Praias do Recife
As praias do Recife são um oásis a alguns passos do trânsito intenso e da correria da cidade. Elas se concentram na zona sul da capital pernambucana, são praias urbanas de fácil acesso, com um mar clarinho de temperatura agradável. Mas também encabeçam a lista de ataques de tubarões no Brasil, aqui falamos sobre as causas e a forma de se precaver.
Confira aqui os 5 hotéis no Recife mais reservados por nossos leitores:
Nesse post, trazemos os detalhes das duas praias recifenses, Praia de Boa Viagem e Praia do Pina, citando ainda a Praia de Brasília Teimosa, que, já adianto, não tem muito apelo para o turista. Também trazemos praias populares de cidades próximas, para quem está disposto a percorrer alguns quilômetros a mais em busca de sombra e água fresca. Vem?

Reserve passeios de bate-volta a partir de Recife
- Excursão à Praia de Carneiros
- Excursão a Porto de Galinhas
- Excursão a Maragogi
- Excursão às praias de Santo Agostinho
- Excursão a Igarassu e Itamaracá
Praias de Recife: o que saber antes de ir
Praia de Boa Viagem
Você lembra da moça bonita da Praia de Boa Viagem? O hit de Alceu Valença é só uma evidência de que essa é a praia mais famosa da cidade, um grande cartão-postal.
Boa Viagem se caracteriza pela extensão (são cerca de 8km), por ter uma ótima estrutura para turistas e por formar piscinas naturais na maré baixa. A praia possui quiosques padronizados, barracas de bebidas e lanches e um calçadão bem movimentado, com ciclovia.
Em algumas partes, o mar chega perto da Avenida Boa Viagem, há contenções de pedras para evitar o avanço na maré cheia. Mas também tem um extenso trecho de orla com faixa de areia maior, especialmente a partir do cruzamento com a Rua Ernesto de Paula Santos em direção ao Norte. Ali tem até espaço para cancha de futevôlei e outros esportes.

Grande parte dos hotéis fica também em Boa Viagem, garantindo proximidade e facilidade para chegar à praia. Eu me hospedei três dias no Hotel Atlante Plaza, bem localizado na Avenida Boa Viagem, à beira-mar, com quartos muito confortáveis e um café da manhã fartíssimo (ô, saudade!). Seguem mais algumas sugestões:
A Praia de Boa Viagem é caracterizada por arrecifes naturais ao mesmo tempo finos e extensos que ajudam a formar piscinas naturais na maré baixa, com água cristalina e calminha. Mas, na maré alta, as rochas ficam submersas, o mar avança com mais força e come boa parte da faixa de areia.
Arrecifes formam piscinas naturais à beira-mar
Em áreas abertas, evite o banho, em qualquer maré. Eu sei que vai ser tentador, e que provavelmente vai ter gente dentro da água. Mas o seguro morreu de velho, certo?
Aqui, tem gente se arriscando na maré alta, quando os recifes "somem" debaixo d'águaAlém da praia, o bairro de Boa Viagem espaços de compras (seja no enorme Shopping Recife ou na simpática Feirinha de Boa Viagem) e conta com um moderno centro cultural projetado por Oscar Niemeyer — vale ficar de olho na programação de teatro e shows musicais do Parque Dona Lindu. A gente traz mais fotos da região e sugestões de restaurantes neste post.
Praia do Pina
A Praia do Pina também fica na Zona Sul de Recife, é contígua de Boa Viagem. É uma praia urbana, mas com edifícios mais baixos do que a vizinha ilustre. Boa parte da orla é separada da cidade por dunas e mesmo algumas árvores.

A faixa de areia é mais larga, especialmente na ponta norte, onde a Avenida Antonio de Góes alcança a beira-mar e se transforma em Avenida Boa Viagem. Essa área espaçosa é o point, o trecho mais movimentado da praia.
A praia do Pina até tem arrecifes, mas de forma mais irregular que em Boa Viagem, o que acaba favorecendo os ataques de tubarões. As ondas costumam ser de fracas a moderadas, mas isso varia bastante conforme a maré e o trecho da praia.

Conta com quiosques e barracas para quem está na faixa de areia, mas também há restaurantes e bares interessantes na Avenida Boa Viagem. Dois tradicionais são o restaurante de de comida portuguesa Tasquinha do Tio e o Entre Amigos Praia (foto), com frutos do mar e pratos brasileiros.

A Praia do Pina tem um grande calçadão com quadras esportivas, que estava passando por obras de requalificação quando eu visitei. E outro ponto positivo é que, perto da Praia do Pina, fica o RioMar, melhor shopping de Pernambuco, o maior do Nordeste.
É recomendo ter cuidados relacionados a assaltos e furtos. Vi mais relatos de insegurança na Praia do Pina, mas isso vale para toda região metropolitana de Recife, infelizmente.
Praia de Brasília Teimosa e Buraco da Véia
Entre a Praia da Pina e a região do porto de Recife, há um trecho de orla chamado Praia de Brasília Teimosa. Localizada junto à comunidade de mesmo nome, um bairro pobre que resistiu à especulação imobiliária, a praia é frequentada basicamente por locais, não é um destino comum entre turistas.
A maior parte da orla fica colada na Avenida Brasília Formosa — a mesma que leva até o Parque de Esculturas Francisco Brennand. O mar costuma ser mais agitado e nem sempre é indicado para banho.
O trecho mais usado para banho é o chamado Buraco da Véia, perto da foz do Rio Capibaribe. Ali tem uma espécie de piscina natural mais funda, formada entre os arrecifes quando a maré está baixa. O nome popular vem justamente do “buraco” que se forma no meio das pedras, onde a água fica acumulada e mais profunda do que nas outras piscinas naturais da orla.
Esse ponto enche de guarda-sóis e fica bem movimentado, especialmente na maré baixa. Mas também foge da rota turística de Recife.

Praias na região de Recife (em cidades próximas)
Como você viu, a cidade do Recife em si não tem tantas praias, sendo muito frequente que os moradores da capital optem por deixá-la aos finais de semana para seguir rumo ao litoral norte ou sul de Pernambuco. Em Olinda, as praias também não são muito legais para banho, devido à qualidade da água e à agitação do mar. Recentemente, um surfista foi atacado por tubarão lá também.
Mas deixa eu sugerir algumas praias que podem ser conhecidas a partir de um bate-volta. Se você for até as praias de Ipojuca, vale muito se hospedar por lá, veja nosso post de onde ficar em Porto de Galinhas. De Recife, rola até mesmo de ir para praias de Alagoas (veja esse passeio de um dia para Maragogi)
- Praia de Maria Farinha: a cerca de 25km ao Norte do Recife, tem águas claras e calmas, bastante utilizadas para praticar esportes. Ela pertence à Paulista e fica numa área onde há água salgada e doce, do Rio Timbó. Já foram capturados tubarões por lá, mas é considerada mais segura que Recife.
- Praia de Piedade: basicamente a continuação da Praia de Boa Viagem em direção ao Sul, embora pertença ao município de Jaboatão dos Guararapes. É uma praia urbana, de fácil acesso e cercada por edifícios residenciais. Mas é considerada um dos pontos mais perigosos do litoral pernambucano, com relação a tubarões.
- Praia de Calhetas: é a mais famosa da cidade do Cabo de Santo Agostinho, pouco mais de 40km ao sul de Recife. Pequena, cercada por rochas e morros cobertos de vegetação, ela fica em uma enseada de águas calmas e transparentes. Seu contorno lembra a um coração, se vista de cima. Não há registros de ataques de tubarões
- Praia de Muro Alto: A praia de Muro Alto é uma das mais famosas da região de Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca, em razão de sua piscina natural de mais de 2 km de extensão. Com um mar calmo e azul clarinho, ela é cercada por alguns dos resorts e condomínios mais luxuosos de Pernambuco. Está a cerca de 60 km ao sul de Recife e não tem registros de ataques de tubarão.
- Praia de Porto de Galinhas: com água cristalina e calminha, é a a praia da Vila de Porto de Galinhas, onde ficam o comércio, boa parte dos restaurantes e as famosas piscinas naturais. Mas já vou alertando para quem prima por sossego: é a parte mais movimentada da região. Também fica em Ipojuca, a a cerca de 60 km ao sul de Recife e não tem registros de ataques de tubarão. Veja quanto custa um passeio de um dia.
- Praia de Maracaípe: praia com ondas da região de Porto, amada por jovens e surfistas. Tem uma pegada mais simples e deliciosa, meio roots mesmo, sabe? É uma enseada de três quilômetros de extensão com alguns quiosques de comida no centro, e é cercada pelo famoso coqueiral de Maracaípe. Fica 65km ao sul de Recife e não tem registros de ataques de tubarão.
- Praia dos Carneiros: Reconhecida como uma das praias mais bonitas do Brasil, fica a 100 km de Recife e não tem registros de ataques de tubarão. É o lugar perfeito para relaxar e curtir um cenário paradisíaco, cercado por um mar lindo, cheio de piscinas naturais e com a igrejinha à beira-mar que é um símbolo do lugar. Veja os valores de excursão.
Praia de Muro Alto, na região de Porto de Galinhas
Tubarões em Recife: a causa dos ataques e como se precaver
A presença de tubarões na região metropolitana de Pernambuco se deve a alguns fatores, como a existência de um canal, ou seja, uma área de águas mais profundas que permite que os animais fiquem mais próximos da praia, e à degradação ambiental da costa, que leva o animal a ficar mais tempo na região buscando alimento.
Especialistas apontam que houve um desequilíbrio ambiental a partir da construção do Porto de Suape nos anos 1980, alterando o habitat. Sim, se o banho é limitado em Recife, é culpa do homem.

Eu sou muito medrosa e acabei entrando só com o pezinho no mar de Boa Viagem, só para fazer fotos e atestar que é mesmo uma delícia, entre fresca e morninha. Mas muita gente cria estratégias para conseguir se banhar sem correr muito risco.
A principal tática é entrar apenas nas piscinas naturais, ou seja, nas áreas protegidas por arrecifes durante a maré baixa. Vale ficar de olho na tábua de marés, escolher a época certa do mês (preferencialmente luas cheia ou nova, que têm marés mais extremas — a maré alta fica mais alta e a maré baixa fica mais baixa) e ir para a praia na hora em que a água estiver mais rasa.

Quando eu visitei, a maré baixa ocorria pouco depois de amanhecer. E para minha surpresa tinha uma galera atirada na piscina natural perto da Rua Ribeiro de Brito, ainda nem era 7h. Nesse post, a gente ensina a usar a tábua de marés.
Em áreas abertas, evite o banho, em qualquer maré, e evite entrar no mar se a água estiver turva. E muito importante: fique atento às placas. Elas existem porque há histórico de ataques na região assinalada. Não ignore os avisos, mesmo que o mar pareça calmo.
Na Região Metropolitana de Recife, evite o banho:
- Em área de mar aberto
- No periodo de maré alta
- Em águas profundas
- Em águas turvas
- Se estiver sozinho ou alcoolizado
- Em áreas com placas que desaconselham o banho
Jéssica Weber
Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.