Compras em Curitiba
Curitibanos adoram se abrigar do frio e da chuva dentro dos shoppings da cidade. E as opções são muitas! Se você precisar fazer algumas comprinhas enquanto estiver em Curitiba, não se preocupe. Por lá é possível encontrar de feiras de antiguidades a elegantes e sofisticados centros comerciais. Entre um parque e outro, você certamente não irá resistir a gastar alguns reais na cidade, especialmente quando um abrigo for necessário por causa da chuva.
Shoppings
A capital paranaense oferece mais de quinze opções de shoppings centers para quem deseja encher algumas sacolas. Os centros comerciais são repletos de boas lojas, restaurantes e serviços como cinemas, teatros, academias, centro de convenções e até museu. Capazes de resolver vários problemas de uma só vez, os shoppings acabam sendo alternativa não só para compras, mas também para uma boa refeição. A fuga involuntária por questões climáticas, especialmente tratando-se de uma cidade onde as principais atrações estão em áreas verdes ao ar livre, também é constante. Se você é do tipo que detesta visitar shoppings enquanto viaja, abra o seu coração em Curitiba e considere os grandes centros comerciais fortes aliados.
Um pouco afastado do centro, mas bem próximo a um dos principais parques de Curitiba, o Parkshopping Barigui atrai frequentadores pelo grande número de lojas e pelo agradável ambiente. O shopping conta com mais de 300 marcas e quase 40 restaurantes, entre eles 7 destinados ao Park Gourmet, onde os menus são mais elaborados.
Ruas, feiras, mercados e lembrancinhas
Curitiba não conta com opções de compras apenas dentro dos shoppings. Apesar da constante instabilidade climática, os moradores não se abatem e frequentam outros ambientes fora dos grandes corredores climatizados. A principal rua de compras da cidade é a Rua das Flores, localizada no Centro de Curitiba. Oficialmente chamada de Rua XV, a grande avenida tem longo trecho peatonal, com lojas, bares e cafés que oferecem mesinhas na calçada. Ótima opção para ver a vida passar em um final de tarde curitibano. Para quem busca especificamente sapatos e vestuário, vale ir até a Rua Teffé. Para lojinhas descoladas e peças de design, a pedida é o entorno da Praça Espanha, região também conhecida como Batel Soho.
Quem gosta de garimpar entre objetos antigos não pode deixar de ir à Feira do Largo da Ordem. Ela acontece todos os domingos, das 9h às 14h, e oferece barraquinhas de antiguidades em meio ao Centro Histórico de Curitiba. Será uma delícia aliar compras inusitadas a um passeio pelo coração da cidade. Já os turistas que não resistem a uma boa experiência gastronômica não podem perder o Mercado Municipal. Entre frutas, temperos e todo tipo de ingredientes, você poderá experimentar pratos típicos da região e ainda finalizar com um delicioso café. Antes de ir embora da cidade, não deixe de comprar uma lembrancinha. Em Curitiba, é possível comprar belas peças no MON (Museu Oscar Niemeyer) e também nas lojinhas da Leve Curitiba, especializada em artigos com a cara da cidade, entre eles as graciosas capivaras que se tornaram símbolo local.