Normandia

A pouco mais de 100 km de Paris, viajantes caminham em Giverny pelos jardins que inspiraram Monet. Em Rouen, quem atrai é a heroína Joana D’Arc e as ruas repletas de casas medievais. Pouco adiante, incríveis paisagens emocionam quem percorre as trilhas das falésias de Etretat e um encantamento toma conta de quem caminha pelo porto de Honfleur. Bem pertinho dali, Deaville e Trouville recebem os turistas que saboreiam deliciosos frutos do mar e aproveitam o refinado balneário para um dia de sol. Também à beira-mar, interessados em história visitam os sítios que lembram os combates do Dia D. Passíveis a tudo isso, milhares de visitantes emocionados sobem as escadarias da vila medieval dentro dos muros do Monte Saint-Michel. No alto da Abadia, todos aguardam o movimento da maré, um espetáculo imperdível que fecha o roteiro de um dos mais belos destinos da França, a Normandia!

Entre invasões vikings, grandes guerras e cenários dignos de obras de arte, desenvolveu-se uma região rica em história. Há mais de 1000 anos nasceu a atual Normandia. Dominada pelos povos do norte – ou normandos – a região à beira do Canal da Mancha cresceu sob fortes combates. O que poderia ser uma guerra sem fim se transformou em uma grande aliança entre os normandos e a França, a ponto de marcar para sempre o noroeste do país. A Normandia cresceu envolta em acontecimentos turbulentos, como a Guerra dos Cem Anos e Segunda Guerra Mundial. Ainda que a região tenha vivido tantos dias de conflito, foi sob a bela luz à beira-mar que nasceu um dos mais espetaculares movimentos artísticos do mundo. Os cenários da Normandia inspiraram pintores impressionistas como Claude Monet e Eugène Boudin, que eternizaram as incríveis paisagens normandas em suas telas. A beleza se repete a cada cidade e, ainda hoje, é difícil não se sentir inspirado pela região.

São 600 km de litoral que oferecem belas praias, cidades pesqueiras e paisagens impressionantes. Ao seguir para o interior, os cenários são dignos de sonhos, com campos floridos, vaquinhas malhadas, belas fazendas, elegantes châteaux, vilas medievais e cidadezinhas acolhedoras. Ocupando uma área de 30 mil km² no noroeste da França, a Normandia é dividida em Baixa Normandia-onde estão os departamentos de Calvados, Manche e Orne e prevalece a atividade rural-e Alta Normandia-composta pelos departamentos de Eure e Seine-Maritime e com maior potencial industrial. A região atrai os visitantes pela enorme variedade de atividades e pelo turismo plural, e é capaz de agradar a quem pretende passar apenas um dia ou um mês percorrendo as belas estradas francesas.

Quer conhecer um pouco mais sobre a Normandia? Preparamos um guia com dicas sobre o que fazer, quando ir, como se locomover, os melhores châteaux, onde comer, onde ficar, sugestões de roteiros e tudo sobre as principais regiões: Monte Saint-Michel, Praias do Dia D, Giverny e os Jardins do Monet, Rouen, Caen, Deauville, Trouville, as falésias de EtretatHonfleur e muito mais. Prepare uma boa cesta de piquenique, com camemberts e cidras geladas, e seja bem-vindo à Normandia!