Cervejaria em Petrópolis
Achar uma boa cervejaria em Petrópolis é tarefa fácil: a cidade é a capital da cerveja no Rio de Janeiro. Além de abrigar a cervejaria mais antiga do Brasil, há toda uma cena de marcas artesanais novas. A maior festa da cidade, a Bauernfest, reúne mais de 60 produtores independentes.
Em apenas um quarteirão do Centro de Petrópolis, no entorno do Palácio de Cristal, você encontra bares de cinco cervejarias locais: Sampler Brew House, Doutor Duranz, Odin, Duas Torres e Bohemia, a pioneira, que virou um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Essa região foi apelidada de Vila Cervejeira. É o lugar perfeito para sextar, ou terçar, quintar, domingar... ainda mais se você estiver de férias.
Vou contar um pouquinho sobre cada uma:
Cervejaria em Petrópolis — Centro
Cervejaria Bohemia
Primeira cervejaria do Brasil, a Bohemia está no mesmo endereço, na Rua Alfredo Pachá, há mais de 150 anos. Ao redor da fábrica, foi construído um grande complexo aberto ao público, com bar, restaurante, loja e um tour interativo. Segundo eles, é a experiência cervejeira mais completa da América do Sul. Que é uma das atrações mais interessantes de Petrópolis, isso é fato.
Você pode escolher entre três modalidades de visita: Visitação Livre, que é um tour cervejeiro autoguiado que você faz no seu tempo, com direito a três degustações direto da fonte; Chave de Mestre, um tour guiado com horário fixo, que inclui quatro degustações e acesso à área de produção restrita da nano cervejaria; e Harmoniza Tour, este é exclusivo e com horário fixo, oferece oito degustações, acesso à área de produção restrita da nano cervejaria e experiência de harmonização. Os tours ocorrem de terça-feira a domingo. Em setembro de 2023, os preços variavam de R$ 19 (com meia entrada) a R$ 119. Você pode adquirir na hora ou de forma antecipada pelo site.
Em qualquer um deles, você terá uma aula de história sobre a cerveja. Começa lá na Mesopotâmia de oito mil anos atrás, passa pelo advento da máquina a vapor, até o produto final, com toda a tecnologia aplicada hoje. Explica também como é preparada a cerveja, a função do lúpulo, da cevada, do malte, tudo isso enquanto você caminha pelos espaços antigos da fábrica. Uma das partes mais especiais é a antiga sala de tinas e cozinhadores, que, por muitos anos, foram usados no preparo da famosa cerveja (foto abaixo). Ao final do percurso, tem a loja com todos os produtos da Bohemia, e você passa por paredes de vidro que exibem a fábrica funcionando.
A Bohemia tem um restaurante no segundo andar, com espaço amplo e moderno, e o Bar Bohemia, que fica logo na entrada do complexo, com um clima bem descontraído e noites de pagode. Este último serve feijoada, cupim braseado, sanduíches, croquetes, fritas, caldinho de feijão, linguiça, dadinhos de tapioca, além de uns quitutes alemães, como joelho de porco defumado, além dos chopes da marca, é claro.
O restaurante (à esquerda), e o bar da Bohemia (à direita):
Cervejaria Duas Torres
Em uma linda casa na Rua Padre Siqueira, a Cervejaria Duas Torres tem a temática de uma taverna medieval. Assim que você entra, é chamado de milord ou milady pelos garçons, e poderá tirar foto com a cabeça na guilhotina, reproduzir um duelo com espada, elmo e tudo. Mas mesmo para quem não liga muito para essas brincadeiras, vale a visita: a cerveja é gostosa, e tem comida também (servem coisas como hambúrguer feito na grelha e pão de alho com filé mignon). O bar ocupa um dos espaços mais charmosos da cidade.
A Duas Torres é uma cervejaria artesanal familiar de dois irmãos, que começou com produção caseira, desenvolvendo suas próprias receitas por uma década. Após o incentivo de amigos e familiares, se tornou comercial. Eles fazem tour guiado pela cervejaria aos finais de semana, mas é melhor fazer contato para reservar.
Doutor Duranz
A fábrica da Doutor Duranz fica na Estrada do Catobira, em Itaipava, mas a marca também tem um bar na Vila Cervejeira do Centro de Petrópolis. É inspirado em pubs britânicos, com decoração em cores escuras e cachecóis de times ingleses pendurados na parede.
No cardápio, tem pratos como fish and chips (peixe e batata frita), roast beef, hambúrguer, mas também quitutes da gastronomia alemã, como linguiças e croquete de eisbein (joelho de porco). A Doutor Duranz tem ainda a opção de rodízio de chope, onde você paga um preço fixo e pode experimentar todos os estilos da cervejaria nas torneiras. Perfeito para quem saiu de casa com a ideia de enfiar o pé na jaca hehe.
A cervejaria possui a capacidade produtiva de 9.000 litros por mês, com tanques de 500 litros e 1000 litros, onde produzem não apenas cervejas próprias, mas também para marcas ciganas. Tem beer tour às sextas e sábados, onde é possível conhecer o processo de fabricação das cervejas. É necessário agendar — veja mais informações.
Cervejaria Odin
A Cervejaria Odin é uma das mais animadas de Petrópolis, com música ao vivo em pelo menos três dias da semana. O bar fica em um casarão da Rua Alfredo Pachá, e a temática é viking. Na cultura nórdica, a cerveja era uma bebida servida durantes as refeições e bebida em cultos e solenidades. Odin é o principal Deus dos vikings, considerado Pai de todos.
A carta de chopes conta com 10 estilos produzidos na fábrica, todos em versões Half Pint (285ml) e Pint (475ml). Há também uma régua de degustação com três chopes de 200 ml à sua escolha. O Casarão Odin ainda tem drinks, como Moscow Mule, Mojito, Gin Tonics, Fitzgerald e Aperol Spritz, que saem diretamente das torneiras do bar, além de clássicos como Dry Martini, Negroni e NegronIPA com um "twist" da IPA da casa.
O cardápio tem petiscos, opções vegetarianas, mas a especialidade são as carnes. Tem PitSmoker em versões de tapas ou brutas para dividir. Veja o site da cervejaria.
Sampler Brew House
A Sampler é uma microcervejaria no Centro de Petrópolis onde você pode beber vendo a fábrica através de uma parede de vidro. O lugar também tem uma loja de insumos para a fabricação de cervejas e promove eventos com flash tattoos, roda de samba e noite do rock em um palco no andar de cima.
O cardápio também tem várias opções para beliscar enquanto você curte sua cerveja, como pastéis, croquetes, hambúrguer, tábua de carne, torresmo, salsichão, anéis de cebola e sanduíches. A Sampler fica na Avenida 7 de Abril, praticamente em frente à Doutor Duranz. Veja o site.
Cervejaria em Petrópolis — bairros
Seguem outras sugestões de cervejarias em Petrópolis, um pouco mais distantes do Centro da cidade:
- Cervejaria BrewPoint: essa premiada cervejaria tem um bar junto à fábrica, que fica em um galpão no bairro Quitandinha. Tem a opção de visita guiada aos sábados, mediante agendamento. Mais informações no site.
- Cervejaria Colonus: produz cervejas puro malte com ingredientes de alta qualidade no bairro Castelânea. Também tem visitação aos sábados mediante agendamento prévio. Você conhece melhor a marca neste link.
- Cervejaria Alter: foi fundada em 2015, em Itaipava. A fábrica foi montada dentro do Sítio das Bromélias, onde antes havia antigas baias de cavalos — o nome foi inspirado na raça de cavalos da família imperial, Alter-Real. Você pode conhecê-la aos sábados e domingos. Tire as dúvidas neste link.
- Cervejaria da Corte: nasceu em 2009 em Petrópolis. Também oferece a opção de beer tour, onde você pode acompanhar todo o processo de fabricação e degustar todos os estilos produzidos. Fica na Estrada Silveira da Mota, em Posse. Veja o site.