Melhores Destinos
Curitiba
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Pontos turísticos de Curitiba

Curitiba é uma cidade muito amigável com os visitantes. Quase todos os pontos turísticos estão localizados em um raio de, no máximo, 8 km a partir do Centro. A região, junto com o bairro Batel, tem grande oferta de hotéis e recebe a maioria dos turistas em viagem à capital paranaense. Quem visita Curitiba precisa estar preparado para a inconstante previsão do tempo. Faça chuva ou faça sol (muitas vezes, no mesmo dia), não deixe de percorrer o Centro Histórico, experimentar os passeios pelos parques, conhecer alguns museus e saber mais sobre como a cidade cresceu visitando memoriais que homenageiam os imigrantes de outros países.

Museu-oscar-niemeyer-mon

A maneira mais prática e fácil de percorrer os pontos turísticos curitibanos é a bordo da Linha Turismo. O ônibus de dois andares faz uma rota bastante completa e ajuda os viajantes que estão com tempo apertado ou não querem se preocupar em fazer roteiro. A Linha Turismo tem custo de R$ 40 e permite até 4 paradas escolhidas entre as 24 disponíveis, entre opções como o Jardim Botânico, Parque Barigui e Centro Histórico. Os ônibus são bem sinalizados, têm horários fixos (passam de meia em meia hora) e facilitam bastante a vida do turista. Difícil será decidir os melhores pontos para conhecer. Na dúvida, pegue o ônibus vários dias seguidos! Veja todas as paradas da Linha Turismo de Curitiba e sugestões de roteiro.

Jardim-botanico-de-curitiba

Apesar de a Linha Turismo ser uma excelente maneira de conhecer Curitiba, ela não é a única opção. Curitiba é convidativa a caminhadas (quando o instável tempo está favorável), tem um transporte público bastante eficiente, oferece táxis com preços baixos (especialmente pela cidade não exigir deslocamentos longos) e permite até alguns passeios de bike e tours guiados. Por isso, se você preferir conhecer a cidade sem a Linha Turismo, não se preocupe! Opções de transporte não faltarão. Veja mais em passeios e transportes.

Memorial-ucraniano  

O Centro Histórico de Curitiba é um bom ponto de partida para percorrer a cidade. A região preserva os séculos passados, quando Curitiba era apenas a pequena Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Ao percorrer as ruas de pedra do centro, você poderá visitar Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, a primeira da cidade e onde está o Museu de Arte Sacra; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito, construída para o culto dos escravos; obras arquitetônicas históricas restauradas, como a Casa Romário Martins, o Solar do Barão, a Casa Vermelha, o Paço da Liberdade (hoje espaço cultural do SESC) e o Palácio Giuseppe Garibaldi, originalmente local de encontro de imigrantes italianos. O Largo da Ordem é berço de Curitiba e uma ótima maneira de entender como cresceu a capital paranaense para começar a desbravá-la.

Centro-historico-de-curitiba

Os museus também ajudam na tarefa de conhecer mais sobre a cidade, a começar pelo Museu Paranaense, onde objetos de época, fotografias e cenários explicam o desenvolvimento do Estado do Paraná. Também com viés histórico, o Museu Ferroviário conta um pouco sobre o meio de transporte que até hoje agrada os turistas com o passeio pela Serra do Mar até a cidade de Morretes. Entre os museus destinados à arte, o mais procurado e com melhor acervo é o Museu Oscar Niemeyer, o MOM. Conhecido pelos moradores como Museu do Olho, esse espaço é repleto de obras importantes, incluindo peças apreendidas pela Operação Lava Jato. Há trabalhos de Andy Warhol, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Caribé, Tomie Ohtake e do próprio Oscar Niemeyer. A arquitetura do prédio é tão bela quando as obras no interior. Para quem gosta de obras de arte, vale também uma visita ao Museu de Arte Contemporânea do Paraná - MAC (bem menor que o MOM). Para fechar, não deixe de ir ao Museu do Holocausto de Curitiba, onde fotografias e objetos de época recontam o sofrimento vivido por judeus e outros povos durante a Segunda Guerra Mundial.  

Museu-paranaense

Conhecida como cidade verde, a capital paranaense é um convite a longos passeios pelos parques e bosques. São mais de 30 opções para quem adora passear ao ar livre e ter contato com a natureza. Desenvolvidos para diminuir as enchentes na cidade e oferecer mais conforto e opções de lazer aos moradores, os parques de Curitiba se tornaram o cartão de visita local. Não saia da cidade sem ver a estufa de vidro do Jardim Botânico, as capivaras do Parque Barigui e o pôr do sol no Parque Tanguá. Se quiser dar uma voltinha apenas para relaxar, tente o Parque São Lourenço. Para unir parques à história, vá ao Bosque Papa João Paulo II, ao Bosque Alemão, ao Parque Tingui ou ao Passeio Público. Os parques, além de belos passeios, oferecem memoriais e homenagens aos imigrantes poloneses, alemães, árabes e ucranianos. Caso deseje unir o verde a um belo espetáculo, compre um ingresso para as apresentações na Ópera de Arame e na Pedreira Leminski. Por lá, o show vai além da paisagem.

Parque-barigui

Para viver ainda mais a cidade, não deixe de percorrer algumas das ruas e mercados prediletos dos moradores. Comece pela Rua das Flores (Rua XV de Novembro), onde a vida passa correndo, mas você poderá ver tudo sentando em um dos cafés e bares com mesinhas na calçada. No final do ano, dá até para unir o passeio ao Coro de Natal no Palácio Avenida. Após a Rua das Flores, caminhe até a Rua 24 Horas e aproveite as lojinhas. Para comer alguns quitutes, visite o Mercado Municipal ou o bairro Italiano de Santa Felicidade. Aos domingos, não deixe de garimpar alguns achados na Feirinha do Largo da Ordem, ótima para levar uma lembrança de Curitiba. Para fechar a visita, veja Curitiba bem do alto na Torre Panorâmica

Santa-felicidade

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Curitiba