Dicas de Curitiba
- A cidade de Curitiba é relativamente segura, mas há muito deixou de ser aquele paraíso divulgado anos atrás. Ao caminhar pelo Centro e Centro Histórico, fique atento aos pertences. Apesar da aparente calmaria, Curitiba apresenta todos os problemas de uma cidade grande.
- O clima de Curitiba é realmente instável. Em um só dia, você poderá passar pelas quatro estações do ano. Vista-se sempre em camadas, com roupas que sirvam para o frio e para o calor. Guarda-chuva na bolsa é sempre uma boa ideia. Previsão do tempo não funciona muito bem por lá.
- Nunca deixe de sair por causa da chuva. Curitibanos vão até à praia em dias chuvosos. Entre na onda e saia do hotel com ou sem sol.
- Circular pela cidade é fácil e o trânsito é muito tranquilo se comparado a metrópoles como Rio de Janeiro de São Paulo. Em caso de dúvidas, mapas distribuídos nos pontos turísticos e aplicativos de locomoção, como o Google Maps, poderão ser muito úteis. Na dúvida e na emergência, não hesite em pegar um táxi. Eles têm custo baixo na cidade e não serão um prejuízo.
- Os curitibanos têm fama de antipáticos, mas isso pode ser explicado pelo constante clima fechado e alto índice de chuvas. Basta abrir o sol para os sorrisos aparecerem. Não leve essa história de mau humor a sério e curta o “clima” dos moradores.
- Curitibanos prezam muito pela cidade limpa, coisa que deveria ser hábito nacional. Por isso, nem pensar em jogar lixo no chão. Leve esse comportamento para a sua vida e não só para Curitiba.
- Caso ouça uma palavra fora de contexto, não hesite em perguntar o significado. Os moradores têm linguajar próprio, muitas vezes incompreensível para os forasteiros.
- O DDD de Curitiba é 41.
- A voltagem em Curitiba é 110V.