Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal de Petrópolis é um dos principais cartões-postais da cidade serrana. Inspirado em palácios revestidos de vidro que existiam em Londres e na cidade do Porto, ele foi inaugurado em 1884. Quatro anos depois, a estrutura recebeu um baile para celebrar a abolição da escravatura, no qual a Princesa Isabel entregou cartas de alforria para as últimas pessoas escravizadas de Petrópolis.
O lugar é usado até hoje para eventos do município, como a Bauernfest, uma festa anual em homenagem aos colonos alemães. Ao redor do Palácio de Cristal, há um amplo jardim com canteiros de flores, espelhos d'água e gramados bem cuidados.
Mesmo quando não há nenhum evento, o espaço fica aberto à visitação, normalmente das 9h às 17h. O espaço é cercado. Não há nenhum atrativo dentro do Palácio, apenas um pequeno palco, holofotes para iluminar espetáculos e lustres pomposos que imitam peças de cristal.
Junto ao portão de entrada, há um pequeno estande de informações turísticas, onde é possível pegar um mapa da cidade e pedir dicas de restaurantes e atrativos. Também tem uma pequena lojinha, que vende camisetas, chaveiros e outros souvenirs, além de chocolate quente, suco e refrigerante.
Se você tiver a oportunidade de passar pelo local também à noite, vale observar o Palácio de Cristal com as luzes acesas, mesmo que por detrás das cercas. A iluminação torna o espaço ainda mais romântico e charmoso.
A história do Palácio de Cristal
O Palácio foi inaugurado em fevereiro de 1884 com a finalidade de abrigar exposições regionais de produtos agrícolas e de pássaros, que até então aconteciam em instalações provisórias. A estrutura pré-moldada em ferro foi encomendada a uma fundição francesa pelo Conde D'Eu, marido da Princesa Isabel.
Durante cinco anos, entre as décadas de 1930 e 1940, o Palácio de Cristal abrigou o Museu Histórico de Petrópolis, que seria depois transferido à casa de veraneio de Dom Pedro II, onde está até hoje.
O Palácio quase foi demolido nos anos 1960, mas, após movimento de moradores e historiadores, ele teve seu tombamento histórico decretado. Paredes de vidro similares às originais foram colocadas no ano da comemoração do centenário do Palácio, em 1984.
Foto: Acervo Instituto Moreira Salles.
Onde fica o Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal fica no Centro de Petrópolis, mais especificamente na Rua Alfredo Pachá. É uma via estreita de paralelepípedos, gostosa para passear a pé. Há uma série de casarões históricos nessa região, identificados com placas que contam um pouco da história dos prédios.
A atração fica a menos de 1 km da Catedral São Pedro de Alcântara e praticamente ao lado das principais cervejarias da cidade, como a Duas Torres, a Odin e, é claro, a Bohemia.
Também há bons restaurantes por ali, como o restaurante da Bohemia e a Cantina Giulietta (foto abaixo), uma casa italiana com decoração sofisticada e opções de mesas na parte interna, na varanda e em um jardim interno.
Pousadas e Hotéis próximos ao Palácio de Cristal
Quem se hospedar no entorno do Palácio de Cristal ficará muito bem localizado, tendo fácil acesso a bons restaurantes e cervejarias e podendo conhecer boa parte dos pontos turísticos a pé. Seguem algumas sugestões de pousadas e hotéis bem avaliados pelos hóspedes:
- Casa Rosa Hotel Boutique (foto abaixo): localizado em um casarão antigo lindo, fica exatamente em frente ao Palácio de Cristal. Tem piscina, terraço, restaurante e bar.
- Casa Verde Petrópolis: uma opção de pousada mais econômica e supercharmosa. Também dispõe de piscina ao ar livre e jardim.
- Pousada Dom Petrópolis: é uma pousada-museu, localizada em um casarão histórico, com móveis de época originais catalogados e restaurados em cada quarto.
Veja mais dicas de onde ficar, o que fazer e quando ir no nosso guia de Petrópolis.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Petrópolis
- Kastel Pedra Bonita
- Hotel Casablanca Imperial
- Kastel Grão Pará
- Hotel Vila Bavária Petrópolis
- OYO Hotel Lindoia, Petropolis
Palácio de Cristal
Rua Alfredo Pachá, s/nºCentro Histórico
Petrópolis