Melhores Destinos
Normandia
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Praias do Dia D na Normandia

Na fria manhã cinzenta do dia 06 de junho de 1944 foi dado início à operação Overlord, que viria a por fim à Segunda Guerra Mundial na Europa. Ao longo da faixa litorânea que cerca a Normandia, mais de 6000 veículos e 100 mil soldados-especialmente americanos, ingleses e canadenses-desembarcaram em terras francesas para lutarem na batalha que ficou conhecida como "Dia D”. Aquele era apenas o começo de uma longa jornada até que as tropas aliadas derrotassem o exército nazista e libertassem, junto com a França, todos os outros países invadidos na Europa. As praias do Dia D foram palco para o início da vitória na Segunda Guerra Mundial.

Gold-beach-arromanches

O clima amigável e tranquilo que prevalece atualmente na Normandia em nada lembra os sangrentos embates que marcaram o desembarque das tropas aliadas. Difícil até imaginar que os combates, com milhares de soldados mortos, aconteceram naquelas longas faixas de areia, falésias cinematográficas e pacatas cidades normandas. O clima hoje em dia não é mais de guerra, no entanto, ao percorrer o litoral, será fácil encontrar vários sinais da Batalha da Normandia. Nas praias que serviram de entrada para os aliados, é possível ver muitos destroços dos combates. Nas cidades e estradas, há uma infinidade de museus, memoriais e cemitérios que relembram os difíceis momentos vividos pelos soldados ao desembarcarem em território francês.

Normandia

A ação organizada do Dia D aconteceu em cinco setores, ao longo de 80 km da costa normanda. Cada um deles recebeu um codinome, seguindo de oeste para leste, são eles: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword. Hoje, os visitantes podem percorrer todas essas locações. A visita permite ter uma ideia do quão difícil foi a empreitada enfrentada pelos soldados naquele dia. Há restos de portos construídos para receberem os navios, veículos de guerra preservados em exposições, bunkers usados pelos alemães, grandes armas de combate e até mesmo campos formados por bombas lançadas pelos ataques aéreos. 

Principais pontos de visitação nas Praias do Dia D

A Normandia é um passeio imperdível para os viajantes que se interessam pela temática de guerra. É uma oportunidade incrível para ver de perto tantos cenários de batalhas reais. De fato, é possível passar muitos dias percorrendo tudo o que há por lá a respeito do tema, porém isso seria inviável para a grande maioria dos viajantes. Os memoriais e museus são muitos, alguns bem pequeninos. Dá vontade de parar em cada um deles para descobrir os segredos escondidos nas prateleiras onde estão dispostos tantos símbolos da batalha. Impossível não pensar nos soldados ao ver detalhes de suas vidas, como os capacetes utilizados em combate ou mesmo os objetos pessoais que carregavam nos bolsos, como cartas, fotos de família ou maços de cigarro. 

Omaha-beach

Ainda que sinais da Segunda Guerra estejam espalhados por toda a região, algumas locações são mais interessantes por apresentarem melhores museus, grandes memoriais e mais resquícios dos combates. Serão necessários pelo menos dois dias para ver somente as principais atrações. Caso queira visitar todas as praias e cidades relacionadas ao Dia D, programe-se para quatro dias de viagem. Os principais pontos de interesse estão dispostos entre as praias de Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword, além das cidades de Caen e Bayeux. 

O mapa com as atrações relacionadas ao Dia D ajuda na hora de organizar a viagem e definir os mais importantes sítios a serem vistos. Duas rotas principais também auxiliam os visitantes. A D-Day Le Choc segue pelos pontos onde a ação foi dominada pelo exército americano, enquanto a Overlord-L'Assaut' acompanha os locais onde a ação foi dos exércitos ingleses e canadenses. 

Hospedagem nas Praias do Dia D

Para os viajantes que pretendem explorar toda a região das Praias do Desembarque, as melhores opções de hospedagem então nas cidades de Bayeux e Caen. Bayeux é uma cidade pequena e oferece pouquíssimas atrações, no entanto ela está localizada bem no meio das praias, o que facilita muito o deslocamento para os passeios. De lá sai a maior parte dos tours para a região do desembarque. O que torna Bayeux uma excelente opção para quem não deseja viajar de carro. 

Caen é uma cidade grande, cheia de comércios, restaurantes e bares. Ela oferece boas atrações e merece atenção não só como cidade dormitório. É a melhor opção para quem gosta de cidades mais agitadas e não quer apenas um quarto para passar a noite. Caen apresenta uma desvantagem em relação a Bayeux. A cidade está localizada próximo a Sworm Beach, bem na ponta das Praias do Dia D, o que torna o deslocamento um pouco mais longo. Veja mais detalhes sobre onde se hospedar na Nomandia

Como se locomover pelas Praias do Dia D

A maneira mais eficiente para se locomover pelas Praias do Dia D é o automóvel. As estradas são de excelente qualidade, as atrações muito bem sinalizadas e há grande oferta de estacionamentos em todos os pontos a serem visitados. A liberdade de locomoção proporcionada pelo carro não se compara a nenhum outro meio de transporte na Normandia. Será necessário apenas um GPS (o do próprio telefone resolve bem o problema) para chegar a qualquer uma das atrações.

Quem não optar pelo carro terá dificuldade de deslocamento, especialmente para ir a atrações mais isoladas. Alguns ônibus fazem o circuito litorâneo entre as principais cidades. Há percursos de Bayeux a Caen, Bayeux a Ouistrem e Bayeux a Grandcamp, todos operados pela Bus Verts. No entanto, esses trajetos não levam diretamente aos museus e memoriais. A melhor opção para quem não deseja dirigir é contratar um tour especializado nas rotas do Dia D. O principal ponto de partida dos tours é a cidade de Bayeux. Para chegar à cidade, há trens que fazem o trajeto direto a partir de Paris. Veja mais em como se locomover pela Normandia

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Normandia