Casa de Petrópolis - Casa dos 7 Erros
A Casa de Petrópolis, também conhecida como Casa dos 7 Erros, é uma das atrações mais surpreendentes de Petrópolis. Apenas a arquitetura e a decoração interna já fariam valer a visita, mas o lugar também foi transformado em um instituto de cultural, recebendo exposições e apresentações musicais belíssimas (veja a programação neste link).
Localizada no número 716 da Rua Ipiranga, a casa começou a ser construída em 1879. Depois de passar alguns anos estudando na Europa, o financista e filho de comendador do café José Tavares Guerra voltou ao Brasil e mandou construir um imóvel que unisse a beleza dos estilos europeus e as modernidades que começavam a surgir no final do século XIX.
Ele trouxe esse conceito de assimetria para o exterior da casa, por isso que o povo a relacionou à brincadeira de procurar sete erros — embora haja mais do que sete diferenças entre o lado esquerdo e o direito na fachada. O imóvel serviu como moradia para os descendentes de Tavares Guerra até 1982.
Visitação à Casa de Petrópolis
É possível fazer uma visita guiada pela Casa de quarta a domingo, das 10h às 16h, para o público em geral, e às terças com grupos agendados.
Antes de entrar, a gente coloca um protetor no tênis para não danificar o piso original. Aliás, essa é uma das poucas residências do final do século XIX que não passaram por restauração. O luxo e a criatividade na decoração do interior da casa chamam a atenção de cara.
O lustre da sala principal foi feito em bronze banhado à ouro pela fundição francesa Barbedienne, e o papel de parede foi feito a base de pó de ouro também. Na sala de música, as pinturas no teto recordam as viagens feitas por José Tavares Guerra aos seguintes destinos: Alpes Suíços, África, Bagdá, Egito, Índia e Palestina. Os lustres de seda floridos completam a decoração de milhões, literalmente.
Com decoração do Oriente Médio, a sala de fumo fica ao lado da sala de jantar, que por sua vez tem todos as cadeiras e mesa em jacarandá. A madeira foi cortada aqui no Brasil e levada para a França para ser talhada lá. Nos fundos, ainda existe um jardim, um dos poucos projetos do botânico e paisagista francês Auguste Glaziou que mantiveram seu traçado original.
Em agosto de 2023, o ingresso custava R$ 16,00, e a meia-entrada, R$ 8,00. O valor é usado para a manutenção da casa.
Restaurante na Casa de Petrópolis
O prédio que abrigava as baias de cavalo da Casa de Petrópolis foi transformado em restaurante, o Bordeaux Vinhos, um dos mais famosos da cidade. Almocei ali um filé de peixe com legumes acompanhado de uma taça de Sauvignon Blanc. Tudo bem delicioso.
O restaurante tem mesas externas, com vista para a Casa de Petrópolis e para a bela vegetação da área, e também três diferentes espaços internos, incluindo um que mantém as divisórias de ferro originais das baias, vindas da França. Vale conhecer!
Veja todas as nossas dicas de onde comer, onde ficar e o que fazer no guia de Petrópolis.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Petrópolis
- Kastel Pedra Bonita
- Hotel Casablanca Imperial
- Kastel Grão Pará
- Hotel Vila Bavária Petrópolis
- OYO Hotel Lindoia, Petropolis
Casa de Petrópolis - Casa dos 7 Erros
Av. Ipiranga, 716Centro
Petrópolis
http://culturacasadepetropolis.com.br