Normandia

Falésias de Etretat

A pequena cidade de Étretat, com apenas 4.07 km², encanta pela grandiosidade das paisagens à beira do Canal da Mancha. Impossível não se emocionar ao ver as falésias que cercam a região de Côte d’Albâtre, na Normandia. Os paredões rochosos, esculpidos pelo mar e pelo vento, presenteiam os visitantes com incríveis desenhos em formato da arcos. Étretat é lugar para quem gosta de belos cenários naturais. E esta é a principal atração do local, paisagens realmente deslumbrantes. O encantamento por Étretat é tão grande que atraiu as atenções de pintores impressionistas como Claude Monet e Eugène Boudin; do artista realista Gustave Coubert; e do romântico Eugène Delacroix, entre tantos outros.

Normandia-etretat

Antigamente uma vila de pescadores, a cidade-que mais se assemelha a um pequeno vilarejo-hoje vive exclusivamente do turismo. A região se transformou em um refúgio para os franceses que buscam belas praias, porém sem a confusão de grandes balneários. É bem verdade que, à primeira vista, a Praia de Galet, a maior do local, pode ser um pouco estranha aos brasileiros. No lugar da areia há apenas pedras, que de tão perfeitamente esculpidas pelos efeitos da natureza ganharam formas ovais de vários tamanhos. Se o tempo estiver convidativo, não deixe de se deitar para um banho de sol. As pedras são inacreditavelmente confortáveis e o voo das gaivotas é sempre um show à parte.

Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat

A principal atividade para quem visita Étretat é percorrer a trilha que leva até os belos arcos formados nos penhascos. Na Praia de Galet, há acesso para dois diferentes trajetos. Vale percorrê-los por completo, pois as paisagens são diferentes e a cada 50 metros você terá um visual novo para as falésias. Vista um calçado confortável e, se estiver disposto, leve uma cesta de piquenique. A vista do alto é extremamente convidativa a queijos e vinhos. 

Normandia-etretat

A trilha mais famosa está localizada à esquerda de quem olha para o mar. Ela leva ao alto da Falésia d’Aval (ou La Port D’Aval) , uma grande rocha em arco ou, como diz o nome, um grande portal. Esta é imagem icônica de Étretat. Apenas percorrendo a trilha se tem a real dimensão da grandiosidade da paisagem. O caminho segue por vias demarcadas e oferece vários mirantes, além de um campo de golf com vista privilegiada. Uma das principais paradas é no Mammeporte, um arco ainda mais colossal que o D'Aval. Não será difícil percorrer o caminho, ainda assim será necessário um pouquinho de preparo físico para a subida. O trajeto total leva, ao menos, uma hora e meia. Acredite, você vai parar várias vezes para fotografar a paisagem extasiante.  

Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat

No extremo oposto da praia, está a trilha que leva ao alto da Falésia Amont. A subida exige fôlego, mas a recompensa vale todo o esforço! O início do percurso no alto da falésia é marcado pela Capela Notre-Dame de la Garde. Até este ponto é possível também chegar de carro. Para seguir a trilha, que é bem tranquila, será necessário continuar a pé. A mudança da paisagem em poucos metros de caminhada é incrível. As praias desertas entre as falésias são um convite a permanecer em Étretat por mais um dia para fazer um passeio de barco ou caiaque até cada uma das porções de praia que se formam entre as rochas. 

Normandia-etretat

Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat

Quem permanece por poucas horas em Étretat, e faz apenas um passeio de bate e volta, corre o risco de perder um dos maiores espetáculos locais. À medida que o sol se põe no mar, e ganha contornos em tons de laranja, as falésias são coloridas pelo céu. A paisagem, antes cinzenta, fica quente e parece receber uma demão de tinta. Impressionante como a paisagem sempre pode ficar ainda mais bela em Étretat. 

Normandia-etretat

Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat

Um dia em Étretat será suficiente para percorrer as duas trilhas. Porém, quem optar por passar uma noite no local terá a oportunidade de fazer o passeio também pelas praias. Quando a maré está baixa, os visitantes podem caminhar pelos arcos e visitar praias vizinhas. É importante estar atento à tábua das marés (veja mais detalhes sobre a tábua das marés em Étretat) para não correr o risco de ficar preso entre as rochas quando a água subir. Para fazer esse passeio, peça orientação no escritório de turismo local. Outras opções para quem deseja curtir o lindo mar de Étretat, especialmente no verão, são os passeios de barco e caiaque. Além da praia e das falésias, quem visita Étretat conta com bons restaurantes-alguns à beira-mar e outros com vista para as falésias. É lugar para quem curte se encantar com belas paisagens.  

Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat Normandia-etretat

Como chegar

A maneira mais prática de chegar em Étretat é de carro. A cidade está localizada a 200 km de Paris, 117 km de Caen e apenas 27 km de Le Havre. Quem desejar seguir em transporte público poderá pegar um trem até Le Havre (2h de viagem a partir de Paris) e, de lá, na Gare Routière, o ônibus LR 24 até Étretat. A viagem tem duração de 45 minutos. Para calcular o itinerário em transporte público, acesse o site Atoumod, que oferece a organização de roteiros utilizando diversos meios de transporte público. 

Onde se hospedar

As falésias de Étretat estão entre as mais lindas paisagens de toda a França. Não se deixe levar pela ideia de que ela merece apenas uma visita rápida. O ideal é permanecer no vilarejo ao menos uma noite. No primeiro dia, você poderá encarar as trilhas que passam pelo alto das falésias e, no segundo, se aventurar pelas praias, passando por dentro das passagens criadas na rocha. A cidade é bem aconchegante e pequenina, mas oferece bons hotéis. Alguns até presenteiam os viajantes com vista para a linda praia. Os hotéis estão todos concentrados em uma pequena área e em qualquer um deles o turista estará bem localizado. As diárias em Étretat têm preço médio entre EUR 50 e EUR 100.

Tudo que você precisa saber sobre Normandia!

Esse texto sobre Falésias de Etretat faz parte do guia de Normandia no Melhores Destinos

Comentários para Falésias de Etretat

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.