Caen
É difícil acreditar que a belíssima cidade de Caen-capital da Baixa Normandia e fundada no século XI por Willian, o Conquistador-tenha sido quase totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. As ruas por onde circula uma população jovem e tranquila nada revelam sobre o terror dos ataques durante a Batalha da Normandia. Reconstruída entre as décadas de 50 e 60, Caen tentou manter o ar normando e hoje mostra uma faceta multicultural, onde castelos medievais, igrejas seculares a construções contemporâneas convivem harmoniosamente.
Caen, junto com a cidade de Bayeux, é um dos melhores pontos de apoio para quem deseja visitar as atrações relacionadas à Batalha da Normandia e o Dia D. A grande vantagem em relação à Bayeux é o número de atrações que a cidade oferece. Caen merece mais tempo e não deve ser tratada apenas como uma cidade dormitório. Vale passar ao menos um dia na região para visitá-la.
O centro da cidade de Caen é marcado pelo Château de Caen. O castelo medieval-construído no século XI-é aberto ao público e oferece várias atrações que funcionam nos prédios históricos remanescentes. O visitante, depois de passar pela grande entrada de pedra, poderá passear pelos jardins e percorrer o caminho ao longo da muralha que protegia o castelo, um dos maiores remanescentes na Europa Ocidental.
O passeio pelos arredores da construção já é excelente por si só. Ainda assim, quem estiver com um pouco mais de tempo poderá aproveitar para visitar o Museu de Belas Artes de Caen. No espaço, há uma coleção de obras do século XV a XX, com destaques para os artistas franceses, holandeses e italianos, entre eles: Monet, Boudin, Rembrandt e Delacroix. Já o Museu da Normandia oferece um panorama histórico da região; objetos antigos, como elmos e armamentos, ajudam a contar como aconteceu a formação da Normandia. A fortaleza, severamente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, passa por um longo processo de restauração e está cada dia mais bela.
Apesar da grande destruição causada pela Segunda Guerra Mundial, as principais igrejas de Rouen resistiram aos bombardeios. Juntas, elas formam um belo conjunto arquitetônico e histórico. As duas principais são a Abadia de Saint-Étienne (também chamada de Abbaye aux Hommes) e a Abadia de Sainte-Trinité (Abbaye aux Dames). As duas, localizadas em pontas opostas da cidade, foram construídas como parte do acordo para que os primos Willian, Duque da Normandia e Mathilde, Princesa de Flandres, pudessem se casar. Outra igreja que merece destaque é a de Saint-Pierre. Construída em estilo renascentista entre os séculos XII e XVI, ela compõe lindamente a paisagem da cidade junto ao Château de Caen.
Para os visitantes que se interessam por locais relacionados à Segunda Guerra Mundial, Caen oferece um dos melhores museus sobre o tema em toda a Normandia. O Memorial de Caen apresenta um excelente panorama sobre guerras, especialmente sobre as batalhas que envolveram a França durante a Segunda Guerra Mundial. Além do acervo, é possível também visitar um bunker sobre o qual o museu foi construído.
Independente dos pontos turísticos a serem vistos, Caen é uma cidade extremamente receptiva e deliciosa para passear. Apesar de não ser muito grande, ela oferece bons comércios, variedade de hotéis e até alguns animados bares. A área mais movimentada da cidade é entre a Abbaye aux Hommes e o Château de Caen. Caminhando pelas pequenas ruas, você encontrará boas surpresas!