São Paulo

Campos do Jordão

Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil e um dos principais destinos nacionais de inverno. Erguida no topo da Serra da Mantiqueira em São Paulo, tem hotéis com vista para as montanhas, restaurantes renomados e cada vez mais atrações turísticas.

Conhecida como "a Suíça brasileira" por causa de sua paisagem verde e arquitetura enxaimel, Campos é perfeita para os apaixonados por frio. Uma multidão agasalhada sobe a serra todo ano, especialmente no mês de julho, quando a cidade se enfeita para o Festival Internacional de Inverno. Chega a registrar temperaturas negativas nessa época, tem vezes que os gramados amanhecerem branquinhos, cobertos de geada.

O romantismo perpassa as ruelas cheias de luzinhas, cobertas por guarda-chuvas coloridos, convidando a um fondue ou um chocolate quente ao lado da lareira. Mas Campos não agrada apenas casais: tem trilhas, cachoeiras e parques para a diversão da família inteira. Também seduz um bom público jovem, com bares e cervejarias animados, onde dá para beber direto da fonte — literalmente.

Campos do Jordão

Embora tenha essa carinha de Europa, Campos tem problemas que os brasileiros conhecem bem. Enquanto as diárias em hotéis muitas vezes passam de um salário mínimo, a desigualdade social grita logo na entrada da cidade, com vilas sobre os morros na região da Albernéssia. Há também complicações no trânsito e falta de estacionamento, especialmente, no Capivari.

Campos do Jordão não é perfeita, mas é um dos destinos mais amados do Brasil. E basta atravessar o charmoso portal de entrada, respirar o ar da Serra e ouvir o apito do trem Maria Fumaça para entender o motivo. 

Campos do Jordão

Como chegar a Campos do Jordão?

A melhor opção para quem chega de avião ao estado de São Paulo é o Aeroporto de Guarulhos, a cerca de duas horas de estrada de Campos do Jordão. Para ir até a Serra, a infraestrutura viária é excelente, com duas das principais rodovias paulistas: Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, e Carvalho Pinto.

Há opções de ônibus interurbanos, mas, se tiver a possibilidade, a gente aconselha a ir de carro, porque muitas atrações ficam longe da região central de Campos e não são servidas de transporte público. O transporte por aplicativo também não tem tanta oferta na região ainda. 

Confira o passo a passo de como chegar a Campos do Jordão, de avião, carro e ônibus. 

Quando ir a Campos do Jordão?

Depende se você quer ir ao encontro ou fugir do fervo. A alta temporada em Campos do Jordão tem início no feriado de Corpus Christi e vai até agosto, sendo que o auge da movimentação é o mês de julho. É uma época cheia de festas e de atrações, além de todo o charme serrano no frio. Por outro lado, as hospedagens estão bem mais caras, e tudo está mais cheio.

No primavera e no verão, as temperaturas ficam mais agradáveis, destoando do calorão da maior parte do país. Entretanto, são estações com mais acúmulo de chuva, segundo a média histórica. O outono pode ser uma boa opção para quem gosta de um friozinho, sem a agressiva sensação térmica do inverno. Outra coisa que pode ajudar a decidir essa pergunta são os eventos da cidade, que ocorrem ao longo do ano.

Leia esse texto antes de decidir quando ir a Campos do Jordão

Campos do Jordão

Hotéis e pousadas em Campos do Jordão

Se você é indeciso, nessa parte vai ter trabalho. Tem muita, mas muita opção de hospedagem em Campos do Jordão. De pousadinhas aconchegantes a resorts luxuosos, sem falar que alguns hotéis oferecem também chalés, que têm tudo a ver com a região serrana!

Campos do Jordão - as melhores opções de hospedagem!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Campos do Jordão. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

A localização vai ditar o tipo de experiência. Se a ideia é aproveitar a noite no Capivari, conhecer os bares e restaurantes, bater perna nas lojinhas, pode ser interessante ficar o máximo perto possível do centrinho turístico, para evitar problemas de trânsito, falta de estacionamento e para poder beber sem se preocupar. Já casais apaixonados e turistas em busca de descanso podem curtir mais uma pousada de montanha. Imagine abrir a janela do quarto de manhã cedo e respirar o ar puro — e gelado — da Mantiqueira. 

Veja dicas de onde ficar em Campos do Jordão.

O que fazer em Campos do Jordão

Campos do Jordão

Dá para ter uma experiência bacana em um final de semana, mas se você quiser conhecer bem a cidade, vai precisar de uns cinco dias.

O roteiro básico inclui o Pico do Itapeva (foto acima) e sua vista estonteante a 2.030 metros de altitude, o passeio de Maria Fumaça ou de Bondinho, uma cervejinha na Choperia Baden Baden, uma passada na Ducha de Prata e uma voltinha de teleférico, saindo do Parque Capivari. A visita ao Museu de esculturas Felícia Leirner e ao Palácio Boa Vista também é tradicional.

Mas há novidades como os mirantes de vidro do Parque da Cerveja (foto abaixo) e do Aventoriba, um bar a -15 graus no Iceland, uma voltinha de bike nas alturas no Prana Park e as juras de amor gravadas em cadeados no Romantik Dalen e na Fonte do Amor Eterno.

Se o dia está bonito, tem parques maravilhosos para conectar-se com a natureza. Você vai gostar de fazer as trilhas do Horto Florestal, admirar os jardins do Amantikir, caminhar entre os lagos do Bosque do Silêncio e se aventurar nas tirolesas do Tarundu.

Não nos esquecemos dos chocolates e das cervejarias de Campos do Jordão, jamais esqueceríamos! Vale à pena conhecer as fábricas para conhecer o processo de produção — e sair de lá com as mãos cheias de sacolas, claro.

Saiba mais sobre os pontos turísticos e os passeios de Campos do Jordão.

Campos do Jordão

Depois desse textão, só nos resta desejar boa viagem. Com sorte, a gente se encontra lá!