Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Bosque Papa João Paulo II e Memorial da Imigração Polonesa

Inaugurado em dezembro de 1980 em comemoração à visita que o Papa João Paulo II fez à Curitiba no mês de junho do mesmo ano, este bosque faz homenagem não só ao pontífice, mas também ao povo polonês, que é parte importante na história da cidade. O bosque oferece aos visitantes um delicioso clima de paz e tranquilidade em meio ao verde. 

O ponto principal do Bosque João Paulo II é marcado por casas construídas em arquitetura típica polonesa, com toras de eucalipto encaixadas. Nas casas, que formam uma pequena aldeia, há espaço para uma pequena capela em homenagem à Virgem Negra de Czestchowa, padroeira da Polônia. Essa casa é a mesma que foi visitada pelo Papa em cerimônia quando ele esteve em Curitiba. Transferida para o parque, hoje é ponto de oração entre os católicos. Outra casa apresenta um acervo com lembranças da visita do Papa ao Brasil. Há ainda alguns maquinários antigos utilizados por poloneses na época da primeira imigração, em 1871. 

Ao caminhar pelo bosque, que tem mais de 46.000 m² de área verde, você irá se deparar com uma grande estátua do Papa João Paulo II. A homenagem é belíssima, mas a estátua nem tanto (sejamos honestos). Outra homenagem em meio ao percurso do bosque é para o astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico. 

O Bosque Papa João Paulo II faz parte do trajeto percorrido pela Linha Turismo.

Acesso gratuito. 


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Curitiba

Bosque Papa João Paulo II e Memorial da Imigração Polonesa

R. Wellington de Oliveira Vianna, s/n
Curitiba
80530-350
http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/parques-e-bosques-bosque-j-paulo-ii/277