Curitiba

Restaurantes em Curitiba

Pense rápido e diga um prato típico de Curitiba. Sabemos que a tarefa não é fácil. Muito se fala da gastronomia do nordeste, de Minas Gerais, do Amazonas... Mas é raro ouvir falar sobre a culinária curitibana. Entretanto, temos uma boa notícia! A cidade tem sim pratos típicos e podemos garantir que eles são deliciosos. Aventure-se pelo cardápio da capital paranaense e aproveite o friozinho constante para se deliciar em boas e quentes refeições. Mas se quiser fugir da tradição e simplesmente comer muito bem, não se preocupe! Curitiba tem grande oferta de bons restaurantes que dão a volta ao mundo em seus cardápios. 

Curitiba

A história de Curitiba é formada por muitos imigrantes, especialmente alemães, poloneses, ucranianos, portugueses, espanhóis e italianos. Como não poderia deixar de ser, todos esses povos influenciaram bastante a gastronomia local. Junte a esse mix de nacionalidades os conhecimentos culinários dos índios carijós, originais da região, e você chegará à variada tradição culinária de Curitiba. É um grande caldeirão de sabores e nomes inusitados, coisa difícil de entender, mas fácil de saborear.

Santa-felicidade

Um dos pratos mais típicos (e deliciosos) da região é conhecido como Barreado. O preparo começa com o cozimento — sempre em panela de barro — de uma porção de carne por mais de 12 horas.  A carne desfia e forma, com os temperos, um saboroso molho. Para comer, é preciso uma aula. Se for a sua primeira vez, certamente o atendente o ajudará a montar o prato. Ele fará a mistura do barreado com farinha de mandioca, rodelas de banana e laranja para acompanhar. Experimente o prato no Farnel, restaurante especializado em culinária paranaense no Centro Histórico de Curitiba. Vale até pegar um trem até Morretes, cidade vizinha especialista na receita. Deliciosa e ideal para os dias de inverno! 

Curitiba

Típico da estação mais fria, o pinhão é a grande estrela da cidade e símbolo do estado do Paraná. Até mesmo no calçamento de Curitiba será possível ver o desenho de pinhões como decoração. O auge do produto é entre os meses de maio e julho, quando as araucárias (protegidas por lei) ficam repletas da semente usada na culinária local. É nesse período também que acontece a Festa do Pinhão, que marca a colheita e presenteia os moradores e visitantes com deliciosos pratos. Onipresente na culinária paranaense, o pinhão é ingrediente para todas as horas. Ele pode ser servido em forma de bolinhos, acompanhando massas e risotos, no doce da sobremesa e até na cerveja. É paixão entre os locais e ingrediente indispensável na culinária local.

Curitiba

Também populares entre os moradores, a carne de onça, o pão com bolinho e o costelão são obrigatórios para quem deseja uma verdadeira experiência curtibana. Mas você leu certo? Carne de onça? Sim! Ela é muito pedida tanto no almoço quanto no jantar. Vai muito bem com cerveja e como petisco. Mas não se preocupe. Nenhuma onça foi caçada para o preparo dessa iguaria. Carnes como filé mignon e patinho dão conta do recado. O prato é um mix de carne crua moída com temperos e acompanhada de cebola e cebolinha. O nome pode ser melhor explicado pelo forte odor que a cebola deixa após a degustação. O intenso sabor é dos melhores e um bom lugar para experimentar é no Bar do Alemão, localizado no Largo da Ordem. A receita, entretanto, é servida em vários lugares na cidade de Curitiba. 

Curitiba

Já o pão com bolinho é o predileto para refeições rápidas. É o tipo de prato que agrega qualquer ingrediente. A base original é um bolinho de carne com pão, formando um delicioso sanduíche. O resto vai da imaginação de quem prepara. Para experimentar um bom exemplar tradicional, procure pelo menu do bar mais escondido da cidade, o Barbaran, onde cerveja e pão com bolinho formam uma maravilhosa dupla. Anualmente acontece o Festival do Pão com Bolinho, quando os restaurantes e bares oferecem novas variações da receita. Você pode até comer o pão com bolinho e pastel, apelidado de X-Montanha e vendido pela lanchonete Montesquieu.

Curitiba

Para quem tem estômago forte e costuma ficar na balada até de madrugada, os costelões são a melhor opção para repor as energias. É comida para levantar defunto e dar aquele gás depois de uma noitada. Costelões estão espalhados por toda a cidade e são a típica comida de barraquinhas de rua. Você comerá uma porção tamanho monstro de costelas pelo preço de um cachorro-quente. 

Entre a culinária típica de outros países, o bairro de Santa Felicidade faz sucesso com os visitantes, especialmente o restaurante Madalosso. Com um delicioso rodízio de massas a preço muito acessível, você sairá de lá carregado, de tanto comer. Acredite, é impossível não exagerar nesse lugar. Se quiser um ambiente mais tranquilo, dê preferência ao Velho Madalosso, mas se estiver em um grupo grande, aproveite a bagunça do Madalosso original, um dos maiores restaurantes do mundo. Na cidade, há outras opções para experimentar a culinária italiana. Com proposta mais refinada, a Barolo Trattoria é boa pedida. Para quem busca preços mais acessíveis, o Spaghetto é ideal. No meio da correria do dia de passeio, vale também experimentar as deliciosas iguarias do Pizza, na descolada Rua São Francisco e em outras duas filiais pela cidade. O nome do lugar diz tudo. Você terá uma bela fatia de pizza, com massa fininha e cortada na tesoura. É um ótimo fast-food de delícias italianas.  

Curitiba

Para a culinária alemã, vá ao Bar do Alemão, no Largo da Ordem. Os pratos são incrivelmente bem servidos e deliciosos. Antes de começar a comer, peça um submarino (drink típico do sul, com uma dose de Steinhäger em um copinho dentro de uma caneca de chope). Depois, aproveite um saboroso eisbein (joelho de porco). As porções são muito generosas e o ideal é ir acompanhado. Para uma comida tipicamente polonesa, experimente o pierogi (massa em formato de pastel, como um ravióli) com bigos (carne de porco com repolho) e de sobremesa não deixe pedir o folheado com creme chamado de Kremòwka, também conhecido como o doce do papa. Você poderá curtir o cardápio completo ao sair do Bosque do Papa, na casa de chá Kawiarnia Krakowiak. Se a preferência for pela culinária ucraniana, vá de borscht, a tradicional sopa de beterraba. Para um restaurante onde são servidos pratos tanto poloneses quanto ucranianos, procure o Durski. Se quiser uma experiência completa em meio a um belo cenário, reserve um horário de almoço para ir ao Nova Polska (distante 20 km do centro da cidade). 

Curitiba

Curitiba oferece uma grande variedade de bons restaurantes, capazes de agradar a todos os paladares. Para preços em conta, entre nos cafés espalhados por toda a cidade. Boas pedidas são o New York Café, o Brooklyn e o Lucca Cafés Especiais, onde são servidas refeições a preços justos, sempre com boa cerveja e, claro, cafés deliciosos. Se desejar uma experiência gastronômica, faça uma reserva no molecular Poco Tapas. Para um hambúrguer local, mas de fama nacional, sente-se nas mesas do Madero. Para um mix de boa música, comida e bebida, além de um clima divertido, experimente o Hard Rock Curitiba. Mas se a indecisão tomar conta, vá ao bairro Batel, onde as opções são excelentes até mesmo nos shoppings, como o Pátio Batel. 

Curitiba

Há quem não goste de se sentar em restaurantes e prefira mesmo uma boa feira. Se você é um desses, não se preocupe. Você poderá experimentar de tudo no Mercado Municipal de Curitiba, onde barraquinhas vendem todo tipo de delícias locais. Aos domingos, vá até a Feirinha do Largo da Ordem e coma alguns quitutes. Mas se preferir mesmo um belo visual, monte a sua própria cesta de piquenique e corra para curtir o pôr do sol no Parque Tanguá ou no Jardim Botânico de Curitiba. Dentro ou fora do restaurante, você poderá saborear Curitiba. 

Mercado-municipal-de-curitiba

Leva e Traz gratuito

Alguns restaurantes, shoppings, casas noturnas, teatros e hotéis de Curitiba oferecem um serviço de transporte gratuito para hóspedes e clientes. O Leva e Traz facilita a locomoção dos viajantes e, o melhor de tudo, você não pagará nada! Para utilizar o sistema é preciso fazer o trajeto entre dois estabelecimentos credenciados. O serviço está disponível de segunda a sábado, sempre de 19h30 a 23h30. O agendamento para o transporte deve ser feito pelo responsável no hotel ou no estabelecimento conveniado entre 7h30 e 18h30 do dia que será utilizado. Fácil, seguro e de graça! Veja mais sobre o Leva e Traz de Curitiba

Tudo que você precisa saber sobre Curitiba!

Esse texto sobre Restaurantes em Curitiba faz parte do guia de Curitiba no Melhores Destinos

Comentários para Restaurantes em Curitiba

  • Missing Marilia há 3 anos

    Olá, sou aqui de Curitiba e gostaria de fazer duas obervações sobre o que li no guia. A primeira é que o consumo do pinhão não acontece o ano todo, inclusive existe uma lei estadual que diz que o pinhão só pode ser colhido e comercializado a partir de uma data específica.

    A outra coisa é sobre a carne de onça. Eu e meus colegas estávamos conversando sobre isso e é consenso entre todos que a melhor carne de onça da cidade é da Mercearia Fantinato, que inclusive é preparada direto na mesa do cliente. Claro, gosto é algo muito subjetivo, mas achei uma pena o lugar que é extremamente tradicional não ser citado no guia. De resto, parabéns. Apesar de Curitiba não ter um forte apelo turístico como muitas cidades no Brasil, sentia falta de um guia daqui.

  • Missing João Victor há 12 meses

    Muito interessantes essas observações, refletem a variedade gastronômica presente em Curitiba. Dizem que aqui é um pólo de teste para lançamentos a serem feitos no Brasil, pela alta exigência do público. Falando em variedade e qualidade, acho que faltou um restaurante de Curitiba nesta lista, o Babilônia Gastronomia. Inclusive, segue o site do restaurante para quem quiser conhecer https://babilonia.net.br/

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.