Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Pernambuco

Recife

Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Recife é alegre e agitada como um frevo. A capital pernambucana tem praia, tem carnaval, tem história, tem arte, tem comida boa (saudades bolo de rolo), tem trânsito também — é um dos maiores centros urbanos do Nordeste, as mazelas vem junto. É uma cidade feita por gente orgulhosa de suas origens e da sua cultura, que faz a gente se despedir com o coração cheinho.

Nesse guia, você vai encontrar as melhores e mais completas dicas para sua viagem. Dá o play em La belle de jour do Alceu e se prepara para um romance com Recife. 

Recife, a bela capital pernambucana

Urbana e viva, a capital pernambucana é de uma geografia ímpar. Ilhas, pontes, canais e casarões antigos incrementam o visual da chamada "Veneza brasileira", onde o calor ajuda a ditar o ritmo de vida local. Para melhorar, o mar é pano de fundo dessa metrópole de 1,6 milhão de habitantes.

A praia de Boa Viagem, que fica no bairro homônimo, chama atenção pelas águas que ora estão verdes, ora azuis-esverdeadas, e pelas piscinas naturais formadas na maré baixa. Também é conhecida pelos tubarões. Veja as dicas de como se precaver de ataques no post 9 coisas que você precisa saber antes de viajar a Recife

RecifePraia de Boa Viagem

Quanto a furtos e assaltos, tome cuidados semelhantes aos que teria no Rio e em SP. Evite ostentar celular, câmera, joias ou relógios chamativos na rua. Vale para qualquer época do ano, mas no Carnaval, a atenção precisa ser redobrada. 

Saindo da areia, o Recife Antigo te convida a dar um rolezinho pela história — bota mais de quatro séculos na conta, com influências de portugueses, holandeses e povos africanos — e vale à pena demais dar uma chance a alguns dos seus museus e centros culturais. Se você quer o fervo do Carnaval, vai encontrar palcos com shows gratuitos espalhados pela cidade e o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco do mundo!

Olinda fica a apenas 7 km, é inadmissível não percorrer suas ladeiras cobertas por um casario colorido único. A capital pernambucana ainda é a porta de entrada para alguns dos destinos brasileiros mais famosos, como Porto de Galinhas (a 50km), Praia de Carneiros (a 95km), até mesmo Maragogi (130km), praia alagoana que fica no meio do caminho entre Maceió e Recife. Emendar alguns desses destinos de praia vai elevar suas férias. 

Se locomover na cidade é fácil, a capital pernambucana tem Uber e outros aplicativos, boa oferta de táxis, locadoras de carro, ônibus, três linhas de metrô, até bikes compartilhadas tem. Mas a cidade é grande, o trânsito é intenso, o transporte público tem vários problemas, então, sim, o meio de locomoção é uma questão a levar em consideração no planejamento da viagem. Leia todas as dicas sobre transportes no Recife

Para atualizar esse guia, em setembro de 2025, eu passei cinco dias e seis noites bem turistados no Recife (com o artigo masculino mesmo, do jeito que os pernambucanos falam), e voltei com as melhores dicas para você. Mas se você tiver um feriadão, ou seja, uns 3 dias, vai curtir bastante e ver muita coisa legal também. Essa página aqui é só a pontinha do iceberg, clique nos links para ter as informações completas. 

Quando ir ao Recife

O calor dura o ano inteiro em Recife, o que muda é a questão das chuvas. O verão é a época mais seca, enquanto o inverno é o período com mais precipitações. A chuva pode atrapalhar passeios ao ar livre e os tão desejados dias na frente do mar, mas se você não se importa com isso, pode economizar na baixa temporada. 

Para fazer passeios e pegar praia na região sem gastar tanto, de setembro até o começo de dezembro tende a ser uma boa janela. Foge da alta temporada e, em tese, não chove muito. Mas assim: Recife tem coisa massa para fazer independentemente das condições climáticas. 

Veja a tabela do clima e tire todas as suas dúvidas no post quando ir ao Recife

RecifeFeirinha da Rua Bom Jesus, no Recife Antigo

Como chegar ao Recife

A melhor forma de chegar ao Recife para quem mora fora do Nordeste é através do Aeroporto de Recife (REC). O maior terminal aeroportuário de Pernambuco e o mais movimentado do Nordeste fica super super bem localizado, do ladinho de Boa Viagem e a 11 km do centro da cidade. Recebe voos diretos da maioria das capitais brasileiras. 

A gente explica tudo mastigadinho e dá também alternativas para os nordestinos no post como chegar ao Recife. E se você ainda não tem, baixe o app do Melhores Destinos para ser notificados de todas as promoções que encontramos.

Recife

Hotel no Recife 

A maioria dos hotéis se concentra no trecho entre Boa Viagem e Pina, sendo a primeira a escolha preferida dos turistas. Além de ser a melhor praia da cidade, Boa Viagem tem ótimos restaurantes, bares, shopping e feirinha. É um bairro bem moderno e desenvolvido, e fica do lado do aeroporto. 

Mas recentemente, também abriu um excelente hotel no complexo Porto Novo Recife, pertinho do centro e do Recife Antigo. O Novotel Recife Marina foi inaugurado em 2024. A decoração é lindíssima, o café da manhã, um dos melhores que já comi em hotel e a piscina no rooftop tem borda infinita com vista para o mar. 

RecifeNovotel Recife Marina

A gente traz o relato completo e várias outras dicas no post onde ficar em Recife

O que fazer no Recife

Visitar o Recife Antigo

É o centro histórico e cultural da cidade, reúne a maioria dos pontos turísticos de Recife. Mas, chegando cedo, dá para conhecer a região em um um dia, combinando passeios a pé, museus, restaurantes e momentos à beira do estuário do Rio Capibaribe. Se você puder encaixar esse roteiro num domingo, é o dia mais animado, quando rola a enorme feira da Rua de Bom Jesus. Você lê a matéria completa com todas as dicas neste link

RecifeParque de Esculturas Francisco Brennand

Pegar uma prainha

A paisagem é marcada pela fileira de edifícios altos à beira-mar, tem um calçadão movimentado, ciclovia, quiosques padronizados e um mar clarinho, que forma piscinas naturais na maré baixa. É super convidativo, mas lembre que teve 24 casos de ataque de tubarão desde o começo do controle, em 1992. Se for entrar na água, tem que ter cuidados — a gente explica direitinho aqui

Considere fazer um bate-volta a praias em vilarejos turísticos próximos, onde não tem registros de ataques de tubarão. Dá para fazer um bate-volta ou quem sabe pegar uns dias para relaxar e curtir bem o mar. Saiba mais sobre elas no post praias do Recife e veja opções mais seguras no post de atrações próximas. 

RecifePraia de Boa Viagem

Conhecer Olinda

Foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, muito por causa da arquitetura religiosa dos séculos 16 e 17. Mas Olinda vai tão além dos altares: é frevo na rua, é tapioca feita na hora, é lar do Alceu Valença. Sem falar do Carnaval. Nesse post, você encontra todas as dicas para visitar Olinda. 

Recife

Ver pontos turísticos do centro: 

Na Praça da República, você encontra o Palácio do Campo das Princesas (sede do governo estadual), o majestoso Teatro de Santa Isabel (vale ficar de olho na programação de espetáculos) e o Palácio da Justiça. Vai estar a poucos passos da Ponte Princesa Isabel e o famoso casario da Rua Aurora ao fundo. Não tem muita coisa para fazer ali, mas acaba sendo um cartão-postal da cidade. Também tem outros pontos turísticos e experiências no centro, especialmente nos bairros São José e Santo Antonio:

Conhecer os centros culturais da Várzea 

A região da várzea fica um pouco mais afastada do centro e de Boa Viagem, mas tem duas atrações incríveis, que eu amei visitar. Só atente que o ingresso é mais caro que dos demais museus da cidade. 

RecifeOficina Francisco Brennand

Comer bem demais, oxe

Recife tem bolo de rolo, carne de sol, macaxeira, caldinho de feijão e tanta comida nordestina boa. Mas a capital pernambucana também tem restaurantes maravilhosos de frutos do mar, carnes, massas, sem falar dos botecos de respeito. 

Com tem um ambiente todo temático e garçons vestidos como cangaceiros, o Parraxaxá serve um bufezão enorme de comida nordestina, a quilo. O Tasquinha do Tio é um restaurante português de respeito na Praia do Pina, o Nez é um bistrô perfeito para um jantar românico em Casa Forte. E o Leite se diz o restaurante em atividade mais antigo do Brasil, desde 1882, você acredita? Leia nosso post sobre onde comer no Recife.

Beber e curtir a noite do Recife

A noite do Recife tem rolês para todos gostos, afinal, é uma das maiores capitais do nosso Nordeste. Boa Viagem é talvez a maior referência, mas Pina, Recife Antigo e Casa Forte também tem bares animadinhos e rolês para quando o sol cai. Já vai sabendo que quinta, sexta e sábado são os dias mais agitados, mas procurando direitinho, rola de celebrar a semana inteira. Veja nosso post sobre a vida noturna do Recife

Informações úteis de Recife

Estado: Pernambuco
População do Recife: 
1,6 milhões de habitantes
Aeroporto mais próximo: 
Aeroporto de Recife (REC)
Prefeitura do Recife