Melhores Destinos
Rio Grande do Norte

Praia da Pipa

Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

A Praia da Pipa é um dos mais completos destinos brasileiros para quem busca passar as férias à beira-mar. O clima é de verão praticamente o ano todo, e existem praias para os mais variados gostos: com boa infraestrutura, mais isoladas, cercadas de bastante verde, falésias, com mar tranquilo e águas quentes, piscinas naturais e ondas.

Circular entre as praias de Pipa é moleza: na maré baixa, tudo pode ser feito a pé. Mas é claro que também há vans que circulam pelo vilarejo levando turistas e moradores a diversos pontos de Pipa. Uma vez lá, você certamente também fará passeios de barco, jipe, jardineira, quadriciclo ou buggy. Poderá percorrer o topo de falésias e ver os mais belos cenários do litoral sul potiguar, além de navegar em águas calmas acompanhando golfinhos e tartarugas. Tem ainda dunas para fazer sandboard, rios que encontram o mar e mirantes com vistas de tirar o fôlego.

A noite não é menos interessante em Pipa. Depois de curtir o dia em contato com a natureza, é no centrinho do vilarejo, mais especificamente nos arredores da Avenida Baía dos Golfinhos, que todos se encontram. Ali estão feirinhas e artistas de rua, lojas de roupa e artesanato, bares animados e restaurantes mais intimistas. Não importa onde você for: tudo tem seu charme neste famoso vilarejo praiano pertencente ao município de Tibau do Sul, a 80 quilômetros de Natal. 

Praia da Pipa

O que fazer na Praia da Pipa

Pipa é daqueles destinos que atendem aos desejos de todas as idades. Como poucos lugares, oferece tanto tranquilidade quanto badalação. Um destino para conhecer gente, namorar, pegar um bronze, aventurar-se, aproximar-se de animais marinhos, percorrer trilhas ou simplesmente relaxar. Confira a seguir todas as nossas dicas do que fazer na Praia da Pipa!

Curtir as belas praias de Pipa

As praias são o principal motivo que leva anualmente milhares de viajantes até Pipa. São quatro os balneários mais famosos e próximos, cada um deles com características diferentes. 

  • A Praia do Centro é a que está em frente ao vilarejo, a mais movimentada e com melhor estrutura de bares e restaurantes. 
  • A Baía dos Golfinhos tem uma extensa falésia avermelhada aos fundos e um mar tranquilo onde, não raro, aparecem os encantadores cetáceos que dão nome à praia.
  • Já a 40 minutos de caminhada do Centro, também acessível com transporte público, está a Praia do Madeiro, uma das mais verdes e extensas, que agrada tanto banhistas que curtem águas calmas quanto surfistas.
  • A quarta praia mais famosa de Pipa é a Praia do Amor, com mar mais agitado, boa estrutura de quiosques e também pertinho do vilarejo potiguar. 

Acesse o post completo sobre as praias de Pipa para saber como chegar e conhecer em detalhes cada uma delas.

Praia da PipaPraia do Centro, a mais acessível e bem estruturada de Pipa

Admirar Pipa desde os seus mirantes

As falésias e morros formam belos mirantes naturais de onde se pode contemplar a imensidão do mar e a beleza da região. O Chapadão de Pipa é um dos cartões postais do destino: uma falésia avermelhada de onde se tem uma incrível vista para a Praia do Amor. Todos os passeios que levam ao litoral sul fazem uma parada por lá, mas também é possível chegar caminhando desde o centrinho do vilarejo.

Praia da PipaPraia do Amor vista da falésia do Chapadão

O Santuário Ecológico de Pipa, situado sobre a extensa falésia da Baía dos Golfinhos, também oferece aos visitantes incríveis ângulos de observação. Ao percorrer as trilhas, chega-se a vários mirantes com vista para a Baía e para a Praia do Madeiro. Com sorte, dá ainda para ver golfinhos e tartarugas.

No centrinho do vilarejo, também há bares perfeitos para admirar a paisagem, sobretudo no pôr do sol. O mais famoso deles é o Mirante Sunset Bar, com sete mirantes espalhados sobre um dos mais altos morros de Pipa. É sem dúvida o local mais cobiçado para se curtir o fim de tarde.

Conhecer a região de jardineira, quadriciclo ou buggy

É muito gostoso passar uns dias entre as praias e o centrinho de Pipa, mas a experiência fica ainda mais rica e divertida com alguns giros pela região. O passeio de lancha para ver os golfinhos é um dos mais clássicos de Pipa. O roteiro começa na Praia do Centro e vai até a Praia do Madeiro, passando pela Baía dos Golfinhos, onde é possível observar os animais. 

Também são marca registrada de Pipa os passeios de jipe ou jardineira por todo o litoral, percorrendo as falésias e estradinhas de terra. O percurso dura um dia inteiro e passa pela falésia do Chapadão, pela Praia de Minas, por Sibaúma (com piscinas naturais na maré baixa) e Barra do Cunhaú, onde se atravessa de jangada até a Praia da Restinga. Na volta, já em direção ao norte de Pipa, há opção de fazer sandboard nas dunas de Cacimbinhas. O passeio termina com o pôr do sol na Lagoa Guaraíras.

Há ainda tours de buggy e quadriciclo com diferentes roteiros. Os de buggy podem chegar até a Baía Formosa e a Praia do Sagi, já quase na divisa com a Paraíba. Leia o post completo com todas as informações e passeios em Pipa.

Praia da PipaA bela paisagem de Sibaúma

Passear à noite pelo centrinho de Pipa

A Avenida Baía dos Golfinhos é onde tudo acontece. A principal rua do vilarejo é repleta de bares, restaurantes, lojas, feirinhas e artistas de rua. Durante o dia, quando os turistas estão nas praias, o centrinho costuma ser mais do que calmo, com muitos estabelecimentos fechados. 

À noite, no entanto, o cenário muda completamente: movimento por todos os cantos, com cenários lindos para fotos, como é o caso da Vila Mangueira (também conhecida como Vilarejo Grego) e da Rua do Céu. Ótima oportunidade para fazer comprinhas de viagem, com muitas opções de lembrancinhas, roupas e também artigos de praia.

Praia da PipaO "Vilarejo Grego" é um dos pontos mais charmosos de Pipa

Escolher uma boa pousada ou hotel em Pipa

Selecionar uma boa pousada em Pipa certamente será sinônimo de conforto e economia de tempo. Estando bem localizado, você poderá fazer boa parte das atividades caminhando. De dia, o acesso de uma praia a outra pode ser feito pela areia (atente-se para a Tábua de Marés). À noite, estar próximo à Avenida dos Golfinhos garante programas mais animados, com muitas possibilidade de restaurantes, bares e lojas. Confira a seguir algumas das hospedagens mais reservadas e bem avaliadas pelos viajantes.

HOTEL NOTA LINK
Hotel Sombra e Água Fresca 9.6 Ver preços
Pousada Waikiki Boutique 9.1 Ver preços
Pousada Arriba Pipa 9.1 Ver preços
Pipa Lagoa Hotel 9.0 Ver preços
Lagarto Na Banana Hostel 9.0 Ver preços
Solar Pipa - Solar da Gameleira Flats 8.9 Ver preços
Hotel Tibau Lagoa 8.9 Ver preços
Pousada Mar e Sol 8.7 Ver preços
Pousada Mediterrânea 8.7 Ver preços
Sun Bay Pipa Hotéis 8.3 Ver preços
Pesquisar passagens aéreas

Se preferir ler mais sobre as acomodações, veja nossas dicas sobre onde ficar em Pipa.

Praia da Pipa

Provar os melhores restaurantes de Pipa

Pipa é daqueles destinos com cara de férias; praia de dia e charmosos e deliciosos bares e restaurantes para curtir à noite. A maior parte dos estabelecimentos está no Centro do vilarejo e pode ser acessada em um passeio a pé (caso esteja hospedado próximo à Praia do Centro). 

No cardápio estão muitos peixes e frutos do mar, com temperos e preparos regionais. As opções gastronômicas em Pipa, no entanto, vão além. Existem diversos restaurantes com inspirações italiana, francesa, tailandesa, japonesa, mexicana e por aí vai. Alguns dos que mais gostamos e recomendamos são: Chez Marilia, Sofi Bistrô, Jerimum, Wattana Cozinha Tailandesa e o Espaço Lampião.

Ao longo do dia, os restaurantes do Centro costumam estar fechados. É a vez de fazer refeições ou provar petiscos à beira-mar, como o Orishas, Caxangá e o Pipa Beach Cub, todos na Praia do Centro.

Aproveitar a vida noturna em Pipa

Pipa é divertida para todos os públicos. À noite, a Avenida Baía dos Golfinhos fica tomada de moradores e turistas. É quando bares, restaurantes e lojas estão a pleno funcionamento; o melhor momento do dia para curtir o centrinho, fazer compras e aproveitar os estabelecimentos com música ao vivo. Um deles, com uma das mais bela vistas da Praia da Pipa, é o Mirante Sunset Bar, que na alta temporada costuma ir noite adentro com bandas ao vivo e muita dança. Também é famoso o Forró com Chico, que promete e entrega muita dança.

Praia da PipaMirante Sunset Bar, um dos mais badalados bares de Pipa