Normandia

Dicas da Normandia

Geral

A língua oficial na França é o Francês. Não é tão comum, especialmente nas cidades menores, encontrar pessoas que falem inglês. Muitas vezes, nem nos hotéis! A melhor coisa a fazer é decorar o básico da língua (como cumprimentos de boas-vindas), iniciar a conversa em francês e torcer para que a pessoa entenda e coopere falando um pouco de inglês. Não espere encontrar pessoas que falem português, mas, com sorte, você poderá encontrar funcionários nos restaurantes, lojas e hotéis que sejam de Portugal. Apesar da dificuldade da língua, nas cidades da Normandia, os franceses costumam ser mais simpáticos do que em Paris. Muitas palavras são similares ao português e, em poucos dias, você já estará até arranhando um pouco do francês.

O padrão de voltagem na França é 220V. A tomada é de dois pinos redondos com encaixe fundo. Caso o seu aparelho tenha tomada no padrão brasileiro, lembre-se de levar um adaptador. Cuidado na hora de plugar os aparelhos, eles podem ter a voltagem diferente. Verifique sempre antes de ligar qualquer objeto na tomada.  

O fuso horário na França está em GMT +1, ou seja, quatro horas a mais do que Brasília. Entre os meses de abril e outubro, prevalece o horário de verão, com fuso de GMT +2 e a diferença passa a ser de +5 horas em relação a Brasília. Lembrando que Brasília está em GMT -3.

Dinheiro

A moeda oficial na França é o Euro (EUR). Cartões de crédito e débito são amplamente aceitos em cidades maiores, porém, em regiões no interior, é comum que os estabelecimentos comerciais não aceitem cartões. O American Express, mais especificamente, não é bem aceito na Normandia. Dê preferência ao Visa e ao Mastercard.

Os pedágios da Normandia aceitam pagamento em cartão de crédito e dinheiro. Muitas vezes, os cartões brasileiros são recusados nas máquinas, por isso tenha sempre dinheiro em espécie ou mais de uma opção de cartão para não passar aperto nos pedágios. A mesma regra vale para estacionamentos pagos.  

Lembre-se sempre de desbloquear o cartão para uso no exterior e nunca leve apenas uma opção de pagamento. 

Gorjetas, diferente de outros países, não são tão comuns na França. Se você desejar pagar a gorjeta, o valor pode variar entre 5% e 10% e deve ser pago em dinheiro. Os restaurantes não passam a gorjeta no valor do cartão. Em teoria, o valor da gorjeta – de 15%-já vem na conta, mas a regra não é geral. Veja atentamente os valores da conta antes de pagar.

Nas cidades menores, não é comum encontrar muitos caixas eletrônicos. Tenha sempre uma boa reserva de dinheiro em mãos.

Documentação

Brasileiros não precisam de visto para embarcar para a França. A regra vale para estadias de até 90 dias. O passaporte deverá ter validade de pelo menos três meses a partir da data de saída do país. Ou seja, se você pretende sair da França em março, por exemplo, o passaporte deverá ser válido até junho. É recomendável um passaporte com validade de ao menos seis meses para ingressar na França.

A carteira de motorista brasileira (CNH) é aceita na França. Não é necessário fazer a tradução ou tirar a PID (Permissão Internacional para Dirigir) para dirigir na França.

O turista deverá apresentar, na imigração, o comprovante de estadia na França, assim como a passagem de retorno.

Para ingressar na União Europeia, todos os visitantes devem ter o seguro de saúde compatível com o acordo de Schengen. O seguro prevê a cobertura mínima de 30 mil euros em caso de acidentes ou atendimentos médicos. 

Evite andar com o passaporte na rua. Deixe-o guardado em local seguro no hotel e use a carteira de motorista acompanhada de uma cópia do passaporte. Tenha sempre também uma cópia do passaporte online (no email, por exemplo). No caso de perda, comunique imediatamente à embaixada ou consulado mais próximo. A cópia do passaporte facilitará a retirada de um documento de emergência.

Segurança

A Normandia é uma região extremamente segura. Diferente de Paris, onde batedores de carteira agem livremente, na Normandia, o dia a dia do turista é bastante tranquilo. Ainda assim, evite deixar os seus documentos e dinheiro sem cuidado. Ficar atento à bolsa nunca é demais. Evite também deixar malas e outros objetos à vista dentro do carro. Deixe tudo dentro da mala e não facilite a vida do ladrão.

Números de emergência:

  • SAMU – 15
  • Corpo de Bombeiros - 18

Não há embaixada ou serviço consular brasileiro na região da Normandia. Caso seja necessário, entre em contato com a embaixada brasileira em Paris. Endereço: 65 Avenue Franklin Delano Roosevelt, 75008, Paris. Telefone: +33 6 80 12 32 34

Telefonia e internet

Você poderá adquirir um chip de celular com internet ainda no aeroporto de Paris. O processo é rápido, barato e nada burocrático. Ele será fundamental, especialmente para quem pretende usar o GPS. Antes de sair do Brasil, verifique se o seu celular é desbloqueado para uso no exterior e também para receber chip de outra operadora.

Fique atento ao uso do pacote de dados do Brasil no exterior, ele pode custar uma fortuna. Sendo assim, a melhor opção é desativar todas as funções de dados do seu telefone e usar apenas o wi-fi ou chip do exterior. 

Wi-fi é comum nos hotéis da Normandia, mas não na rua, atrações e restaurantes.

Acesse

Site oficial da Normandia

Site oficial da Baixa Normandia

Site oficial da Alta Normandia

Tudo que você precisa saber sobre Normandia!

Esse texto sobre Dicas da Normandia faz parte do guia de Normandia no Melhores Destinos

Comentários para Dicas da Normandia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.