Petrópolis
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Restaurantes em Petrópolis

Comer é um dos meus motivos favoritos para pegar a estrada até a serra do Rio de Janeiro. Há restaurantes em Petrópolis especializados em massas, carnes, bacalhau, fondue e outras coisas maravilhosas.

Este post reúne os melhores restaurantes que encontramos em Petrópolis em 2023. Com tanta opção, foi difícil escolher só alguns para conhecer. Mas foram muitos acertos: não me arrependo de nenhuma caloria consumida hehe.

Fondue em Petrópolis

Fondue é uma tradição em cidades serranas. Pode não ter a mesma gama de opções que existe em Campos do Jordão (SP) ou em Gramado (RS), mas você também vai poder provar essa delícia em Petrópolis. 

De origem suíça, o fondue é um prato composto por uma mistura de queijos aquecidos através de uma lamparina. Nele, são mergulhados os acompanhamentos (pães, batatas, legumes, etc). Além disso, os restaurantes também costumam servir fondue de carne assada na pedra, com molhinhos para acompanhar, e de chocolate com frutas.   

Uma referência no prato em Petrópolis é o Restaurante Princesa Isabel Gourmet, que fica a uns 200 metros do Museu Imperial, na rua dos fundos. O lugar não tem grandes luxos, mas o atendimento é excelente, e eles servem a sequência de fondue, ou seja, os três tipos, e com reposição livre. O preço é por pessoa. Em agosto de 2023, partia de R$ 99.  

Tinha a opção de acrescentar legumes no vapor, batata rosti, salsicha alemã, calabresa fatiada, frutos do mar, doce de leite, waffle, churros e até farofa de paçoca por um preço adicional. Mas eu fui no tradicional mesmo:

Outro lugar que tem fondue em Petrópolis é o Bordeaux Vinho, junto à Casa dos 7 Erros, mas à la carte, e não sequência. Saindo da região central de Petrópolis, você ainda encontra o prato no Maffagio e no Benvenuti Bistrô. 

Comida portuguesa em Petrópolis

O restaurante do seu Antônio, nascido em Bragança, em Portugal, foi um dos maiores achados na cidade. Chama-se Transmontano. Fundado há mais de 40 anos, recentemente se mudou para uma casa antiga e superacolhedora no bairro Valparaíso. 

Entre as especialidades estão o Bacalhau à Gomes de Sá, o à Moda da Casa e o à Narcisa (foto abaixo). Neste, o bacalhau é servido em posta frito, com batata portuguesa, cebola, alho, azeite e arroz. Uma enorme delícia. O pastel de bacalhau e um bom pastel de nata de sobremesa complementam a experiência.

Restaurantes em Petrópolis

Um senhor simpático, de cabelos e bigode brancos chamado Antônio, foi quem tirou meu pedido e me serviu, adicionando azeite de oliva ao prato. Com fala calma e sotaque carregado, ele falou sobre a história do restaurante, sua família e infância em Portugal. Contou que brincava na porta do Castelo de Bragança, apontando para o quadro do ponto turístico na parede. 

As especialidades portuguesas não são baratas. Meu prato custava, em 2023, 150 reais para uma pessoa, e 250 para duas. Mas há também opções de pratos executivos baratos durante a semana, não necessariamente de comida portuguesa. 

Massas em Petrópolis

Comida italiana é o meu fraco, e Petrópolis pega pesado nesse quesito. Tem boas casas de massa, como a Luigi, que serve pizzas e massas em um casarão antigo na esquina da Praça da Liberdade, e o aconchegante Farfarello, que serve macarrão caseiro em Itaipava.   

Na frente do Palácio de Cristal, o cartão-postal de Petrópolis, existe outro restaurante italiano interessante, a Cantina Giulietta. O local tem espaços elegantes, tanto internos quanto externos, incluindo a sacada, que é decorada com abajures superfofos nas mesas, e um jardim de inverno nos fundos. O ambiente esbanja bom gosto e sofisticação. Lembro que estava tocando um jazz baixinho no dia em que fui.   

As porções são individuais, não tão baratas, mas bem servidas. Eu pedi uma lasanha, que chegou na mesa com o molho vermelho (delicioso) ainda borbulhando.   

Restaurantes em Petrópolis

Um restaurante pelo qual já valeria a viagem à serra é Brassaria Matriz, na localidade de Corrêas. Ele fica ao lado do Poço do Imperador, portanto, os clientes comem ouvindo o barulhinho da queda d'água. Como aparentemente eu encarnei o Garfield nessa viagem, ali eu pedi uma lasanha de mignon com massa artesanal e cogumelos trufados que estava divina!  

Esse é um prato sazonal, mas a casa também serve carne, truta, massa com carne assada, camarões, entre outros. Você pode pedir indicações para os garçons para harmonizar os pratos com cervejas da casa. Apenas atente-se que esse lugar abre apenas de quarta-feira a domingo, sempre à tarde, e não serve janta.

Restaurantes em Petrópolis

Carnes e peixes em Petrópolis

Também há bons lugares para comer carnes e peixes em Petrópolis. Eu gostei muito do Bordeaux Vinhos, ao lado da Casa dos 7 erros, ou Casa de Petrópolis. Na verdade, esse restaurante ocupa as baias do casarão, de 1872. As divisórias francesas de ferro para separar os cavalos seguem lá, cercadas por mesas e uma decoração sofisticada. 

Como o dia estava bonito, optei por sentar nas mesas da rua, rodeadas por verde. Pedi uma truta fresca com panache de legumes e molho de amêndoas, acompanhada por uma taça de sauvignon branco (o lugar também vende vinhos). Estava tudo maravilhoso. 

O Bordeaux também serve salmão, camarões ou bacalhau, picanha, ancho padano, contrafilé argentino, ossobuco, steak au poivre e outros cortes de carne. O cardápio também inclui massas, risotos, fondue e tábuas de frios bem apetitosas, com presunto de parma, queijo brie e gouda etc. 

Outro dos restaurantes mais renomados da cidade é o Restaurante Imperatriz Leopoldina, localizado no chiquérrimo Hotel Solar do Império. Com decoração clássica, o restaurante funciona desde 2005 no antigo salão de estar do casarão do século XIX, que é um dos mais lindos da Avenida Koeler. No cardápio, há peixes e frutos do mar (como truta, bacalhau e camarões), carnes e aves (como kebab de frango, filé mignon e bife à milanesa) e também massas e risotos.

Comida brasileira em Petrópolis

Feijoada, rabada, torresmo e polenta fazem parte do cardápio do Restaurante Tradição Mineira, mas também tem sushi, salmão e tudo que você pode imaginar. Esse buffet a quilo é gigante, daqueles que agradaria uma excursão de gregos e troianos. 

Localizado em uma galeria da Rua 16 de Março, o Tradição Mineira está sempre cheio. Cheguei a me assustar com a fila que descia a escada, mas curiosamente ela andou rápido. Não espere um almoço tranquilo ou romântico, o clima lá dentro é meio caótico; as mesas ficam muito juntas e o fluxo de garçons e clientes é intenso. 

Outra pedida para quem quer uma comida brasileira são os bares das cervejarias — a gente tem um post só sobre elas, não deixe de ler. O Bar Bohemia, que fica logo na entrada do complexo Bohemia, serve feijoada, cupim braseado, sanduíches, croquetes, fritas, caldinho de feijão, linguiça, dadinhos de tapioca e bolinho cervejeiro (bolinho com massa de cevada, bacon e queijo). Também tem uns quitutes alemães nesse cardápio, tipo joelho de porco defumado, além dos chopes da marca, é claro. Quando eu fui, tinha uma banda de pagode tocando ao vivo.  

Lanches em Petrópolis

Se a ideia é economizar ou fazer um lanche rápido em Petrópolis, você vai ficar feliz de saber que tem até McDonald's, praticamente ao lado da Catedral São Pedro de Alcântara. Mas posso lhe sugerir um lanche mais típico da região? 

A Torrada Petrópolis é, como vocês podem imaginar pelo nome, um patrimônio gastronômico da cidade. Ela é feita com uma fatia generosa de um pão de forma grandão de massa fofa. Pode levar só manteiga e queijo parmesão ralado, bem como outros recheios, tipo presunto, tomate, orégano e ovo. Segundo a minha experiência, é mais gostoso do que aparenta.

É uma pedida maravilhosa para o lanche da tarde, dando bastante energia para bater perna na Cidade Imperial. Essa da foto eu experimentei no café da manhã do hotel Solar do Império, mas você encontra facilmente em cafés e padarias da cidade. 

Restaurantes em Petrópolis

Chocolate em Petrópolis

Tem espaço para sobremesa? Petrópolis tem no chocolate um dos seus fortes, e a loja da petropolitana Katz, no Centro, é uma das mais conhecidas. 

Não tem tanto chocolate para levar, eu imaginava que teria mais, mas a cafeteria no local é muito boa. Eu experimentei um chocolate quente, tão espesso que precisava ser consumido com colher. Mas olhe essa torta de brigadeiro; fiquei na vontade até hoje. 

Outro lugar que os chocólatras precisam conhecer é o Brownie do Ton, que fica a uns 2 km do Centro Histórico. Além dos brownies (experimentados e aprovados), eles têm cookies, fondue de chocolate, brownie recheado no pote e várias outras combinações. 

Restaurantes em Petrópolis

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Petrópolis