Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Praia de Boa Viagem

A Praia de Boa Viagem é a mais famosa de Recife, localizada no bairro nobre de mesmo nome. A paisagem é marcada pela fileira de edifícios altos à beira-mar, tem um calçadão movimentado, ciclovia, quiosques padronizados e um mar clarinho, que muda bastante de acordo com a maré. É super convidativo, mas tem um triste histórico de ataques de tubarão. 

Praia de Boa Viagem

Além da praia, o bairro de Boa Viagem tem bons restaurantes, espaços de compras (seja no enorme Shopping Recife ou na simpática Feirinha de Boa Viagem) e conta com um moderno centro cultural projetado por Oscar Niemeyer — vale ficar de olho na programação de teatro e shows musicais do Parque Dona Lindu

É o bairro favorito dos turistas para se hospedar na capital pernambucana, reunindo alguns dos melhores hotéis da cidade. Antes de mais nada, deixa a gente sugerir alguns:

Boa Viagem fica na zona sul da capital pernambucana e é um dos bairros mais próximos ao Aeroporto de Recife/Guararapes. Percorrendo menos de 3km, você já está na beira do mar, acredita? Por estar em uma área totalmente urbana, o acesso à praia é simples, seja de carro, transporte público, aplicativo ou até a pé para quem está hospedado na região.

Nesse post, a gente te dá as melhores dicas para aproveitar essa região linda. Para fazer seu roteiro, recomendo fortemente colocar La belle de jour para tocar ir entrando no clima. Eu não preciso de meio motivo pra ouvir Alceu Valença, então já dei o play por aqui. 

"Eu lembro da moça bonita da praia de Boa Viagem, e a moça no meio da tarde de um domingo azul..."

Boa Viagem: a praia e estrutura à beira-mar

A Praia de Boa Viagem é enorme, tem aproximadamente 8km de extensão. Em algumas partes, o mar chega perto da Avenida Boa Viagem, há contenções de pedras para evitar o avanço na maré cheia. Mas também tem um extenso trecho de orla com faixa de areia maior, especialmente a partir do cruzamento com a Rua Ernesto de Paula Santos em direção ao Norte. 

Nessa área, tem espaço para cancha de futevôlei e outros esportes, barraqueiros ou quiosqueiros oferecem lanches, bebidas e instalam guarda-sóis e cadeiras para os clientes. Os que eu conversei cobravam apenas pela consumação. Mas cheque direitinho como funciona e, se for o caso, combine os valores antes de sentar. 

A Praia de Boa Viagem é caracterizada por arrecifes naturais ao mesmo tempo finos e extensos que ajudam a formar piscinas naturais na maré baixa, com água cristalina e calminha. Mas, na maré alta, as rochas ficam submersas, o mar avança com mais força e come boa parte da faixa de areia. 

Praia de Boa Viagem

É importante saber disso até mesmo para falar sobre eles, os tubarões. Os recifenses chegam a fazer chaveiros e outros souvenirs com o bicho desenhado, prometendo que "na próxima ele te pega". Mas não é brincadeira, não, Boa Viagem é uma das praias com mais ataques no Brasil. Impactos da construção do Porto de Suape em Pernambuco estão entre os motivos para que eles circulem tão perto da orla na região metropolitana — sim, a culpa é do homem.

Praia de Boa Viagem

Eu sou medrosa e acabei entrando só com o pezinho no mar de Boa Viagem, só para fazer fotos e atestar que é mesmo uma delícia, entre fresca e morninha. Mas muita gente cria estratégias para conseguir se banhar sem correr muito risco. 

A principal tática é entrar apenas nas piscinas naturais, ou seja, nas áreas protegidas por arrecifes durante a maré baixa. É necessário ficar de olho na tábua de marés, escolher a época certa do mês ((preferencialmente luas cheia ou nova, que tem marés mais extremas: a maré alta fica mais alta e a maré baixa fica mais baixa) e ir para a praia na hora em que a água estiver mais rasa. 

Quando eu visitei, a maré baixa era pouco depois de amanhecer. E para minha surpresa tinha uma galera atirada na piscina natural perto da Rua Ribeiro de Brito, ainda nem era 7h. Nesse post, a gente ensina a usar a tábua de marés. 

Praia de Boa ViagemEm áreas abertas, evite o banho, em qualquer maré. E fique atento às placas. Elas existem porque há histórico de ataques na região assinalada. Não ignore os avisos, mesmo que o mar pareça calmo.

Além dos tubarões, também é necessário ficar atento à possibilidade de furtos e assaltos, tanto na praia quanto no calçadão. Até tem câmeras e vi policiais em diferentes pontos, mas, infelizmente, no Recife não dá para bobear. 

Bares e Restaurantes em Boa Viagem

Infelizmente, não tem muitos restaurantes à beira-mar em Boa Viagem. A maioria dos prédios na Avenida de Boa Viagem são residenciais mesmo. 

Em direção à Praia do Pina que tem boas opções na avenida beira-mar, tipo o Tasquinha do Tio, um restaurante português muito gostoso e com ambiente elegante. Além dos pratos de bacalhau, tem diferentes pratos de filé, sanduíches e frutos do mar. Para a minha surpresa, tinha até canja de galinha — e foi o que eu pedi porque minha barriga estava o ó. O Entre Amigos Praia é outro, o menu tem forte foco em frutos do mar e pratos brasileiros. Ele até que tem vista legal para a praia, a varanda é um lugar gostoso para um encontro com amigos, como sugere o nome. 

Em Boa Viagem mesmo, os restaurantes se espalham por ruas e avenidas dentro do bairro. Um que eu queria voltar dez vezes é o Parraxaxá, na Avenida Fernando Simões Barbosa. É um bufezão enorme de comida nordestina, a quilo. Dá para experimentar várias coisinhas diferentes sem gastar tanto — se você for moderado, é claro. Minha tática é ver o bufê inteiro antes de começar a me servir para não pegar mais que o necessário.

Praia de Boa Viagem

Lá você encontra pratos como baião de dois, arrumadinho, sarapatel, uns pratos de peixe (quando eu fui, tinha posta de cambuçu ao molho de coco), e também coisas menos exóticas, tipo salada e filé de frango. 

Mas o que ganhou meu coração foi a seção de sobremesas, se tiver pudim de rapadura come por mim, que aquilo estava divino! Também tinha brigadeiro de cachaça, rapadura batida, pudim de queijo, canjica, quebra queixo, queijadinha, bolo de rapadura e por aí vai. 

Para quem quer ter várias alternativas em um lugar só, o Shopping Recife é a solução. Conta com cerca de 90 operações de alimentação, entre espaços na praça de alimentação e restaurantes como Outback e Coco Bambu. É bastante coisa. 

Praia de Boa Viagem

Já eu não sou muito fã de comer em shopping, prefiro mil vezes comer um bom lanche na Feirinha de Boa Viagem. Tem a parte de artesanatos/presentes e a de comidas, onde encontrei tapioca, pastel, acarajé, castanha de caju, bolo de rolo e tortas diversas (maracujá, bannoffe, Óreo e uma coberta por morangos com um nome curioso, Boca de Confusão). Eu me refresquei com um copão de caldo de cana espremido na hora.

Praia de Boa Viagem

Nesse canto, também tem lanchonetes fixas, de cachorro quente, pastel, hambúrguer, e uma pizzaria chamada Billy Hot que faz pizzas no forno à lenha na hora. Vendia fatias para comer por ali, de pé, ou levar para casa. Eu experimentei a portuguesa, é daquelas pizzas bem recheadas, eu adorei. 

Praia de Boa Viagem

Se a ideia é comer um hambúrguer enquanto prova vários tipos de chopes e cervejas artesanais, a dica é o BeerDock. O lugar é bem despojado, com ambiente mais escuro de pub dentro e várias mesas ao ar livre. 

Eu falei de hambúrguer, mas o tamanho do cardápio de petiscos é impressionante também, de torresmo e croquete a burrata e carpaccio, passando por carne de sol e costelinha barbecue. E tem música ao vivo quase todo dia, veja a programação. Foca mais em rock e pop, mas pode ter outros ritmos também.  

Se você quer uma pegada mais boteco mesmo, a Cia do Chopp na Avenida Conselheiro Aguiar tem o feliz o slogan: "Desde 1984, boteco para beber, comer e ser feliz". E atravessando a rua, você encontra o Barchef Boteco, com cerveja gelada, drinks e uma petiscagem bonita demais. Eu imaginei que era mais raiz, mas os pratos com frutos do mar parecem obras de arte, pela apresentação. Ah, e vale dar um confere na programação musical.

Outra dica é o Manhattan, que mistura música e gastronomia. A casa tem programação variada, que inclui shows musicais de diversos artistas, peças teatrais, noites dançantes, entre outros eventos. Vai gente de várias idades, inclusive quer ficar sentado confortavelmente. O valor da entrada varia de acordo com a programação do dia. Mais detalhes podem ser conferidos no site oficial

Agora, se você é jovem e quer balada mesmo, tem a Lux Night Life Hub, na Avenida Conselheiro Aguiar. Tem iluminação imersiva e um palco central, e bares bem distribuídos que facilitam o acesso a diferentes opções de bebidas. Veja a programação.

Hotéis em Boa Viagem

A gente já trouxe a listinha de hotéis de Boa Viagem lá no começo do post, mas acho que vale descrever melhor os hotéis mais famosos do bairro.

Eu me hospedei três dias no Hotel Atlante Plaza, bem localizado na Avenida Boa Viagem, à beira-mar. O meu quarto era grande e confortável, mas o grande destaque do hotel, para mim, foi o café da manhã. O bufê era super completo, com pães, frutas, e alguns pratos bem regionais, como bolo de rolo, bolo souza leão, carne de sol com inhame. Mas ainda tinha ilhas com pratos feitos na hora, de tapiocas a croissants enormes recheados, e tinha dia de smoothies. As opções mudam a cada dia da semana, impossível enjoar. 

Praia de Boa Viagem

O hotel conta ainda com academia, spa e uma piscina no terraço. Ela não é muito grande, mas tem uma vista interessante. A área tem parapeitos mais altos, mas mesmo assim, pode ter bastante vento. O lobby é bonito, tem um bar com vista parcial para a praia. E volta e meia tem um pianista tocando por ali, ou outro músico com uma pegada mais clássica. 

Outro hotel famoso de Boa Viagem é o Radisson Recife, que fica quase na divisa com a Praia do Pina, área bem nobre também. Situado à beira-mar, o Radisson Recife oferece piscina, academia e sauna, apartamentos com varandas privativas e todos com vista para o mar. Tem um restaurante (Nabuco) focado em culinária internacional e serviço de quarto. 

Se você não se importa em ficar um pouco mais afastado do mar (uns 400m), o Mar Hotel Conventions é uma alternativa super bem avaliada e se vende como o hotel mais completo de Recife. Tem piscinas, academia, restaurante, bar e muitos quartos: são 380 acomodações, pensadas nos hóspedes que viajam a lazer ou a negócios (rolam muitos eventos por lá).

Veja as dicas completas no post onde ficar em Recife

Praia de Boa Viagem

Boa Viagem
Recife