã de jardins, não deixe de desviar um pouquinho o caminho para percorrer o Jardim da Champs-Élysées.
Seguindo adiante, você passará por um longo trecho repleto de lojas, restaurantes, cinemas e outros serviços. Essa é a parte mais movimentada da avenida, que segue assim até o Arco do Triunfo, principal atração da Champs-Élysées e onde está um dos mais espetaculares mirantes de Paris, com incrível vista para a Torre Eiffel. Do alto, observe a beleza da Champs-Élysées e espere pelo acender das luzes da cidade. Um ótimo fim de passeio para um dia em Paris.
Compras na Champs-Élysées
Ao percorrer a Champs-Élysées, você encontrará um pequeno trecho da avenida com maior concentração de lojas. Um paraíso para os compradores compulsivos. E digo compulsivos porque, quem pensar um pouquinho mais, vai perceber que os preços não são muito amigáveis. Ainda que a cotação do euro nem sempre ajude, vale sim entrar em algumas lojas, até porque faz parte da experiência encher algumas sacolas.
Na Champs-Élysées, você encontrará marcas populares, como a Sephora; lojas com artigos de luxo, como a Louis Vuitton; e ainda a Galeries Lafayette Champs-Élysées, que oferece diversas marcas em um esquema de loja de departamento. Vale conferir também a Apple Store, Zara, Nike, Adidas, Levi’s, Dior, Hugo Boss, Cartier, Longchamp, Tiffany & Co., Chanel e a confeitaria Pierre Hermé, entre outras.
Os arredores da Champs-Élysées oferecem boas compras e grifes de luxo. Um dos locais que mais atraem compradores é o Triangle d’Or (Triângulo de Ouro), encontro da Avenida Georges V, Rua François 1er e Avenida Montaigne. A área oferece as principais marcas de luxo do mundo, sendo dedicada a quem deseja gastar sem limites.
Onde comer na Champs-Élysées
Ao longo de toda a Avenida Champs-Élysées, há opções de cafés, bares e restaurantes. Apesar do ar elegante por todos os lados, é possível encontrar opções econômicas para quem está na região e não deseja falir ou se deslocar demais. Só não espere preços acessíveis em restaurantes com bela decoração e localização privilegiada nas calçadas da avenida. Se tem varanda, o preço será bem mais caro.
Para quem está na linha economia, vale procurar opções de refeição nas ruas que cruzam a Champs-Élysées, sempre com menus mais econômicos. Você encontrará desde as clássicas lanchonetes — como Mc Donald’s, Burger King e Five Guys — até redes populares com boa comida, como Vapiano e Paul. Vale ainda uma passadinha no Monoprix, supermercado que rende uma refeição baratinha, ou ainda nos cafés, como o Café Joyeux Champs-Élysées, pertinho do Arco do Triunfo.
Para quem busca uma refeição mais elegante aliada ao visual da Champs-Élysées, boas opções na avenida são a Brasserie L’Alsace, o italiano Café di Roma e o simpático Flora Danica. Para comer bem e sem a preocupação com o preço, confira o clássico L'Entrecôte de Paris ou o elegante Fouquet’s.
O salão de chá da confeitaria Ladurée é, sem dúvida, um dos espaços mais disputados da Champs-Élysées. Quase sempre com fila na porta, é preciso paciência para sentar-se à mesa e tomar uma xícara de chá com os famosos macarons. Ainda na linha dos doces, a sorveteria e chocolateira Jeff de Bruges é sempre concorrida, assim como a confeitaria Pierre Hermé.
Quando ir à Champs-Élysées
A Champs-Élysées é linda a qualquer hora do dia e da noite, valendo a visita em diferentes horários. Para quem está em busca de compras, o ideal é visitar a avenida no horário comercial, que varia entre 10h e 23h, a depender da loja. Para os restaurantes, o horário pode ir um pouco mais tarde, mas também varia entre os estabelecimentos. Já quem deseja aproveitar as luzes da avenida deve acompanhar o horário do anoitecer, que varia ao longo das estações do ano.
Como chegar
Ao longo da Champs-Élysées, há diversas opções de linhas de metrô e ônibus, sendo que a Linha 1 percorre a avenida de ponta a ponta. Próximo ao Arco do Triunfo, está a estação George V (Linha 1). No centro da avenida, está a estação Franklin D. Roosevelt (Linhas 1 e 9). Um pouco adiante, você encontrará a Champs-Élysées - Clemenceau (Linhas 1 e 13). E na Praça da Concorde, a estação Concorde (Linhas 1, 8 e 12).
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Paris
- ibis Styles Paris Meteor Avenue d'Italie
- citizenM Paris Gare de Lyon
- Ibis Paris Tour Eiffel Cambronne 15ème
- Generator Paris
- ibis Budget Paris La Villette 19ème