Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Museu de l’Armée - Palácio dos Inválidos

O Museu das Armas (Musée de l’Armée) é dedicado à história militar da França, com destaque para o túmulo de Napoleão Bonaparte. Conhecido também como Palácio dos Inválidos (Hôtel National des Invalides) ou Museu des Invalides, esse grandioso espaço faz um resgate de momentos importantes para as disputas militares francesas ao longo da história.

Museu de l’Armée - Palácio dos Inválidos

O acervo do Museu des Invalides, fundado em 1905, é composto por armaduras, uniformes, maquetes, armamentos, veículos de guerra, documentos históricos, fotografias, obras de arte e outros objetos que contam diferentes momentos das batalhas travadas pela França. As exposições estão dispostas em diversas galerias e contam as disputas em ordem cronológica.

Entre as coleções mais prestigiadas do museu, estão as armas e armaduras antigas, os pequenos modelos de artilharia e um conjunto de peças do século XIX relacionadas a Napoleão Bonaparte.

Museu de l’Armée - Palácio dos Inválidos

Os períodos de maior destaque no acervo do Museu das Armas são as batalhas de Luís XIV, a Revolução Francesa, as Guerras Revolucionárias Francesas e também a Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

Com acervo extenso e diversas salas de exposição, o Palácio dos Inválidos se torna interessante especialmente para quem gosta da temática bélica. Será preciso dedicar meio dia de passeio ao lugar para ver a maioria das exposições. Confira as peças mais importantes em valor artístico e histórico para o museu.

Túmulo de Napoleão Bonaparte

O acervo de todo o museu é interessante, mas o que leva grande parte dos turistas ao lugar é o túmulo do imperador Napoleão Bonaparte. Localizado sob uma grandiosa cúpula e cercado por túmulos de outros importantes combatentes franceses, o túmulo de Napoleão é imponente e digno da importância histórica para o país.

Museu de l’Armée - Palácio dos Inválidos

O espaço onde hoje está o túmulo de Napoleão Bonaparte — que viveu de 1769 a 1821 — foi construído em meados do século XVII, por ordem de Luís XIV, para abrigar os inválidos do exército. A imponente cúpula, na época da construção, era o maior monumento de Paris. Posteriormente, por ordem de Napoleão Bonaparte, o espaço foi dedicado finalmente a se tornar um panteão militar. Somente em 1840, o túmulo do próprio Napoleão Bonaparte foi transferido para o local e, em 1861, finalmente ganhou o grande destaque que tem hoje.

Ingresso para o Museu das Armas

  • Ingresso tarifa cheia - 14 €;
  • Ingresso tarifa reduzida - 11 €;
  • Entrada gratuita - pessoas com menos de 18 anos e moradores da União Europeia com até 25 anos;
  • O Museu das Armas faz parte do Museum Pass, passe com tarifa única que dá acesso sem fila a mais de 50 museus de Paris no período contratado. Veja mais informações sobre o Museum Pass;
  • Garanta o ingresso antecipado — com horário marcado — pelo site oficial.

Museu de l’Armée - Palácio dos Inválidos

Horário de funcionamento

  • Todos os dias, das 10h às 18h (o acesso só é permitido até meia hora antes do fechamento do museu)
  • Fechado nos dias 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro

Confira os valores, tarifas reduzidas, gratuidades e horários de acesso atualizados.

Estações do metrô mais próximas

  • Estação Invalides - Linhas 8, 13 e RER C

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Paris

Museu de l’Armée - Palácio dos Inválidos

Rue de Grenelle,129
Département de Paris
75007
https://www.musee-armee.fr/