Curitiba

Quando ir a Curitiba

Prever o tempo é tarefa árdua para quem chega a Curitiba. Com uma frequência inacreditável, você verá as quatro estações do ano surgirem em um período de 24h. Um dia que começa com céu azul poderá tranquilamente se transformar em um grande temporal e ainda fechar o entardecer com um belo e alaranjado pôr do sol. Sem contar o constante tira e bota de casacos. A cidade também é conhecida por ter mais dias de chuva do que Londres e, de quebra, ser uma das mais geladas capitais brasileiras. Ruim? Os moradores não acham. Por isso, entre na onda curitibana e não se deixe levar pelos pingos que insistem em cair do céu. Como dizem por lá, se você deixar de fazer algo por causa da chuva, jamais sairá de casa!

Os meses com temperaturas mais altas coincidem com o período mais chuvoso. Entre novembro e março, os termômetros sobem e marcam máximas de 27°C. No entanto, as chuvas não dão trégua e estragam um pouco o passeio, especialmente quando falamos de uma cidade conhecida pela quantidade de parques ao ar livre. A partir de maio, os termômetros caem para máximas de 20°C e mínimas de 8°C. Um pouco desconfortável para quem não gosta de inverno, mas excelente para quem não suporta chuva. O outono chega com temperaturas mais amenas e dias mais secos. É um excelente período para visitar Curitiba, especialmente no mês de abril, que marca a virada para as temperaturas mais baixas.

Os meses de julho e agosto marcam o auge da estação fria, mas são os meses menos chuvosos. Veja, falamos em menos chuvosos porque Curitiba nunca tem uma estação seca. O mês de setembro marca a virada para a estação quente. A temperatura sobe e as chuvas ainda não são tão intensas. Bom período para curtir as atividades ao ar livre. Outubro chega com aumento das chuvas e das temperaturas. É o prenúncio do verão, dias quentes e água, mais uma vez. 

Curitiba não é o tipo de cidade que atrai uma multidão de turistas nos finais de semana, feriados e férias escolares. Pelo contrário! A cidade fica mais vazia nesses períodos, quando os moradores correm em direção à praia. Sendo assim, caso deseje visitar Curitiba com mais calma, escolha os feriados, finais de semana e períodos de férias. Dois momentos pontuais costumam aumentar o número de turistas em Curitiba. Um deles é o Festival de Teatro, que acontece em março e atrai um grande público. O outro é o Natal Luz, que enche Curitiba de atrações no mês de dezembro e é maravilhoso não só para as crianças, mas também para os adultos. 

Veja as médias anuais* na ordem de temperatura mínima, temperatura máxima e índice pluviométrico.  

  • Janeiro - 16°C / 27°C / 172 mm 
  • Fevereiro - 16°C / 27°C / 158 mm 
  • Março - 15°C / 26°C / 139 mm 
  • Abril - 13°C / 23°C / 95 mm 
  • Maio - 10°C / 21°C / 101 mm 
  • Junho - 8°C / 20°C / 116 mm 
  • Julho - 8°C / 19°C / 99 mm 
  • Agosto - 9°C / 21°C / 73 mm 
  • Setembro - 11°C / 21°C / 119 mm 
  • Outubro - 13°C / 23°C / 133 mm 
  • Novembro - 14°C / 25°C / 127 mm 
  • Dezembro - 15°C / 25°C / 152 mm 

Melhores períodos para visitar a cidade - abril e setembro.

Meses mais secos - julho e agosto.

Meses mais frios - junho e julho.

Meses com maior índice pluviométrico - de outubro a março.

Meses mais quentes - janeiro e fevereiro.

* Com dados do Climatempo. 

Tudo que você precisa saber sobre Curitiba!

Esse texto sobre Quando ir a Curitiba faz parte do guia de Curitiba no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Curitiba

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.