Normandia

Caen

É difícil acreditar que a belíssima cidade de Caen-capital da Baixa Normandia e fundada no século XI por Willian, o Conquistador-tenha sido quase totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. As ruas por onde circula uma população jovem e tranquila nada revelam sobre o terror dos ataques durante a Batalha da Normandia. Reconstruída entre as décadas de 50 e 60, Caen tentou manter o ar normando e hoje mostra uma faceta multicultural, onde castelos medievais, igrejas seculares a construções contemporâneas convivem harmoniosamente.

Normandia

Normandia Normandia Normandia Normandia Normandia

Caen, junto com a cidade de Bayeux, é um dos melhores pontos de apoio para quem deseja visitar as atrações relacionadas à Batalha da Normandia e o Dia D. A grande vantagem em relação à Bayeux é o número de atrações que a cidade oferece. Caen merece mais tempo e não deve ser tratada apenas como uma cidade dormitório. Vale passar ao menos um dia na região para visitá-la. 

O centro da cidade de Caen é marcado pelo Château de Caen. O castelo medieval-construído no século XI-é aberto ao público e oferece várias atrações que funcionam nos prédios históricos remanescentes. O visitante, depois de passar pela grande entrada de pedra, poderá passear pelos jardins e percorrer o caminho ao longo da muralha que protegia o castelo, um dos maiores remanescentes na Europa Ocidental. 

Normandia

O passeio pelos arredores da construção já é excelente por si só. Ainda assim, quem estiver com um pouco mais de tempo poderá aproveitar para visitar o Museu de Belas Artes de Caen. No espaço, há uma coleção de obras do século XV a XX, com destaques para os artistas franceses, holandeses e italianos, entre eles: Monet, Boudin, Rembrandt e Delacroix. Já o Museu da Normandia oferece um panorama histórico da região; objetos antigos, como elmos e armamentos, ajudam a contar como aconteceu a formação da Normandia. A fortaleza, severamente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, passa por um longo processo de restauração e está cada dia mais bela. 

Normandia Normandia Normandia Normandia Normandia Normandia Normandia Normandia Normandia Normandia

Apesar da grande destruição causada pela Segunda Guerra Mundial, as principais igrejas de Rouen resistiram aos bombardeios. Juntas, elas formam um belo conjunto arquitetônico e histórico. As duas principais são a Abadia de Saint-Étienne (também chamada de Abbaye aux Hommes) e a Abadia de Sainte-Trinité (Abbaye aux Dames). As duas, localizadas em pontas opostas da cidade, foram construídas como parte do acordo para que os primos Willian, Duque da Normandia e Mathilde, Princesa de Flandres, pudessem se casar. Outra igreja que merece destaque é a de Saint-Pierre. Construída em estilo renascentista entre os séculos XII e XVI, ela compõe lindamente a paisagem da cidade junto ao Château de Caen. 

Normandia

Normandia Normandia Normandia Normandia Normandia

Para os visitantes que se interessam por locais relacionados à Segunda Guerra Mundial, Caen oferece um dos melhores museus sobre o tema em toda a Normandia. O Memorial de Caen apresenta um excelente panorama sobre guerras, especialmente sobre as batalhas que envolveram a França durante a Segunda Guerra Mundial. Além do acervo, é possível também visitar um bunker sobre o qual o museu foi construído. 

Independente dos pontos turísticos a serem vistos, Caen é uma cidade extremamente receptiva e deliciosa para passear. Apesar de não ser muito grande, ela oferece bons comércios, variedade de hotéis e até alguns animados bares. A área mais movimentada da cidade é entre a Abbaye aux Hommes e o Château de Caen. Caminhando pelas pequenas ruas, você encontrará boas surpresas!

  Normandia

Normandia Normandia Normandia Normandia Normandia Normandia Normandia Normandia Normandia Normandia

  • Memorial-de-caen

    Mémorial de Caen

    Nota:  de 10 (0)

    Fora da região à margem do Canal da Mancha, a cidade de Caen também é um ótimo ponto de parada para os turistas interessados na história do Dia D. A cidade foi uma das mais atingidas pelos ataques e hoje, totalmente reconstruída, oferece aos visitantes um dos melhores museus sobre questões de guerra e paz. O ...

Tudo que você precisa saber sobre Normandia!

Esse texto sobre Caen faz parte do guia de Normandia no Melhores Destinos

Comentários para Caen

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.