Melhores Destinos
Petrópolis
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Hotéis em Petrópolis

Os hotéis em Petrópolis prometem agradar viajantes de todo tipo. Existem opções sofisticadas, outras mais econômicas, pousadas no meio da natureza e casarões históricos que nos transportam aos tempos áureos da Cidade Imperial. 

HOTEL NOTA LINK
Pousada Vila Brasil 9.5 Ver preços
Pousada do Lago 9.4 Ver preços
Pousada das Araras 9.2 Ver preços
Hotel Reggia Catarina 9.2 Ver preços
Pousada Pataca de prata - Pousada de Época 9.2 Ver preços
Pousada Monte Imperial 9.1 Ver preços
Hotel Solar do Império 9.1 Ver preços
Casa Rosa Hotel Boutique 9.0 Ver preços
Pousada Imperial Koeler 8.9 Ver preços
Pousada Dom Petrópolis 8.9 Ver preços
Grande Hotel Petrópolis 8.9 Ver preços
Princesa Isabel Pousada e Hotel – Dom Pedro 8.8 Ver preços
Hotel Casablanca Imperial 8.7 Ver preços
Kastel Pedra Bonita 8.7 Ver preços
Hotel Petropolis Inn 8.5 Ver preços
Gallardin Palace Hotel 8.5 Ver preços
Hotel Vila Bavária 8.2 Ver preços
Kastel Grão Pará 8.1 Ver preços
Hotel Cidade Imperial 8.0 Ver preços
Hotel Orleans 8.0 Ver preços
OYO Hotel Lindoia, Petropolis 7.3 Ver preços

Hotéis em Petrópolis 

A diversidade dos hotéis em Petrópolis nos surpreendeu. Considerando não apenas os grandes hotéis, mas também as pousadas, você não terá dificuldade de encontrar uma hospedagem que atenda às suas expectativas. 

Mas antes de dar detalhes das hospedagens, tenho uma dica: antecipe-se na reserva. Especialmente se for para Petrópolis em um feriadão, ou mesmo em um final de semana. Justamente por ser tão pertinho do Rio, a cidade pode encher. 

Se você tem a possibilidade de viajar a Petrópolis durante a semana, será mais fácil garantir o hotel que você quer, e com diárias bem mais acessíveis.

Reservamos duas hospedagens na viagem a Petrópolis e tivemos uma experiência excelente, com a cara da cidade. Primeiro, ficamos na Pousada Monte Imperial, situada em um ponto mais alto do Centro, em um condomínio fechado cercado por verde.

Essa pousada em estilo alpino parece coisa de conto de fadas. Dos passarinhos que nos acordam à valsa que toca no café da manhã. Este, por sinal, é um dos destaques desse lugar; não superei ainda o bolo de chocolate molhadinho. Os quartos são decorados com uma pegada antiga e aconchegante, e a pousada tem ainda uma piscina ao ar livre muito convidativa. Pena que tinha um ventinho frio quando eu viajei. 

Daí, fui "de mala e cuia" para o Hotel Solar do Império, que ocupa dois dos casarões do século XIX mais imponentes da Avenida Koeler, recém restaurados. Cada uma das 25 acomodações homenageia uma personalidade da história do Brasil. 

Primeiro, eu fiquei na Suite Marquês do Herval, no andar inferior, mas pedi se tinha algum quarto disponível no andar de cima, para ter uma vista melhor. Então me deram um upgrade para a Dom Pedro II. Eu dormi como um rei, num quarto com espelho gigante de moldura dourada e dossel, que é aquele enfeite que pende ao redor da cama:

Hotéis em Petrópolis

Princesa Isabel e Conde d'Eu já se hospedaram no casarão principal deste solar. Hoje, como homenagem, as suítes recebem os nomes deles.

O hotel tem spa, uma piscina pequenina, um charmoso jardim, espelho d'água com peixes e sauna a vapor. O café da manhã é um espetáculo, com buffet e também opções servidas à mesa — peça torrada petrópolis sem medo! Com decoração clássica, o restaurante é lindo, mas o café também pode ser servido na área do hotel que você desejar. 

Hotéis no Centro de Petrópolis

Hospedar-se no Centro de Petrópolis é uma bela escolha. Você contará com toda a estrutura de restaurantes e cervejarias e conhecerá vários atrativos a pé, poupando em Uber e estacionamento. 

O Museu Imperial fica em uma área mais movimentada do Centro, mas com bons restaurantes. Essas são as hospedagens mais bem avaliadas no entorno:

  • Grande Hotel Petrópolis: a apenas 50 metros do Museu Imperial, tem quartos modernos com ar condicionado split, academia, restaurante e serviço de concierge.

  • Hotel Casablanca Imperial: dispõe de uma piscina ao ar livre e lareira de uso comum no lounge. Os quartos são bem iluminados e aconchegantes.

  • Princesa Isabel Pousada e Hotel — Dom Pedro: também tem piscina ao ar livre. Os quartos tem modernos móveis de madeira e piso em parquet ou azulejo.

  • Kastel Grão Pará: esse hotel ocupa um edifício histórico de 115 anos na Praça da Inconfidência. Tem piscina coberta, camas confortáveis e um bom café da manhã.

  • Pousada Monte Imperial (foto): já falamos sobre ela, é uma pousada em estilo alpino com vista para a serra. Os quartos têm decoração antiga, e o café da manhã é incrível.

Hotéis em Petrópolis

Na outra ponta do Centro, fica o Palácio de Cristal, em uma charmosa rua de paralelepípedos. Também tem muita coisa boa para comer por ali e, especialmente, para beber. Há cinco bares de cervejarias nessa região. Veja quais são as melhores hospedagens:

  • Casa Verde Petrópolis: uma opção de pousada econômica e supercharmosa. Dispõe de piscina ao ar livre e jardim.

  • Pousada Dom Petrópolis: em um casarão histórico, é uma pousada-museu, com móveis de época originais catalogados e restaurados em cada quarto.

  • Casa Rosa Hotel Boutique (foto): localizado em um casarão antigo lindo, fica exatamente em frente ao Palácio de Cristal. Tem piscina, terraço, restaurante e bar.

Hotéis em Petrópolis

Mas o coração da cidade é a Catedral de Petrópolis. É onde culmina a Avenida Koeler, com seus casarões históricos restaurados e identificados com placas. Eis algumas dicas de hospedagens nessas redondezas: 

  • Hotel Solar do Império: foi onde me hospedei, um dos solares mais majestosos da Avenida Koeler. Os quartos mesclam móveis modernos e clássicos, e o café da manhã é maravilhoso.

  • Pousada Catedral: na rua aos fundos da Catedral, é um lugar aconchegante com 21 suítes, totalmente equipadas. Aos pais de pet, uma boa notícia: essa é uma opção pet friendly.

  • Hotel Casablanca Imperial: é um dos hotéis mais reservados pelos nossos leitores, dispõe de uma piscina ao ar livre e lareira de uso comum no lounge. Os quartos são bem iluminados e aconchegantes.

  • Hotel Reggia Catarina: É louco imaginar que um lugar tão cheio de natureza fica no Centro de Petrópolis, a 200 metros da Catedral. É um hotel 4 estrelas com piscina ao ar livre. Está entre as opções mais aclamadas pelos hóspedes.

  • Pousada Pataca de Prata: Fica ao lado da Praça da Liberdade. É muito elogiada pelos hóspedes. Mistura uma decoração de época com detalhes modernos.

  • Pousada Imperial Koeler (foto abaixo): fica na Avenida Koeler, em um casarão histórico de 1879. Conta com uma piscina rodeada por um jardim belíssimo. A pousada tem uma decoração clássica, com móveis em madeira.

Hotéis em Petrópolis

Hotel barato em Petrópolis

É possível conhecer Petrópolis sem gastar muito em hospedagem. Há opções de hotéis mais simples, sem luxo, mas que proporcionam uma cama quentinha e até café da manhã. Seguem algumas dicas, que estão entre as mais buscadas da cidade:

  • Hotel Petrópolis Inn: esse hotel tem um excelente custo-benefício. Localizado no bairro de Valparaíso, inclui um bar, um terraço com vista para as montanhas e um café da manhã superfarto.

  • Ibis Budget Petrópolis: também tem Ibis em Petrópolis, com um padrão que a gente conhece bem. Mas observe que esse hotel fica mais distante do Centro, no bairro Bingen.

  • Hotel Serra da Estrela: A avaliação dos hóspedes não é tão boa, mas esse é um dos hotéis mais econômicos da cidade e fica pertinho da Praça da Liberdade, o coração turístico da cidade.

Pousadas em Petrópolis

Fugindo do Centro de Petrópolis, há pousadas incríveis que proporcionam muito contato com a natureza e relaxamento. Estão entre as preferidas das pessoas que vão focadas mais na paisagem das montanhas do que nos museus. 

  • Pousada Recanto das Araras: essa pousada lindíssima fica na localidade de Araras e dispõe de chalés amplos com lareira, alguns até com banheira de hidromassagem. Ela fica rodeada pela natureza, com vista para a Pedra Maria Comprida.

  • Pousada Les Roches: localizada no Vale do Cuiabá, em Itaipava, essa pousada tem piscina ao ar livre, quadra de tênis, restaurante gourmet e salão de massagens. Os quartos têm estilo rural elegante. Alguns chalés possuem lareira e hidromassagem.

  • Pousada Paraíso Açu: também em Itaipava, essa pousada fica ao lado do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e é um bom lugar para praticar esportes de aventura. A piscina ao ar livre tem vista panorâmica das montanhas.

  • Pousada Paraíso: tem quadra de beach tennis, arco e flecha, pádel, piscina de água natural, sauna e muito contato com a natureza. Fica junto à Pedra do Elefante, no interior de Petrópolis.

  • Pousada Vila Brasil: é cercada por belos jardins e tem uma piscina ao ar livre superconvidativa. Os quartos mesclam modernodade ao estilo colonial, e tem TV a cabo e ar condicionado.

Pousada barata em Petrópolis

Além de hotéis baratos, também há pousadas baratas espalhadas por Petrópolis. São opções simples, que não deixam de ser aconchegantes. Como essas: 

  • Pousada Casa Imperatriz: Localizada na Rua Teresa, a rua das compras, essa pousada alia preço em conta com charme. Ela ocupa um lindo edifício do período imperial e serve um café da manhã excelente.

  • Pousada Solar Teresa: essa pousada fica a uma quadra da Rua Teresa, tem um ambiente familiar, quartos com wi-fi e TV de tela plana.

  • Casa Verde Petrópolis: uma opção de pousada mais econômica e supercharmosa que fica pertinho do Palácio de Cristal. Dispõe de piscina ao ar livre e jardim.

Hotel em Petrópolis RJ — já pensou em dormir em um castelo?

A Cidade Imperial faz a gente se sentir parte da realeza. E quem quer imergir ainda mais nessa fic, pode se hospedar no Castelo de Itaipava, no distrito de Itaipava, que é local de eventos, restaurante e também um hotel 4 estrelas. 

O Hotel Castelo de Itaipava tem uma infraestrutura invejável, com direito a um amplo jardim e uma linda piscina ao ar livre. O estabelecimento tem recepção 24 horas, caixa eletrônico e Wi-Fi em todos os ambientes, e é pet friendly — são aceitos animais de estimação com até 10 kg por um custo adicional. 

O hotel tem suítes com nomes temáticos, como Suíte Cavaleiro Real, Quarto Samurai, Suíte Imperial, algumas delas com hidromassagem. Também dispõe de quartos para famílias, que abrigam até quatro pessoas. Veja fotos, avaliações de hóspedes e os preços das diárias neste link

Hotéis de Petrópolis - castelo de itaipava

Outro lugar diferente onde dá para se hospedar é o Palácio Quitandinha, um símbolo da cidade, a cerca de 5 quilômetros do Centro de Petrópolis. Como o prédio inclui um condomínio, é possível alugar lofts de luxo no próprio Quitandinha. Veja os preços e fotos neste link

Tem apartamentos com vista para as montanhas, para o lago ou para a piscina, lindamente decorados. Eles acomodam até cinco pessoas. Além de viver um pouco da Petrópolis dos tempos áureos, é uma opção para quem quer se hospedar em uma região bonita e sem tanto agito. 

Para quem prefere a estrutura de um hotel, com arrumação do quarto e café da manhã, em frente ao Quitandinha fica o Gallardin Palace. Ele tem piscina ao ar livre com terraço e restaurante, quartos com ar condicionado e todo um charme rústico. O hotel tem uma vista linda do lago e do próprio Quitandinha.

A Pousada do Lago também fica a alguns metros do Quitandinha. Tem piscina ao ar livre e um espaço cheio de verde. É uma das pousadas mais bem avaliadas pelos hóspedes em Petrópolis. 

Melhores Hotéis