Melhores Destinos
São Paulo

Campos do Jordão

Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil e um dos principais destinos nacionais de inverno. Erguida no topo da Serra da Mantiqueira em São Paulo, tem hotéis com vista para as montanhas, restaurantes renomados e cada vez mais atrações turísticas.

Conhecida como "a Suíça brasileira" por causa de sua paisagem verde e arquitetura enxaimel, Campos é perfeita para os apaixonados por frio. Uma multidão agasalhada sobe a serra todo ano, especialmente no mês de julho, quando a cidade se enfeita para o Festival Internacional de Inverno. Chega a registrar temperaturas negativas nessa época, tem vezes que os gramados amanhecerem branquinhos, cobertos de geada.

O romantismo perpassa as ruelas cheias de luzinhas, cobertas por guarda-chuvas coloridos, convidando a um fondue ou um chocolate quente ao lado da lareira. Mas Campos não agrada apenas casais: tem trilhas, cachoeiras e parques para a diversão da família inteira. Também seduz um bom público jovem, com bares e cervejarias animados, onde dá para beber direto da fonte — literalmente.

Campos do Jordão

Embora tenha essa carinha de Europa, Campos tem problemas que os brasileiros conhecem bem. Enquanto as diárias em hotéis muitas vezes passam de um salário mínimo, a desigualdade social grita logo na entrada da cidade, com vilas sobre os morros na região da Albernéssia. Há também complicações no trânsito e falta de estacionamento, especialmente, no Capivari.

Campos do Jordão não é perfeita, mas é um dos destinos mais amados do Brasil. E basta atravessar o charmoso portal de entrada, respirar o ar da Serra e ouvir o apito do trem Maria Fumaça para entender o motivo. 

Campos do Jordão

Como chegar a Campos do Jordão?

A melhor opção para quem chega de avião ao estado de São Paulo é o Aeroporto de Guarulhos, a cerca de duas horas de estrada de Campos do Jordão. Para ir até a Serra, a infraestrutura viária é excelente, com duas das principais rodovias paulistas: Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, e Carvalho Pinto.

Há opções de ônibus interurbanos, mas, se tiver a possibilidade, a gente aconselha a ir de carro, porque muitas atrações ficam longe da região central de Campos e não são servidas de transporte público. O transporte por aplicativo também não tem tanta oferta na região ainda. 

Confira o passo a passo de como chegar a Campos do Jordão, de avião, carro e ônibus. 

Quando ir a Campos do Jordão?

Depende se você quer ir ao encontro ou fugir do fervo. A alta temporada em Campos do Jordão tem início no feriado de Corpus Christi e vai até agosto, sendo que o auge da movimentação é o mês de julho. É uma época cheia de festas e de atrações, além de todo o charme serrano no frio. Por outro lado, as hospedagens estão bem mais caras, e tudo está mais cheio.

No primavera e no verão, as temperaturas ficam mais agradáveis, destoando do calorão da maior parte do país. Entretanto, são estações com mais acúmulo de chuva, segundo a média histórica. O outono pode ser uma boa opção para quem gosta de um friozinho, sem a agressiva sensação térmica do inverno. Outra coisa que pode ajudar a decidir essa pergunta são os eventos da cidade, que ocorrem ao longo do ano.

Leia esse texto antes de decidir quando ir a Campos do Jordão

Campos do Jordão

Hotéis e pousadas em Campos do Jordão

Se você é indeciso, nessa parte vai ter trabalho. Tem muita, mas muita opção de hospedagem em Campos do Jordão. De pousadinhas aconchegantes a resorts luxuosos, sem falar que alguns hotéis oferecem também chalés, que têm tudo a ver com a região serrana!

Campos do Jordão - as melhores opções de hospedagem!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Campos do Jordão. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Pousada Cantinho da Serra 9.4 Ver preços
Hotel Palazzo Reale 9.3 Ver preços
Pousada Campos de Provence Campos do Jordão 9.2 Ver preços
Pousada Nacional Inn Campos do Jordão 9.1 Ver preços
Matsubara Pousada 8.9 Ver preços
Hotel Estoril 8.8 Ver preços
Hotel Fazenda Golden Park Campos do Jordão 8.6 Ver preços
Hotel Dan Inn Campos do Jordão 8.5 Ver preços
Hotel Castelo Nacional Inn Campos do Jordão 8.4 Ver preços
Hotel Leão da Montanha 8.2 Ver preços
Pesquisar passagens aéreas

A localização vai ditar o tipo de experiência. Se a ideia é aproveitar a noite no Capivari, conhecer os bares e restaurantes, bater perna nas lojinhas, pode ser interessante ficar o máximo perto possível do centrinho turístico, para evitar problemas de trânsito, falta de estacionamento e para poder beber sem se preocupar. Já casais apaixonados e turistas em busca de descanso podem curtir mais uma pousada de montanha. Imagine abrir a janela do quarto de manhã cedo e respirar o ar puro — e gelado — da Mantiqueira. 

Veja dicas de onde ficar em Campos do Jordão.

O que fazer em Campos do Jordão

Campos do Jordão

Dá para ter uma experiência bacana em um final de semana, mas se você quiser conhecer bem a cidade, vai precisar de uns cinco dias.

O roteiro básico inclui o Pico do Itapeva (foto acima) e sua vista estonteante a 2.030 metros de altitude, o passeio de Maria Fumaça ou de Bondinho, uma cervejinha na Choperia Baden Baden, uma passada na Ducha de Prata e uma voltinha de teleférico, saindo do Parque Capivari. A visita ao Museu de esculturas Felícia Leirner e ao Palácio Boa Vista também é tradicional.

Mas há novidades como os mirantes de vidro do Parque da Cerveja (foto abaixo) e do Aventoriba, um bar a -15 graus no Iceland, uma voltinha de bike nas alturas no Prana Park e as juras de amor gravadas em cadeados no Romantik Dalen e na Fonte do Amor Eterno.

Se o dia está bonito, tem parques maravilhosos para conectar-se com a natureza. Você vai gostar de fazer as trilhas do Horto Florestal, admirar os jardins do Amantikir, caminhar entre os lagos do Bosque do Silêncio e se aventurar nas tirolesas do Tarundu.

Não nos esquecemos dos chocolates e das cervejarias de Campos do Jordão, jamais esqueceríamos! Vale à pena conhecer as fábricas para conhecer o processo de produção — e sair de lá com as mãos cheias de sacolas, claro.

Saiba mais sobre os pontos turísticos e os passeios de Campos do Jordão.

Campos do Jordão

Depois desse textão, só nos resta desejar boa viagem. Com sorte, a gente se encontra lá!