Normandia
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Rouen

Capital da Alta Normandia, Rouen cresceu sob conflitos e uma turbulenta história. À beira do Sena e importante porto comercial, Rouen foi constante alvo de invasões por diferentes povos. A cidade, originalmente construída pelo império romano, desenvolveu suas características atuais no século IX, a partir da invasão por povos vikings escandinavos, chamados de normandos. Em um acordo com o rei da França, para protegerem a região, os mesmos vikings receberam as terras que deram origem à Normandia.

Normandia-rouen


A história segue repleta de conflitos no período medieval, sendo que o mais famoso deles é a conquista do território pelos ingleses durante a Guerra dos Cem Anos. Foi neste contexto que Joana d’Arc foi executada no ano de 1431. Hoje, a cidade preserva a história dos últimos dias da heroína francesa. Rouen foi alvo também de invasões nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Libertada pelo exército canadense durante a Batalha da Normandia, a cidade sofreu com o impacto da guerra e teve vários prédios destruídos.

Andar pelas ruas que guardam tanta história e que inspiraram grandes artistas, como Claude Monet e Pierre Auguste Renoir, é um dos bons passeios da Normandia. Rouen, apesar das marcas do tempo, é uma cidade absolutamente viva e jovem. As ruas são repletas de gente, os bares animados e os restaurantes sempre cheios. Uma das poucas cidades normandas onde há movimento depois de nove horas da noite. É uma boa opção para quem deseja se hospedar em um lugar mais movimentado durante a viagem.

Normandia-rouen-place-di-vieux-marche

Rouen facilita muito a vida do turista e oferece várias atrações concentradas no centro histórico. Tudo pode tranquilamente ser percorrido a pé. A arquitetura, tão diversificada, já seria suficiente para fazer um turista feliz. Porém, Rouen vai além e oferece bons museus, igrejas impressionantes e, claro, tudo sobre Joana d’Arc. O ponto de partida para os visitantes é a Place di Vieux Marché. O cenário, rodeado por lindos prédios em estilo normando, marca o ponto onde Joana d’Arc foi queimada na fogueira. A praça se divide entre restaurantes, bares e a Église Sainte-Jeanne d’Arc. Com uma arquitetura que foge completamente aos padrões de Rouen, a igreja é polêmica entre os moradores. Independente do gosto pessoal para a beleza do prédio, o local homenageia a heroína francesa.

Normandia

A cidade de Rouen é repleta de lindas obras arquitetônicas. Algumas delas representadas pelas igrejas que permeiam o centro histórico. O maior destaque é a Catedral de Notre-Dame, considerada uma das mais lindas da França. O prédio, em estilo gótico, começou a ser construído no século XII e marca o centro histórico de Rouen. Outras duas construções que merecem a visita são a Abadia de Saint-Ouen – famosa pelo gigantesco órgão – e a Igreja de Saint-Maclou.


A partir da Place di Vieux Marché é possível caminhar pelas ruas mais antigas de Rouen, muitas delas fechadas apenas para pedestres. A rue du Gros Horloge é uma das mais movimentadas do centro. Ela é marcada pelo grande relógio astronômico construído no século XIV. Do alto do Gros Horloge, tem-se uma das mais lindas vistas de Rouen. A rua é marcada por várias lojas e oferece uma boa variedade de comércios. Outra rua imperdível é a Jeanne d’Arc, principal via do centro histórico. Se o tempo estiver convidativo, não deixe de fazer um passeio à margem do rio Sena.

Normandia-rouen-gros-horloge


Alguns espaços destinados à arte e à história se destacam na cidade. Próximo ao Gros Horloge, no belíssimo prédio do Palácio Episcopal, está o Historial de Joana d’Arc. O espaço multimídia apresenta a trajetória de Joana d’Arc contada a partir de seu julgamento. Tudo projetado nas paredes e simulando um julgamento. De maneira fácil e interativa, você aprenderá mais sobre a história da França e de uma das suas maiores heroínas. Outro prédio que marca os passos de Joana d’Arc é a torre onde ela ficou presa nos dias antes do julgamento. A construção (entre a rue Bouvreuil e a rue Du Donjon) é o que restou do castelo construído no início do século XIII. No interior, é possível ver uma pequena exposição que retrata a história da heroína.

Normandia-rouen

Para os admiradores de obras de arte, a cidade de Rouen reserva um dos mais belos acervos fora de Paris. O Museu de Belas Artes apresenta obras de Caravaggio, Velásquez, Delacroix e Mondigliani, além de obras que Monet pintou retratando a catedral da cidade. É uma experiência incrível, depois de visitar a cidade, vê-la transportada para as obras de grandes nomes da arte. Outro espaço, um tanto inusitado, chama atenção. O Museu le Secq des Torunelles, instalado em uma antiga igreja gótica, apresenta incríveis objetos talhados em ferro. Através das peças de arte e do cotidiano, é possível fazer uma bela viagem pela história.


Para visitar o básico de Rouen, um dia será suficiente. Contudo, a cidade pede um pouco mais. Caso haja interesse em conhecer pontos menos procurados pelos turistas, ou até mesmo para senti-la não como um visitante, mas como um local, aproveite e prolongue a estadia um pouco mais. Dê preferência aos hotéis localizados próximos ao centro histórico, assim não haverá necessidade de usar o carro durante a viagem. Aproveite para caminhar bastante e sentir Rouen mais de perto.

Como chegar

Rouen está localizada a apenas 135 km de Paris, o que facilita um passeio de bate e volta. A partir da estação de trem Paris Saint Lazare partem vários trens todos os dias para a capital normanda. A frequência média é de um trem a cada 1h30. As passagens têm valores a partir de EUR 10 por trecho e a viagem tem apenas 1h10 de duração. Outras opções para chegar de trem a Rouen são as cidades de Caen e La Havre. 

Viajar de carro pela Normandia é extremamente tranquilo. As distâncias são curtas e as estradas muito boas (veja mais em como se locomover pela Normandia). Os motoristas que chegam a Rouen devem ficar atentos aos estacionamentos, quase sempre pagos. Especialmente no centro, é dificílimo encontrar vagas gratuitas. Elas seguem o sistema de parquímetro e variam entre área residencial e comercial. Em muitas zonas residenciais, é permitido estacionar gratuitamente apenas entre 19h e 9h do dia seguinte. Caso vá ficar na cidade por mais tempo, procure um dos estacionamentos pagos no centro. O custo para cada 24h é, em média, EUR 15.

Principais distâncias a partir de Rouen:

  • Paris - 135 km
  • Giverny - 70 km
  • Le Havre - 92 km
  • Caen - 128 km
  • Bayeux - 157 km
  • Monte Saint-Michel - 252 km

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Normandia