
Oportunidade incrível! Seguro-viagem com até 50% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com até 50% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
Bento Gonçalves é um dos mais visitados destinos do Rio Grande do Sul, atrás somente da dupla imbatível Gramado e Canela. Conhecida como a capital brasileira do vinho, Bento tem algumas das melhores vinícolas do país, excelentes restaurantes, roteiros que são uma viagem pela história da imigração italiana na região e paisagens de vinhedos que encantam todos os visitantes.
Prepare-se para provar muito vinho e espumante, deliciar-se com a farta e saborosa gastronomia regional e também fazer divertidos passeios como o do famoso trem Maria Fumaça. É impossível não se apaixonar por Bento Gonçalves!
Foto: Siderlei Ditadi
Sou a prova disso. Moro em Porto Alegre há quase vinte anos, já viajei para Bento Gonçalves diversas vezes - e estou sempre pronta para uma nova visita. A última delas foi recentemente, em janeiro de 2025, em pleno período de colheita das uvas. Neste guia, compartilho com você todas as dicas fresquinhas e também informações que reuni em todas essas idas e vindas à Serra Gaúcha.
Pegue a sua taça e... vem comigo!
A felicidade de comer uva direto do pé. Foto: Siderlei Ditadi
Onde ficar em Bento Gonçalves
Não faltam opções de hotéis em Bento Gonçalves. No centro da cidade estão hotéis maiores, com quartos simples e práticos e tarifas geralmente mais econômicas. São boas acomodações para quem pretende estar perto de restaurantes e bares noturnos e busca estadias bem funcionais. Hospedar-se em um hotel no centro de Bento Gonçalves permite um bom deslocamento entre as diferentes rotas turísticas da região.
Se a ideia, no entanto, for curtir a região em todo o seu potencial, nossa recomendação é que você fique em um hotel ou pousada na área rural, dentro ou próximo a uma região vinícola. São várias as opções charmosas, com quartos com jacuzzi e lareira, além de vistas incríveis para os vinhedos.
Confira na tabela a seguir alguns dos melhores hotéis em Bento Gonçalves e veja mais dicas no post sobre onde ficar em Bento Gonçalves:
Bento Gonçalves — as melhores opções de hospedagem!
A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Bento Gonçalves. As acomodações foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes anteriores tiveram da acomodação.
O que fazer em Bento Gonçalves
A região de Bento Gonçalves é a maior produtora de vinhos do Brasil. E são sobretudo suas vinícolas e passeios em meio aos vinhedos que, todos os anos, atraem milhares de turistas para este lado da Serra Gaúcha, onde é forte a influência e os legados da imigração italiana.
Vinhedos da Aurora, em Pinto Bandeira
O Vale dos Vinhedos é o roteiro de enoturismo mais clássico. Ali se concentram algumas das principais vinícolas brasileiras, como a Casa Vadulga, Miolo, Pizzato, Almaúnica, Peculiare e Lídio Carraro. No percurso entre uma e outra, não faltam ótimos restaurantes, lojas de produtos coloniais e outras atividades que fogem (ou não) do mundo do vinho. Leia nosso post sobre as vinícolas no Vale dos Vinhedos.
Degustação na Vinícola Peculiare. Foto: Siderlei Ditadi
Em outros distritos de Bento Gonçalves, como Faria Lemos e Tuiutí, o visitante também encontra renomadas vinícolas. É o caso da Cristófoli e da Salton, respectivamente. Para além de Bento Gonçalves, há ainda os famosos espumantes e vinhos brancos de Pinto Bandeira, produzidos por vinícolas como a Cave Geisse, Dom Giovanni, Aurora e Valmarino. Farroupilha, onde fica a Casa Perini, é conhecida pelos vinhos da uva moscatel, que costumam agradar aos paladares mais propensos ao doce. E há ainda pelo menos um bom motivo para visitar Flores da Cunha: a moderna e elegante vinícola Luiz Argenta.
Visita à Cave Geisse. Foto: Siderlei Ditadi
A taça quase sempre está à mão. Mas a capital brasileira do vinho e suas cidades vizinhas oferecem muito mais. Certamente você já ouviu falar do Maria Fumaça, o mais famoso passeio de trem do país. Pois a histórica locomotiva tem o roteiro começando ou terminando em Bento Gonçalves. É uma das atividades mais imperdíveis para fazer na região.
Passeio com o trem Maria Fumaça
O Caminho de Pedras é outro roteiro mais do que indicado na região. Em uma rota rural de cerca de 12 km de extensão, original da época da imigração dos italianos para a região, o visitante encontra prédios históricos em pedra e atrações que encantam famílias inteiras. São bons exemplos a Casa da Ovelha, Casa do Tomate, Casa da Erva-Mate, Casa das Massas, Casa da Tecelagem, além de incríveis restaurantes.
Casa da Erva-Mate, no Caminho de Pedras
Para além das vinícolas, essas são algumas das atividades mais procuradas em Bento Gonçalves:
- Ingresso do trem Maria Fumaça + Visita à Vinícola Garibaldi - Veja aqui
- Ingresso do Parque Cultural Epopeia Italiana - Veja aqui
- Ônibus turístico de Bento Gonçalves - Veja aqui
- Tour de quadriciclo pelo Vale dos Vinhedos - Veja aqui
- Tour pelos Caminhos de Pedra - Veja aqui
- Tour por Bento Gonçalves - Veja aqui
Ciao, o ônibus turístico de Bento Gonçalves
Onde fica Bento Gonçalves
Bento Gonçalves fica na Serra Gaúcha, a 45 km de Caxias do Sul e pouco mais de 120 km de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. A distância de Gramado ou Canela, outros dois importantes destinos turísticos gaúchos, também é de cerca de 120 km, percorridos em duas horas.
Bento Gonçalves fica na Serra Gaúcha
A região de Bento Gonçalves é famosa pela forte influência da imigração italiana no século 19. Em uma viagem ao destino, é comum incluir no roteiro outras cidades próximas, também importantes na produção de vinhos e espumantes. São exemplos: Garibaldi (13 km), Monte Belo do Sul (28 km), Pinto Bandeira (20 km), Farroupilha (26 km) e Flores da Cunha (60 km).
Como chegar a Bento Gonçalves
Quem viaja para Bento Gonçalves de outros estados brasileiros geralmente tem o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, como porta de entrada ao Rio Grande do Sul. O percurso final até a capital brasileira do vinho é de pouco mais de 120 km, feitos em cerca de duas horas de carro. O trajeto entre Porto Alegre e Bento Gonçalves também pode ser feito de ônibus, transfer ou transportes por aplicativo.
Aluguel de carro com desconto!
Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!
Outra possibilidade é voar até o Aeroporto de Caxias do Sul, município que fica a apenas 45 km de Bento Gonçalves. A desvantagem é o menor número de voos, preços geralmente mais altos - assim como as chances de o aeroporto fechar em dias de céu encoberto.
Foto: Siderlei Ditadi
Turistas que já estão de férias na Serra Gaúcha, visitando destinos como Gramado e Canela, também podem incluir Bento Gonçalves no roteiro. A distância de 120 km pode ser feita de carro em média de duas horas de viagem. São dois os caminhos: passando pelo Vale do Caí ou por Caxias do Sul. Transfers e transportes por aplicativo também são opções para fazer o deslocamento. Não há ônibus diretos ligando Gramado a Bento Gonçalves.
Quando ir para Bento Gonçalves
Bento Gonçalves é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano, ainda que haja duas épocas em que a viagem fica ainda mais especial. A primeira é durante o inverno, quando o frio da Serra Gaúcha convida à mesa farta, acomodações aconchegantes e charmosas e, claro, aos muitos vinhos!
Foto: Siderlei Ditadi
A outra época excelente para visitar Bento Gonçalves e região é durante a vindima, quando é feita a colheita da uva. Entre janeiro e março, os vinhedos estão carregados de uva e as vinícolas em pleno funcionamento - é o melhor momento para acompanhar ao vivo a produção dos famosos vinhos e espumantes da região.
Na vindima dá para ter experiência de colher uvas
Boa viagem!