Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Catedral de Petrópolis

A Catedral de Petrópolis é a principal igreja da cidade serrana e o lugar que guarda os restos mortais da família imperial. O nome oficial é Catedral de São Pedro de Alcântara, uma homenagem ao padroeiro de Petrópolis e da monarquia brasileira. 

Catedral de Petrópolis

Com arquitetura inspirada na Catedral de Notre-Dame de Paris, o templo foi encomendado por Dom Pedro II, mas foi inaugurado apenas em 1925, após 37 anos de obra. A torre neogótica demoraria ainda mais para ficar pronta, na década de 1960. 

Com seus 70 metros de altura, a torre se destaca na paisagem do Centro de Petrópolis. Parece que todos os caminhos levam a ela. No topo, há um carrilhão com cinco sinos de bronze fundidos na Alemanha, pesando nove toneladas. O som da batida, a cada hora cheia, tem um ar todo solene. 

A visitação à nave é gratuita, mas pede-se para não turistar na Catedral nos horários de missa: de segunda-feira a sábado às 8h e domingos às 9h30, 11h30 e 18h30. Vale observar seus 38 vitrais, seus imponentes arcos ogivais com decoração dourada e o coro com seu altar-mor em pedra de lioz portuguesa.

Mausoléu da Catedral de São Pedro de Alcântara

Logo à direita de quem entra na Catedral, visível através de uma grade de ferro, há o Mausoléu Imperial. Ao centro, fica o sarcófago de Dom Pedro II e da sua esposa, Teresa Cristina, e, nas pontas, os túmulos da Princesa Isabel e de seu marido, o Conde d'Eu. 

Catedral de Petrópolis

Os corpos estão embalsamados e enterrados debaixo das esculturas de mármore de Carrara. As imagens foram esculpidas em tamanho real, com exceção da imperatriz consorte, que foi retratada um pouco maior para ficar do tamanho do marido. 

Nos vitrais da janela, estão gravados poemas escritos pelo próprio D. Pedro II durante o exílio, sobre a saudade que sentia do Brasil. O altar da capela tem relíquias dos santos São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla, trazidas de Roma.  

Catedral de Petrópolis

Visita à torre da Catedral de Petrópolis

A cada hora, ocorrem visitas à torre, conduzidas por um monitor que conta todas as curiosidades sobre a construção. É possível comprar ingresso alguns minutos antes, na loja Pequena Flor, ao lado da Catedral. 

A experiência leva cerca de 40 minutos. Não é acessível para pessoas com dificuldade de locomoção, e nem indicada para quem tem claustrofobia, uma vez que o visitante sobre por escadas em espiral estreitas. 

A primeira parada ocorre no mezanino onde fica o órgão. Dali, você também verá o Mausoléu de cima, sem a grade atrapalhando as fotos. Depois, a gente sobe até uma sacada ao ar livre e encontra uma bela vista da Avenida Koeler e do Centro da cidade.

Catedral de Petrópolis

A visita ainda inclui uma parada em uma sala com relíquias da paróquia: castiçais dourados com traços em estilo rococó, um missal romano, um vaso para santos óleos e um par de chirotecoe, luvas usadas pelo bispo. Painéis com touch screen disponibilizam leituras sobre cada objeto. 

Mas para mim, o mais legal é a parada acima das abóbodas. Foi construída uma passarela de metal logo abaixo do telhado, e espiando pelos buracos das abóbodas, a gente consegue ver os turistas caminhando lá embaixo. Dali, a gente tem noção da altura dessa igreja. 

Catedral de Petrópolis

Esse tour guiado ocorre de terça a sábado, das 9h as 16h, a cada hora cheia, com exceção do meio-dia. Nos domingos, é das 13h às 16h. Pode haver alguma alteração nos horários em razão de eventos. Dá para tirar suas dúvidas na loja Pequena Flor, onde você compra os ingressos.  

Hotéis e pousadas próximos à Catedral de Petrópolis

A Catedral de Petrópolis fica no coração turístico de Petrópolis, perto de muitas atrações e bons restaurantes. A Avenida Koeler e seus casarões históricos liga a Catedral à Praça da Liberdade, e é um excelente lugar para se hospedar e sentir todo o clima histórico da cidade, mas também há boas opções de hospedagem em ruas adjacentes.

Seguem algumas sugestões, muito bem avaliadas pelos hóspedes. Clique no link para conferir os preços e fazer a reserva. 

  • Hotel Solar do Império (foto abaixo): fica em um dos solares mais majestosos da Avenida Koeler, do final do século XIX. Os quartos mesclam móveis modernos e clássicos, e o café da manhã (maravilhoso!) é servido em qualquer área do hotel. 
  • Casablanca Koeler: fica bem em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara, também em um casarão antigo e charmoso. As acomodações dispõem de TV, telefone, cofre, além de ar condicionado ou um ventilador.  
  • Pousada Catedral: localizado na rua aos fundos da Catedral, é um lugar aconchegante com 21 suítes, totalmente equipadas. Aos pais de pet, uma boa notícia: essa é uma opção pet friendly.
  • Hotel Casablanca Imperial: é um dos hotéis mais reservados pelos nossos leitores, dispõe de uma piscina ao ar livre e lareira de uso comum no lounge. Os quartos são bem iluminados e aconchegantes. 
  • Hotel Reggia Catarina: É louco imaginar que um lugar tão cheio de natureza fica no Centro de Petrópolis, a 200 metros da Catedral. Hotel 4 estrelas com piscina ao ar livre, está entre as opções mais aclamadas pelos hóspedes.

Catedral de Petrópolis

Catedral de Petrópolis — fotos

Veja mais fotos que tirei desse ponto turístico icônico de Petrópolis:

Leia todas as nossas dicas de onde ficar, onde comer, quando ir e o que fazer no guia de Petrópolis

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Petrópolis

Catedral de Petrópolis

R. São Pedro Alcântara, 60
Centro
Petrópolis
https://www.catedraldepetropolis.org.br