Vinícola Cave Geisse
A Cave Geisse é reconhecida por muitos como a meca dos espumantes na Serra Gaúcha - e uma das melhores produtoras de toda a América do Sul. A vinícola foi fundada em 1979 e está localizada em uma bela propriedade no interior de Pinto Bandeira, bem pertinho do centro de Bento Gonçalves e também não distante de um dos roteiros turísticos mais famosos da região: o Caminhos de Pedra.
Cave Geisse
O sucesso da Cave Geisse começa com a dedicação e o olhar visionário do chileno Mario Geisse, que chegou à Serra Gaúcha na década de 70 para dirigir a empresa Chandon e logo viu o potencial do terroir de Pinto Bandeira para a produção de espumantes. E estava certo: em 2022, a região conquistou a primeira denominação de origem de espumantes do Brasil, sendo também a primeira do mundo fora da Europa, a chamada DO Altos de Pinto Bandeira.
Mario Geisse
Não é pouca coisa. E toda essa qualidade pode ser degustada em cada taça de espumante da Cave Geisse, que além dos excelentes e renomados produtos, tem uma vinícola linda, com amplo jardim para receber visitantes. Vai por mim: não deixe a Geisse fora do seu roteiro de viagem!
Jardim da Geisse
Experiências na Cave Geisse
A Cave Geisse oferece atividades para quem pretende conhecer mais sobre os processos de produção e mergulhar no mundo das espumantes e também para quem pretende fazer algo mais leve, conhecendo a vinícola e também curtindo seu adorável jardim. Todas as experiências são oferecidas pela vinícola por meio da plataforma Local Wines. Confira:
Visitação Geisse Tasting
A visita mais simples à Cave Geisse é um tour guiado pelas instalações da vinícola. No decorrer do passeio, o visitante sabe mais sobre a história da família por trás da empresa e aprende sobre os processos de produção dos vinhos e espumantes. Além da degustação do vinho base (que passou pela primeira fermentação e dará origem ao espumante), são provados quatro rótulos da vinícola, incluindo a exclusiva linha Cave Geisse. Confira aqui.
Foto: Siderlei Ditadi
Emblematic Tasting na Família Geisse
Após conhecer o interior da vinícola e saber mais sobre os processos de produção de vinhos e espumantes, você irá provar três emblemáticos rótulos da casa, sendo dois espumantes e um vinho tinto. São eles: Cave Geisse Terroir Nature, Cave Geisse Terroir Rosé Nature e Mario Geisse 9 Notables. Veja aqui.
Terroir Experience 4x4 na vinícola Família Geisse
Esse é o passeio que julgo imperdível na Cave Geisse. A bordo de um veículo 4x4, você irá percorrer os vinhedos e conhecer mais sobre as características do solo da vinícola que tornam o terreno perfeito para a produção das uvas que darão origem aos aclamados espumantes. Em duas paradas em pontos estratégicos, com belas vistas para a região, são degustados produtos da linha Cave Geisse. A atividade tem duração de 1h30min e pode ser reservada aqui.
Terroir Tasting na Vinícola Família Geisse
Experiência ideal para curtir o agradável Open Lounge, no jardim da vinícola. Após conhecer as instalações onde são produzidos os vinhos e espumantes, você poderá degustar um espumante da linha Terroir com um acompanhamento à sua escolha. As opções são camarão empanado com queijo coalho assado ou então burrata e mini empanadas artesanais. Não querendo influenciar a sua decisão... mas as empanadas seguem a receita maravilhosa da dona Margarita, ex-esposa de Mario Geisse. Reserve aqui.
Open Lounge
No jardim da Cave Geisse, em um espaço chamado Open Lounge, os visitantes podem curtir o dia ao ar livre enquanto provam os vinhos e espumantes da vinícola, servidos em taças ou garrafa inteira. Para acompanhar, há um menu de petiscos deliciosos, dos quais destacamos as empanadas chilenas.
Regras da DO Altos de Pinto Bandeira
A Cave Geisse foi uma vinícola fundamental e todo o processo de conquista da Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira, que levou uma década para ser obtida. Hoje, o selo é reservado às vinícolas Geisse, Valmarino, Don Giovani e Aurora, que devem seguir rigorosas regras de controle, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento.
Para um espumante ser certificado com a DO, ele deve ser produzido com uvas chardonnay, pinot noir e riesling itálico. Além de cultivadas em uma área delimitada, elas precisam ser conduzidas pelo método de espaldeira, ter maturação moderada e composição equilibrada entre acidez e açúcar.
Vinícola Cave Geisse
Linha Jansen, s/nPinto Bandeira
95717-000
https://www.familiageisse.com.br/index