Museu da Orangerie
O Museu da Orangerie (Musée de l’Orangerie) é a casa de alguns dos mais importantes quadros do francês Claude Monet. Reformado com a intenção de abrigar as grandes telas da série Ninfeias, o Museu da Orangerie é visita imperdível para quem aprecia a obra do artista impressionista. O espaço é interessante também para quem busca ir além dos tradicionais museus em Paris, como d’Orsay e Louvre. É um passeio rápido, mas de grande importância. O Museu da Orangerie é um espaço pequeno e pode ser visitado em menos de duas horas, fazendo dele um ótimo passeio para quem está próximo ao Jardim das Tulherias.
O edifício onde hoje funciona o Museu da Orangerie foi construído em 1852, com a intenção de abrigar do inverno as laranjeiras do Palácio das Tulherias. Por isso, o nome "orangerie", que em português pode ser traduzido como "laranjal". Somente após a Segunda Guerra Mundial o espaço foi dedicado ao Musée National de l’Orangerie des Tuileries.
Vale dizer que a visita ao museu ganhará dimensões ainda mais impressionantes se você puder conhecer os Jardins de Giverny, onde está a Casa de Claude Monet. Em Giverny, você percorrerá os jardins e lagos com as flores que inspiraram algumas das mais famosas obras de arte do artista. É uma oportunidade única de entender profundamente o trabalho de Monet e sentir a inspiração que o levou a produzir tantos trabalhos memoráveis.
Acervo do Museu da Orangerie
As principais obras de arte presentes no Museu da Orangerie são as telas da série Ninfeias, do artista impressionista Claude Monet, que contam com duas salas dedicadas exclusivamente às grandes obras.
Além da série Ninfeias, o Museu da Orangerie abrigada obras impressionistas e pós-impressionistas que datam dos séculos XIX e XX. Os destaques do museu são obras de grandes pintores, entre eles Pierre-Auguste Renoir, Henri Matisse, Paul Cézanne, Pablo Picasso, Amedeo Modigliani, André Derain, Marie Laurencin, entre outros. Além do acervo permanente, o museu conta também com exposições temporárias.
As Ninfeias de Monet
Claude Monet pintou incontáveis cenários na França, mas um deles é muito especial. Foi nos jardins de sua casa (localizada em Giverny, na Normandia) que o artista impressionista retratou algumas de suas memoráveis obras de arte, em uma série com mais de 200 telas que descrevem a paz dos jardins onde morava. Um dos mais emblemáticos trabalhos é a série chamada As Ninfeias (também conhecido como Nenúfares).
Com dimensões grandiosas, As Ninfeias ocupam diversas paredes ovais do Museu Orangerie. São oito composições com 2 metros de altura e comprimento que varia de 5,99 a 17 metros. O conjunto completo tem cerca de 200 m², formando uma das mais espetaculares obras de arte do século XX.
As pinturas rodeiam o visitante e revelam uma paisagem de água marcada por nenúfares, salgueiros, reflexos de árvores e de nuvens, dando a “ilusão de um todo sem fim, de uma onda sem horizonte e sem costa”, segundo palavras de Monet. Para uma compreensão ainda mais profunda e emocionante da obra de arte, visite primeiro os Jardins de Monet, em Giverny e depois as obras de arte no Museu Orangerie.
Loja e restaurante
No Museu da Orangerie, há um pequeno café e uma lojinha com produtos voltados para a temática do museu. Há lindas peças estampadas com as obras de Monet.
Ingresso para o Museu da Orangerie
- Ingresso para a coleção principal: 12,50 €;
- Tarifa reduzida: 10 €;
- Entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês (reserva online é obrigatória) e também para pessoas com menos de 18 anos e moradores da União Europeia com até 25 anos;
- O Museu da Orangerie faz parte do Museum Pass, passe com tarifa única que dá acesso sem fila a mais de 50 museus de Paris no período contratado.
- Veja mais informações sobre o Museum Pass;
- Garanta o ingresso antecipado pelo site oficial, mesmo em dias de entrada gratuita.
Horário de funcionamento
- Todos os dias, exceto terças-feiras, das 9h às 18h;
- Fechado nos dias 1º de maio, 14 de julho e 25 de dezembro.
- Confira os valores, tarifas reduzidas, gratuidades e horários de acesso atualizados.
Estações de metrô mais próximas
- Estação Concorde - Linhas 1, 8 e 12
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - apenas esta semana com 70% OFF!
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. A boa notícia é que ele também é válido para viagens dentro do Brasil e pode te socorrer em caso de necessidade!
Aproveite nesta semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para apólices contratadas de 16 a 23 de setembro, em viagens planejadas até setembro de 2025