Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos é um dos principais motivos que levam todos os anos milhares de visitantes a Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O roteiro turístico contempla mais de 30 vinícolas, bons restaurantes de comida típica italiana e culinária regional, além de charmosas pousadas e hotéis, lojas de artesanato e produtos coloniais e belas paisagens em qualquer estação do ano.
Como boa apreciadora de vinhos e tendo a facilidade de morar em Porto Alegre, a apenas 120 quilômetros de Bento Gonçalves, já visitei o Vale dos Vinhedos mais de uma dezena de vezes. E é com prazer que neste post compartilho com você todas as dicas que reuni nessas viagens!
Vinícola Miolo
Vale dos Vinhedos - Onde fica
O Vale dos Vinhedos é uma rota turística rural que abrange uma área de 72 quilômetros quadrados, distribuídos em três municípios do Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves (60%), Garibaldi (33%) e Monte Belo do Sul (7%).
O mais famoso percurso enoturístico do Brasil está a apenas 120 km de Porto Alegre e a 45 km de Caxias do Sul, cidades onde ficam os aeroportos que servem como porta de entrada para a Serra Gaúcha. Desde o centro de Bento Gonçalves, onde há grande oferta de hotéis, são pouco mais de 7 km até a entrada do Vale dos Vinhedos, um deslocamento de cerca de 15 minutos.
O Vale dos Vinhedos é uma das principais rotas turísticas da Serra Gaúcha
Você pode se espantar ao saber que o Vale dos Vinhedos está distribuído em uma área rural de 72 quilômetros quadrados, que abrange três municípios gaúchos. Mas não há com o que se preocupar: boa parte dos atrativos está reunida em duas vias principais (Estrada do Vinho e Via Trento). Uma rota circular por elas tem cerca de 30 quilômetros de extensão, indo até Monte Belo do Sul. A versão reduzida, no entorno do 8 da Graciema, tem cerca de 15 km. Confira o mapa:
O que fazer no Vale dos Vinhedos
Visitar as excelentes vinícolas é o item número um da lista do que fazer no Vale dos Vinhedos. São mais de 30 empresas - algumas pequenas, outras já com merecida fama internacional. Entre uma taça de vinho e outra, o roteiro estará completo com deliciosas e fartas refeições, pausa para um café com um docinho e visitas às lojas de artesanato e produtos coloniais.
Para te ajudar a montar um roteiro inesquecível pelo Vale dos Vinhedos, listamos nos próximos tópicos algumas das principais vinícolas da região com seus passeios, além de excelentes restaurantes para se fartar quando a fome bater (ou o álcool pegar!).
Foto: Siderlei Ditadi
Vinícolas no Vale dos Vinhedos
Conheça algumas das vinícolas no Vale dos Vinhedos que mais recomendamos a visita:
Vinícola Casa Valduga
A vinícola familiar foi uma das pioneiras no Vale dos Vinhedos e é hoje uma das mais reconhecidas do Brasil. Com quase 150 anos de história, a Casa Vadulga é referência não apenas nos vinhos, mas também no enoturismo. É basicamente isso: uma visita ao Vale dos Vinhedos não está completa sem um passeio na Casa Valduga, que conta ainda com hospedagem e o restaurante Maria Valduga.
Já tive a oportunidade de visitar a vinícola algumas vezes e destaco alguns dos tours imperdíveis por lá:
- Tour Essencial: visita os ambientes de produção, cave dos vinhos tintos, cave de espumantes, caves das barricas de carvalho e área de envase e rotulagem dos produtos. Com duração de cerca de 2 horas, o tour termina com a degustação de 5 rótulos e inclui uma taça de cristal gravada com a marca da Casa Valduga. Os ingressos são vendidos aqui.
- Experiência Conceito: percorre toda a estrutura da vinícola com degustação de seis dos rótulos mais representativos da Casa Valduga em um ambiente exclusivo, onde também é servida uma tábua de acompanhamentos. O tour tem duração média de 3h30min e pode ser reservado aqui.
- Curso de Análise Sensorial: a oportunidade de mergulhar no mundo do vinho com um enólogo. O tour começa com um passeio pelos vinhedos e áreas de produção de vinho da vinícola. Depois, é hora de degustar vinhos brancos, espumantes e tintos e aprender sobre o que difere um vinho do outro, a partir da uva, utilização de madeira, guarda na garrafa e outras possibilidades. O tour dura cerca de 4 horas e pode ser reservado aqui.
- Harmonização com queijos e chocolates: que tal provar seis rótulos de vinho harmonizando com diferentes tipos de queijo e chocolates? O tour ainda inclui o passeio por toda a estrutura da vinícola e uma taça de cristal. Ingressos podem ser comprados aqui.
Vinícola Miolo
A Miolo está entre as mais famosas do Vale dos Vinhedos, com grande oferta de passeios e uma área bastante bonita para caminhar por entre os vinhedos em um Wine Garden perfeito para aproveitar nos dias de sol, entre uma taça e tábuas de frio ou petiscos. Algumas das atividades oferecidas pela vinícola Miolo são:
- Roteiro tradicional: o tour começa no chamado Vinhedo Modelo, onde estão plantadas mais de 40 diferentes variedades de uva. Em seguida, o enólogo ou o sommelier que conduz o passeio leva os visitantes para os tanques de elaboração dos vinhos e espumantes, para a cave onde ficam 1500 barricas de carvalho e para a sala de degustação. São provados dois vinhos e duas espumantes. O roteiro tem duração aproximada de 1h e pode ser reservado aqui.
- Visitação D.O. Vinho na Vinícola Miolo: todas as etapas do roteiro tradicional (acima) são seguidas, mas com foco na elaboração e degustação de vinhos D.O. Vale dos Vinhedos. Além de ganharem uma taça personalizada, os visitantes provam quatro rótulos D.O. da vinícola: Cuvée Giuseppe Chardonnay, Cuvée Giuseppe Merlot/Cabernet Sauvignon, Merlot Terroir e o celebrado Lote 43. O passeio dura 1h30 e pode ser reservado aqui.
- Visitação D.O. Espumante na Vinícola Miolo: neste passeio, o foco são os espumantes que recebem o selo D.O. Vale dos Vinhedos. Após conhecer o vinhedo e todos os processos de elaboração dos produtos, os visitantes vão até a torre vinícola para degustar 4 rótulos de espumantes, incluindo o Íride, com 10 anos de envelhecimento. Ingressos aqui.
- Os 7 Lendários na Vinícola Miolo: para quem busca uma experiência ainda mais especial, o passeio finaliza com a degustação de sete icônicos rótulos da vinícola, representantes das quatro regiões (terroirs) onde a Miolo tem vinhedos e unidades de produção. A prova dos vinhos é feita em uma sala VIP, com bela vista para a propriedade, e é acompanhada de uma tábua de frios. Reserve aqui.
Vinícola Pizzato
A Pizzato é uma das mais prestigiadas vinícolas do Vale dos Vinhedos e conhecida como a "casa do Merlot". Considerando que a uva merlot é a mais emblemática do Vale dos Vinhedos, já se pode ter uma dimensão da importância desta empresa familiar que funciona desde 1999. Não tenho receio em dizer que é uma das minhas vinícolas preferidas da Serra Gaúcha - não apenas pela qualidade dos vinhos, mas pela seriedade e exclusividade com que os visitantes são recebidos na vinícola. Se você for um amante dos vinhos, não deixe de fazer a degustação Merlot - Uva e Vinho no DNA Pizzato.
- Merlot - Uva e Vinho no DNA Pizzato: com foco na casta emblemática do Vale dos Vinhedos, a experiência oferece a degustação de quatro varietais de Merlot de diferentes estilos de vinificação (rosé e tintos) e um corte Gran Reserva. A experiência inclui uma passagem guiada pelo vinhedo e a degustação é acompanhada de cesto de pães de fermentação natural e azeite de oliva gaúcho. A prática leva, em média, 90 minutos. Confira aqui.
- Degustação Linhagem Estrutura na Vinícola Pizzato: oportunidade para quem quer conhecer 7 dos rótulos mais representativos da vinícola, entre brancos, espumantes, Reservas e Gran Reservas. A experiência tem duração de uma hora e pode ser reservada aqui.
- Degustação Harmonizada na Vinícola Pizzato: atividade ideal para enófilos, o tour para duas pessoas consiste na degustação guiada por um profissional de 6 diferentes rótulos da vinícola. A hamornização pode ser feita com seis diferentes tipos de queijos regionais ou seis variedades de charcutaria também locais. Quem preferir, pode optar pela harmonização com três queijos e três itens de charcutaria gaúcha. Acompanha cesto de pães, tapenade, castanhas e azeite da Campanha. Veja aqui.
- Degustação Linhagem 360 na Vinícola Pizzato: além do tour nos vinhedos, são provados nove rótulos, de três linhas de vinho (Pizzato, Fausto e Allumé). Confira aqui.
Vinhos da Pizzato. Foto: Siderlei Ditadi
Vinícola Almaúnica
Com uma sede bastante moderna, a Almaúnica é uma das vinícolas mais renomadas do Vale dos Vinhedos. Para chegar ao local, o visitante passa por um caminho em meio aos vinhedos, que por si só já vale a pena. Confira algumas das experiências oferecidas pela vinícola:
- Visita guiada e degustação na Vinícola Almaúnica: após visitar todos os ambientes envolvidos na elaboração dos vinhos e espumantes da vinícola, o tour termina com a degustação de seis rótulos: espumantes Brut Blanc de Blanc e Nature Rosé e os vinhos Reserva-Chardonnay, Malbec, Tannat e Quatro Castas. A prova dos vinhos é acompanhada por grissini, um biscoitinho típico da região. Veja aqui.
- Expressões da Alma na Vinícola Almaúnica: neste passeio, o visitante conhece passo a passo dos processos de elaboração de vinhos e espumantes nas modernas instalações da vinícola. No fim do tour, há uma degustação guiada de seis rótulos da Almaúnica, acompanhada de uma tábua de frios, com seleção de queijos e charcutaria. A atividade tem duração de 1h45min e pode ser reservada aqui.
Vinícola Almaúnica
Vinícola Lídio Carraro
A Lídio Carraro começou a comercializar seus produtos em 2014, sendo considerada uma das vinícolas mais novas do Vale dos Vinhedos. Desde o início da empresa, a família por trás do negócio se dedica à produção de “vinhos puros”, como chamam. Um dos rótulos da marca foi o vinho oficial da Copa do Mundo em 2014. Confira as atividades oferecidas pela vinícola:
- Degustação Essencial na Vinícola Lidio Carraro: você irá provar cinco rótulos da linha Premium, com vinhos e espumantes premiados. A experiência é conduzida por um enólogo ou sommelier que vai contar a história da família e detalhes sobre o chamado processo "Purista" (de menor intervenção possível na elaboração dos vinhos). Veja aqui.
- Degustação Elevado na Vinícola Lidio Carraro: são degustados seis rótulos da linha Premium e mais três vinhos ícones da vinícola. Confira aqui.
Vinícola Foppa & Ambrosi
Uma das mais novas vinícolas do Vale dos Vinhedos, a Foppa & Ambrosi foi criada em 2017 pelos amigos Lucas e Ricardo, que tinham então apenas 21 anos e começaram a elaborar vinhos no porão de casa. Hoje, a empresa já acumula prêmios nacionais e internacionais e conta com uma filial nos Estados Unidos, onde fazem vinhos com uvas do Napa Valley, na Califórnia.
- Vinícola Foppa & Ambrosi - Do Porão para o Mundo: degustação de três rótulos selecionados, que refletem a paixão da vinícola, o terroir e a dedicação à arte de fazer vinhos. A atividade pode ser reservada aqui.
- Vinícola Foppa & Ambrosi - De nós para o mundo, do mundo para nós: para conhecer mais da proposta da vinícola, também é possível fazer a degustação de seis rótulos emblemáticos. Confira aqui.
- Vinícola Foppa & Ambrosi - O maior de todos os Tempos: essa é a atividade indicada para ir direto ao que há de melhor nas caves da empresa, já que são apresentados os vinhos mais limitados e valiosos e procurados da vinícola, em uma seleção de seis rótulos cuidadosamente escolhidos. Veja aqui.
Vinícola Aurora Vale dos Vinhedos
A Aurora é uma das mais conhecidas vinícolas brasileiras. Fundada em 1931 por 16 famílias, hoje a cooperativa conta com mais de mil famílias associadas e mais de 70 milhões de litros envasados todos os anos. A mais nova unidade da Aurora está no Vale dos Vinhedos, onde os visitantes podem fazer os seguintes passeios:
- Degustação premium na Vinícola Aurora Vale dos Vinhedos: nesta experiência guiada você vai degustar cinco vinhos e espumantes da linha Premium, além de conhecer o setor onde ocorre o envase de sucos. A atividade tem duração de uma hora, inclui uma taça personalizada e pode ser reservada aqui.
- Degustação super premium na Vinícola Aurora Vale dos Vinhedos: na modalidade super premium são provados quatro rótulos de linhas nobres da vinícola. São eles: Aurora Millésime 2019, Gioia DO Vale dos Vinhedos, Gran Reserva e Extra Brut Pinto Bandeira. A atividade pode ser reservada aqui.
- Harmonização Vinhos e Chocolates na Vinícola Aurora Vale dos Vinhedos: que tal harmonizar vinhos e espumantes com deliciosos chocolates? A Aurora é uma das poucas vinícolas que oferecem essa oportunidade. Tudo começa com uma taça de espumante brut para limpar o paladar. Em seguida, o vinho Reserva Tannta é hamornizado com o Chocolate Mondê 40% cacau. O rótulo Pequenas Partilhas Cabernet Franc é provado com o Chocolate Mondê 54% cacau sabor menta. O docinho Moscatel Rosé vai muito bem com drágeas de cereja com uva passa e, por fim, o vinho Colheita Tardia Branco é hamornizado com damasco ao chocolate branco. Deu água na boca? Confira aqui.
Vinícola Peculiare
A Peculiare é uma vinícola pequena, familiar, com hospedagem e restaurante. A empresa é comandada pelo enólogo Ronaldo Zorzi e elabora vinhos e espumantes em pequenos lotes. Uma das principais atividades é o Tour Tradicional Peculiare, com visita à estrutura da cave de envelhecimento, linha de produção, tanques e cantina. O passeio termina com a degustação de cinco rótulos da vinícola. Confira aqui.
Vinícola Peculiare. Foto: Siderlei Ditadi
Hotel no Vale dos Vinhedos
Por ser uma das principais rotas turísticas de Bento Gonçalves e de toda a Serra Gaúcha, é comum os visitantes quererem se hospedar em um hotel no Vale dos Vinhedos. E não faltam opções charmosas cercadas de parreiras.
O mais famoso hotel no Vale dos Vinhedos é o Spa do Vinho. Localizado em uma ampla área verde, com vista panorâmica para a Vinícola Miolo, piscina coberta e ao ar livre, além de café da manhã elogiado pelos hóspedes. Como o nome diz, a acomodação também conta com um spa onde os tratamentos são feitos com produtos derivados da uva.
Spa do Vinho no Vale dos Vinhedos
Outro hotel no Vale dos Vinhedos bastante procurado pelos visitantes é o Villa Michelon, com piscina, quadra de tênis, academia e restaurante próprio. A acomodação tem ainda café da manhã elogiado pelos hóspedes e está próxima a importantes vinícolas e restaurantes do Vale dos Vinhedos.
Vale a pena se hospedar no Vale dos Vinhedos? Sim, esta é uma das regiões de Bento Gonçalves com maior oferta de hotéis e pousadas para aqueles que pretendem ter uma estadia em meio à natureza e mais aconchegante do que os hotéis tradicionais do centro da cidade. Ficando no Vale dos Vinhedos, você também terá fácil acesso a algumas das principais vinícolas e restaurantes da Serra Gaúcha. No entanto, é bom que se saiba que o Vale dos Vinhedos não é a única rota de vinhos de Bento Gonçalves e região. Se a ideia for conhecer outros roteiros, como o de Pinto Bandeira, Farroupilha e Flores da Cunha, por exemplo, considere um deslocamento um pouco maior - cerca de 15 minutos a mais do que seria necessário se você estivesse se hospedando no centro da cidade.
Pousadas no Vale dos Vinhedos
As pousadas no Vale dos Vinhedos são uma experiência à parte. O Pipas Terroir & Domos Perlage, por exemplo, oferece a possibilidade de dormir no interior de uma pipa de vinho gigante. Para quem busca clima romântico e muito aconchego, são ainda boas opções a Döra Pousada e Enoturismo, Pousada Calza, Pousada e Vinícola Boutique Bégamo e a Casa Vêneto.
Döra Pousada e Enoturismo. Foto: Booking
Na lista a seguir, estão alguns dos hotéis e pousadas do Vale dos Vinhedos mais reservados e bem avaliados pelos hóspedes:
Restaurantes no Vale dos Vinhedos
Entre as tantas provas de vinho, pipocando entre uma vinícola e outra, é preciso se alimentar bem! E a boa notícia é que os restaurantes no Vale dos Vinhedos oferecem propostas variadas com uma característica em comum: a mesa sempre farta.
Para provar a típica culinária local, com galeto e massas, são boas pedidas o Giordani Gastronomia Cultural, o Mamma Gema Trattoria (reserve aqui) e o Restaurante Sbornea's.
Para curtir a noite em restaurantes no Vale dos Vinhedos, recomendamos a Pizza Entre Vinhos e também o excelente Valle Rústico, do chef Rodrigo Bellora, que valoriza produtos orgânicos, biodinâmicos e produzidos localmente ou por produtores próximos. Daqueles lugares para viver uma experiência gastronômica! O jantar de 8 etapas pode ser reservado pelo site Wine Locals - veja aqui.
E apesar de ter uma carinha que remete à Itália, o Vale dos Vinhedos é gaúcho. Então, não poderiam faltar boas opções para comer churrasco. O GURI Restaurante é comandado pelo chef Ênio Valli e serve comida pampeira (gaúcha, argentina e uruguaia). Quase todos os preparos são realizados em grelhas ao estilo parrilla ou em forno à lenha - veja aqui a experiência do Menu Degustação oferecido pelo restaurante. Outra opção para os que gostam de carne é o BraZedo.
Mapa do Vale dos Vinhedos
Para se localizar no Vale dos Vinhedos, salve esse mapa que criei com algumas das principais vinícolas, restaurantes e cafés, lojas e também hotéis. Eles estão separados por cores. Clique no link no canto esquerdo superior para navegar mais facilmente:
Como chegar ao Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos abrange a área rural de três municípios gaúchos: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Desde o centro de Bento, são cerca de 7 km até a chamada Estrada do Vinho ou a Via Trento, as duas principais vias do Vale dos Vinhedos.
Temos um post bem completo sobre como chegar a Bento Gonçalves saindo de Porto Alegre, Caixas do Sul e Gramado. Os acessos ao Vale dos Vinhedos estão na BR-470, próximos ao Pipa Pórtico, o icônico portal da entrada da cidade.
Como se deslocar no Vale dos Vinhedos
Essa é uma grande questão para visitantes que pretendem visitar o Vale dos Vinhedos e curtir sem preocupação os vinhos da região. Para quem preferir não fazer o deslocamento de carro (próprio ou alugado), as alternativas são contratar um serviço privativo de transfer, utilizar o transporte por aplicativo como o Uber ou então fazer um roteiro a bordo do Ciao Bus, linha turística de ônibus que tem 30 mais de 30 parada no roteiro, sendo várias delas no Vale dos Vinhedos - saiba mais.
Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.)
O Vale dos Vinhedos se orgulha de ser a primeira região brasileira a receber a Indicação Geográfica (2002) e também a primeira a ter a Denominação de Origem (2012). Certificações como essas valorizam particularidades do Vale dos Vinhedos, como características exclusivas de solo, clima e topografia que, somadas à cultura local, resultam em uma região produtora de vinhos única em todo o mundo.
Vale dos Vinhedos na época da vindima
Para receberem o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.), os vinhos devem obedecer a regras específicas, que vão desde o cultivo e variedades das uvas utilizadas até o processo de elaboração. Algumas delas são:
- Vinhos brancos finos devem usar obrigatoriamente a uva Chardonnay, podendo ter corte com Riesling Itálico. Para serem comercializados, devem ter pelo menos 6 meses de envelhecimento;
- Nos vinhos tintos, a uva Merlot é obrigatória, podendo ter corte com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat. Para serem comercializados, devem ter pelo menos 12 meses de envelhecimento;
- Espumantes devem ser produzidos no Método Tradicional, somente nas classificações Nature, Extra Brut e Brut. Para serem comercializados, devem ter pelo menos 9 meses de contato com leveduras;
- Não podem ser utilizados chips, lascas ou pedaços de madeira na elaboração do vinho. Os rótulos que passam por madeira devem adquirir a característica por meio de barris de carvalho.
Agora que você já é praticamente um especialista em Vale dos Vinhedos, está na hora de planejar um super roteiro pela mais famosa região vinícola do Brasil. Boa viagem!
Vale dos Vinhedos
Vale dos VinhedosBento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul
https://www.valedosvinhedos.com.br/