Normandia

Deauville e Trouville-sur-Mer

Unidas pelo charme, mas separadas por um Rio, Deauville e Trouville são duas das mais disputadas cidades da Normandia. Localizadas à beira-mar, no Departamento de Calvados, as cidades vizinhas atraem um público exigente que busca destinos de altíssima qualidade. Este pequeno balneário francês, com todo o toque dos tempos áureos da Belle Époque, ainda é capaz de surpreender pelo refinamento e elegância com que trata o turismo.

Normandia-trouville

Deauville e Trouville estão ligadas apenas por uma ponte e atravessá-la não demora mais de três minutos caminhando. Ainda que a distância seja mínima, as duas cidades oferecem aos visitantes personalidades distintas. É fato que elas se igualam em elegância, porém Deauville é mais cheia de glamour e parece ter nascido para o estrelado. Trouville, por outro lado, é mais reservada e opta pela discrição. As duas se complementam e formam um dos lugares mais imperdíveis de toda a França.

Deauville

As barracas coloridas que decoram a longa faixa de areia na praia, o calçadão de madeira e as elegantes cabines decoradas com nomes de grandes astros do cinema são palcos para os desfiles de quem quer ver e ser visto em Deauville. Foi durante o Segundo Império Francês, implantado por Napoleão Bonaparte no século XIX, que a cidade ganhou investimentos e atenção, a ponto de se tornar um dos balneários preferidos da aristocracia parisiense. A curta distância para a capital francesa, as belas praias e o clima quase sempre estável foram cruciais para que Deauville ganhasse destaque. A cidade resistiu ao tempo e ainda hoje vive do glamour de ser um refúgio para a elite. Deauville parece estar sempre pronta a receber o próximo famoso.

Normandia-deauville

Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville

Com apenas 4 km² de área, Deaville pode ser facilmente percorrida a pé. E esta é a melhor maneira de conhecê-la, especialmente nos finais de semana, quando a cidade fica absolutamente lotada e o tamanho dos engarrafamentos é inacreditável. Abandone o carro e aproveite para apreciar as elegantes casas locais. Basta um curto passeio para entender o porquê da cidade atrair um público tão exigente.

As belas praças de Deauville, com delicadas casas em estilo normando, são cercadas por lojas de alta costura, cafés refinados, boulangeries artesanais e excelente mercados gourmets. Talvez o bolso não seja suficiente para ir às compras, ainda assim vale se encantar com as vitrines bem elaboradas da cidade que se orgulha por ter sediado a primeira loja de Coco Chanel.

Normandia-deauville

Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville

Mesmo que não seja viável renovar o guarda-roupa, os mercados gastronômicos de produtores locais são capazes de proporcionar maravilhosos momentos aos amantes da boa mesa. Não perca a chance de aproveitar para experimentar os tradicionais queijos normandos, assim como embutidos com maravilhosas misturas de frutas secas, produtos pouco comuns no Brasil. Os mercados de rua, apesar de deliciosos, não são os únicos atrativos da gastronomia local. Deauville está bem representada entre os grandes restaurantes da França e a culinária à base de frutos do mar é o forte local.

Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville

O requinte da região se reflete no comportamento dos frequentadores da praia. À primeira vista, é até estranho para os brasileiros, mas Deuville mantém um certo glamour na hora de botar os pés na areia. Os guarda-sóis coloridos – imagem mais famosa da cidade – se transformam em confortáveis barracas que protegem do calor excessivo no verão e do vento intenso no inverno. O calçadão de madeira conhecido como Les Planches oferece mais de 600 metros de plataforma e funciona como uma grande passarela sob os raios do sol. A plateia, que pratica intensamente o people watching, senta-se nos restaurantes à beira-mar, nas escadarias que dão acesso à areia ou nas cabines decoradas com nomes dos astros das telas do cinema que já estiveram presentes no Festival du cinéma américain de Deauville (concorrente direto de Cannes na França).

Normandia-deauville

Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville Normandia-deauville

Os esportes preferidos no local não fogem às características da cidade. Com dois hipódromos e um centro para a prática de polo, Deauville recebe importantes competições de esportes equestres durante o ano. Os praticantes de golfe estão bem representados por um lindo campo, assim como os que preferem esportes na água, que contam com um parque aquático e ainda a belíssima praia para desfrutar, especialmente nos meses do verão. 

Trouville

Os divertidos cartazes ao longo da praia revelam uma cidade leve e tranquila. Trouville, apesar de vizinha da pomposa Deauville, oferece aos visitantes um clima mais ameno e menos ligado à antiga aristocracia parisiense. Pode até parecer estranho, mas as cidades separadas apenas pela pequena Ponte des Belges realmente são diferentes. Por isso, experimente as duas!

Normandia-trouville

Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville

Trouville tradicionalmente é uma cidade com porto pesqueiro, o que a torna um dos melhores lugares da França para experimentar frutos do mar. Os barcos aportam no grande mercado de peixe – La Poissonneríe – e os produtos seguem direto para as bancas. Ali mesmo, em mesinhas dispostas nas calçadas, os visitantes podem desfrutar das iguarias normandas preparadas na hora e com frutos do mar extremamente frescos. É um dos melhores passeios de toda a Normandia para os amantes da boa gastronomia.

Normandia-trouville

Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville

Além do famoso mercado de peixe, os visitantes poderão aproveitar também a movimentada Boulevard Fernand Moureaux. A avenida se une às pequenas ruas da cidade e se torna um maravilhoso polo gastronômico, com vários pequenos restaurantes, cafés, boulangeries e lojinhas de produtos regionais. Os preços são mais em conta do que a vizinha Deauville e o clima é excelente! Se caminhar até a praia, você encontrará ainda várias opções de restaurantes à beira mar, além do famoso Cassino Barrière Trouville.  

Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville

Trouville também oferece aos visitantes um grande calçadão. Construído em 1867, e nomeado de La Promenade des Planches, a pista é toda decorada pelos tradicionais pôsteres do designer Raymond Savignac. Os desenhos se tornaram marca registrada da cidade e, em 2001, o artista gráfico recebeu como homenagem a mudança do nome do calçadão, que agora se chama Promenade Savignac. A praia de Trouville é toda acompanhada por grandes mansões, o que torna o passeio diferente de Deauville.

A cidade de Trouville fez sucesso entre grandes artistas e escritores do século XIX. Descoberta pelo pintor Charles Mozin, a praia da cidade – chamada de Rainha das Praias-serviu de inspiração para artistas como Claude Monet e Eugène Boudin, assim como para os escritores Gustave Flaubert e Marcel Proust.

Normandia-trouville

Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville Normandia-trouville

Onde ficar

Hospedar-se em Deauville e Trouville não é muito barato, especialmente nos fins de semana, feriados e períodos de calor (nem precisa ser muito calor). Os hotéis mais caros e disputados estão localizados à beira mar e quanto mais afastado da praia, mais acessível será a hospedagem. Caso esteja de carro e com orçamento contado, prefira os hotéis mais afastados do centro, sempre com melhores tarifas e estacionamentos gratuitos.

Normandia-trouville

Como se locomover

As cidades são muito pequenas e o carro quase não será necessário. O ideal é estacionar o veículo em um local gratuito e seguir a pé. Até mesmo porque os engarrafamentos são capazes de tirar qualquer turista feliz do sério. Quanto mais afastado do centro, mais fácil será encontrar vagas gratuitas e menos engarrafamento você irá pegar. Outra maneira eficiente para circular é a bicicleta. Elas podem ser alugadas na cidade, assim como alguns carrinhos movidos a pedaladas para duas pessoas.

Como chegar

Deauville e Trouville estão na rota dos trens franceses, o que já facilita, e muito, a locomoção dos turistas até lá. Quem estiver em Paris poderá tranquilamente fazer um passeio de bate e volta a partir da estação Saint Lazare até a estação Trouville-Deauville. A viagem de trem ou carro, a partir da capital francesa, leva apenas duas horas. Deaville e Trouville estão localizadas a 200 km de Paris, 89 km de Bayeux, 18 km de Honfleur e 62 km de Étretat. Quem prefere viajar de ônibus conta com uma linha que liga Le Havre/Honfleur/Deauville/ Cabourg/Caen. A empresa que opera o trajeto é a Bus Vert du Calvados (veja o mapa das linhas de ônibus que chegam até Deauville e Trouville). Deauville oferece também um pequeno aeroporto – Saint Gatien Airport –, porém os voos são quase todos para a Inglaterra. 

Tudo que você precisa saber sobre Normandia!

Esse texto sobre Deauville e Trouville-sur-Mer faz parte do guia de Normandia no Melhores Destinos

Comentários para Deauville e Trouville-sur-Mer

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.