Quando ir ao Recife

Recife é uma cidade que recebe turistas a passeio e a negócios o ano inteiro, mas o fluxo de visitantes é muito mais intenso no verão. É nesse período que as praias ficam cheias; as águas, mais quentinhas; e os pontos turísticos, lotados de visitantes.  

O verão é a época mais seca, de médias na casa dos 28ºC, enquanto o inverno é mais chuvoso e registra médias de temperatura em torno dos 25ºC. O calor é constante o ano inteiro, não havendo uma oscilação muito perceptível em relação à temperatura - o que se pode perceber com facilidade é que, enquanto o verão é a época mais seca, o inverno é chuvoso. Portanto, o inverno não é uma estação muito indicada para viajar, pois a chuva pode atrapalhar passeios ao ar livre e os tão desejados dias na frente do mar. 

Final de dezembro, janeiro, Carnaval e julho são períodos de alta temporada. Para quem tem flexibilidade e pode programar a viagem, recomendamos os meses alternativos - como março, setembro, abril e novembro - quando os valores de hotéis e passagens não são tão altos e, ao mesmo tempo, não há tanto risco de chuvas. 

O réveillon organizado pela Prefeitura do Recife reúne artistas pernambucanos e de outros estados brasileiros e oferece shows gratuitos para recifenses e visitantes. Todos os anos há queima de fogos na praia e shows musicais. 

Carnaval
O Carnaval é celebrado em grande estilo tanto no Recife quanto em Olinda e quem viaja nesse período precisa se programar. Reservar um hotel com antecedência faz parte do planejamento básico do folião que não quer pagar valores estratosféricos. 

O Carnaval de Olinda é mundialmente conhecido pelos bonecos gigantes, que a cada ano ganham o rosto de novas personalidades. Nas ladeiras do centro histórico, bonecos como o Homem da Meia-Noite, que abre o sábado de Zé Pereira, e a Mulher do Dia fazem a alegria dos turistas que participam de blocos e pulam nos ritmos do frevo e do maracatu. No Recife, o destaque fica por conta do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo. A capital pernambucana é famosa por oferecer espaço para diversas culturas e manifestações populares: escolas de samba, blocos, maracatus, agremiações de Olinda e shows de artistas diversos fazem parte do Carnaval Multicultural. 

O grande barato, literalmente, do Carnaval pernambucano, é que, diferentemente de outras cidades brasileiras, não é preciso pagar para se divertir. Trata-se de um Carnaval democrático, popular, sem crenças ou idades definidos - é uma festa de todos. 

Tudo que você precisa saber sobre Recife!

Esse texto sobre Quando ir ao Recife faz parte do guia de Recife no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir ao Recife

  • Gatoprovocativo Luciana Ângelo há mais de 3 anos

    Bom, para mim, a melhor época para visitar o local é no Carnaval e nas férias de junho. Mas digo isso, porque gosto da cultura deles, aquele arraial, ritmo de festa junina. O movimento, nessa época é muito, então para quem gosta, já recomendo, que se vá em outra época, por exemplo, em novembro ou maio. Nesse período as águas estão mais claras, a praia mais vazia, porém sempre, com aconchego, do povo.
    No mais, dá uma olhadinha no carnaval de Olinda, por esse site: http://www.fcnoticias.com.br/populacao-de-olinda/.
    Ele mostra um pouquinho de cada coisa.

    Há, já ia me esquecendo, fiquem atentos ao clima do local que forem visitar, pois entre os meses de junho e julho, lá chove bastante.

  • 3mv3x Tarcísio Medeiros há quase 3 anos

    Como nativo da cidade, digo que depende muito da época e o que se busca na cidade.
    Dezembro, Janeiro e Fevereiro são meses de férias e de verão, portanto é o período com mais gente. Se seu objetivo é algo mais social ou aproveitar férias, é melhor ir neste período. Carnaval é algo a parte, e muitas coisas fecham durante este período. Portanto recomendaria ou pegar alguns dias fora do período do carnaval (antes ou depois) ou escolher outra data, pois fora da zona de carnaval, a cidade fica bem deserta nesses dias. O São João é bom, mas recomendaria ir pra Caruaru e não o Recife. Como a distância é de apenas 120km dá pra fazer os dois, mas junho já está no período de chuvas, e CHOVE MUITO, então não recomendo ir nas férias de julho. Já a partir de setembro volta a chover menos, e as temperaturas chegam a diminuir um pouco em alguns dias.

  • Missing UILSON há mais de 1 ano

    Boa tarde.
    Querido
    Tarcísio Medeiros, estou de férias em Junho/16 e já estou com chegada marcada para 04/06 e fico até dia 11 esse mês de Junho gostuma chuver muito na cidade. abraços muito obrigado atencipadamente. Uilson

  • Dc43p Arthur Lins há mais de 1 ano

    Gente, inclui aí o mês de junho, principalmente no feriado de São João... é a MELHOR época do ano. Uma festa super cultural aqui, com apresentação de quadrilhas, arraiás, e a culinária típica que é sensacional.. Dá a dica de ir pra Caruaru no feriado, que é uma cidade do interior, bem desenvolvida onde acontece o maior melhor são joão do Brasil! Em caruaru pode-se visitar o museu de Luiz gonzaga, entre tantas outras coisas... é muito bom!

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.