Canal do Panamá
O Canal do Panamá é uma das grandes obras da humanidade e um dos lugares que não devem ficar de fora durante uma viagem à capital panamenha, por menor que seja o tempo disponível. Trata-se de um canal que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, permitindo que navios atravessem de um lado para o outro sem precisar ir até o extremo sul do continente americano. O canal é um ponto muito importante para o comércio e o transporte de cargas, que traz economia de combustível e tempo no deslocamento de produtos.
O canal tem 80km de extensão e três diferentes conjuntos de eclusas: Miraflores, Gatún Lake e Pedro Miguel, cujo nível de água sobe e desce para permitir as subidas e descidas das embarcações. Diferentemente do que muita gente pensa, as eclusas do canal não existem porque os oceanos estão em alturas diferentes (a altura entre os dois é quase a mesma); elas existem devido à topografia da região, que faz com o que o lago do canal esteja acima do nível do mar, ou seja, as eclusas funcionam como elevadores, que fazem com que os navios subam durante o percurso no canal e descam até o outro oceano.
Durante décadas o Canal do Panamá esteve sob administração de EUA e Panamá. Apenas em 1999, depois de muito tempo de espera e de vários tratados, é que o Panamá conseguiu autonomia sobre seu território e administração absoluta de seu canal, passando, assim, a arrecadar todo o lucro obtido com os navios. Um museu com a história da obra informa que, em três anos sob administração do Panamá, o país arrecadou o mesmo valor que em 85 anos com a administração em conjunto com os EUA.
Instrutores do próprio canal dizem que um navio paga entre mil e quatrocentos mil dólares para fazer a travessia, conforme o seu tamanho, e chega a economizar cerca de dez vezes o valor pago.
O conjunto de eclusas que os turistas mais visitam é o de Miraflores, na própria Cidade do Panamá. O lugar, além de possuir um mirante com ótima visão para os navios, tem um museu com várias salas que explicam a história e o funcionamento do lugar, além de apresentar um pequeno filme, que conta a história da construção. Além dos pontos para observação dos navios, há um restaurante onde você pode comer ou tomar um drink e, ao mesmo tempo, admirar o vaivém das embarcações.
A eclusa de Miraflores fica um pouco fora da região central da cidade, então a melhor maneira para chegar até ela é em táxis. Na hora de retornar, indicamos utilizar os táxis comuns e não os táxis da empresa que trabalha no canal, por serem mais baratos.
Entrada em Miraflores: parcial $5, total $8 (com direito a entrada no museu, mirante e filme).
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.