Petrópolis
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Quando ir a Petrópolis

Com temperaturas geralmente agradáveis, a 809 metros de altitude, Petrópolis é um destino pertinho do Rio de Janeiro que pode ser visitado o ano inteiro. Mas há algumas informações importantes para se observar, especialmente relacionadas ao clima. Neste post a gente vai ajudá-lo a decidir quando ir a Petrópolis

Como um bom destino de serra, é no inverno que Petrópolis brilha mais. O movimento já começa a se acentuar ali pelo Dia dos Namorados, afinal, nada melhor que um fondue e uma pousada aconchegante para celebrar a data com o mozão. Mas o ápice da alta temporada se dá no mês de julho, quando restaurantes, atrações e hotéis ficam cheios. Também é nessa época que ocorre a Bauernfest, um dos maiores eventos de imigrantes alemães do Brasil.

Pela média histórica, as temperaturas no inverno variam entre 12°C e 21°C ao longo do dia. Não faz tanto frio como em Gramado (RS) ou em Campos do Jordão (SP), mas é perfeito para turistar. Essa é também a época mais seca. Pode nublar, e a névoa toma a região da serra sem anúncio prévio, mas os acumulados de chuva são seis vezes menores do que os registrados no verão.  

Eu viajei no mês de agosto, com temperaturas bem agradáveis, perfeitas para bater perna pela cidade. Não peguei fila em nenhuma atração e não tive dificuldades para reservar os hotéis que eu queria. Se você tiver a possibilidade de viajar durante a semana, conseguirá preços melhores de acomodação. 

Veja as médias de temperatura e acumulados na cidade:

Quando ir a Petrópolis
Fonte: pt.climate-data.org

Mas você já deve ter reparado que o tempo anda pirado, no Brasil e no planeta, então bizarrices meteorológicas podem acontecer. No final de agosto deste ano, em pleno inverno de 2023, a cidade encarou uma onda de calorão que elevou a temperatura a mais de 35°C. Portanto, checar a previsão do tempo antes de fazer a mala é uma obrigação. 

Aos finais de semana de verão, os cariocas também chegam em massa para tentar fugir do calorão do Rio, curtindo o dia nos poços e cachoeiras de Petrópolis (confira a nossa matéria sobre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos), e a noite nas cervejarias da cidade. Mas observe que o verão é a época marcada por pancadas de chuva: os acumulados podem chegar a 313 mm em janeiro. 

Quando ir a Petrópolis

Outono e primavera são estações ótimas para conhecer Petrópolis com mais tranquilidade e temperaturas amenas. Deixa eu pegar o mês de abril como exemplo: a temperatura média alterna de 17°C a 24°C graus durante o dia e chove três vezes menos do que em janeiro. Mas lembre-se que nos feriados a cidade enche e fica mais cara, então faça as reservas com boa antecedência. 

Outra informação que pode ajudá-lo a decidir quando ir a Petrópolis é a lista de principais eventos da cidade, seja para aproveitar a programação ou, dependendo do caso, para evitar a data e fugir da muvuca. A segunda metade do ano concentra a maior parte dos eventos. 

Quando ir a Petrópolis — eventos

  • Serra Wine Week: realizado nas últimas edições em junho, é o maior festival de vinhos da região serrana do Rio de Janeiro. Tem eventos nos restaurantes, mercado de vinhos e jantares harmonizados. Os rótulos participantes são escolhidos por experientes sommeliers.

  • Bauernfest: a maior festa alemã do Sudeste é realizada entre junho e julho. Ela dura duas semanas e reúne mais de meio milhão de pessoas. Em 2023, promoveu mais de 400 horas de apresentações culturais em pontos turísticos como o Palácio de Cristal, a Praça da Liberdade e a Praça Visconde de Mauá, onde foi montado o Biergarten.

  • Festival de Inverno de Petrópolis: realizado há mais de 20 anos pelo Instituto Dell'Arte, acontece em julho. Tem uma programação diversificada de apresentações artísticas, com concertos de música clássica, shows de jazz, teatro e oficinas musicais.

  • Petrópolis Gourmet: Evento que acontece normalmente entre outubro e novembro em Petrópolis, conta com a presença de chefs consagrados do Brasil e do mundo, oficinas, palestras e outras atividades. É considerado o quinto maior evento gastronômico do país.

  • Festival de Cinema de Petrópolis: normalmente realizado em outubro ou novembro, exibe filmes inéditos e promove debates e workshops voltados para os amantes da sétima arte em Petrópolis.

  • Oktoberfest: é outra festa de origem germânica que, apesar do nome, já foi realizada em setembro na cidade, no Parque Municipal de Itaipava. É uma festa conhecida por sua atmosfera animada, música tradicional e, é claro, pelo chope.

  • Natal Imperial: a decoração é montada no final de novembro, e há atrações em vários pontos da cidade até o começo de janeiro. O Natal Imperial também costuma construir a Casa do Papai Noel, com decoração temática e o Bom Velhinho recebendo as crianças.

Quando ir a Petrópolis

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Petrópolis