Quando ir a Campos do Jordão
Campos do Jordão é um dos principais destinos de inverno do país. Mas o encanto da cidade não fica restrito aos meses mais frios: tem muita coisa para fazer e delícias para provar o ano todinho. Sem falar da vantagem de ter temperaturas agradáveis mesmo quando o pessoal está passando calor no resto do Brasil — Campos é a cidade mais alta do país.
Clima em Campos do Jordão
A alta temporada, obviamente, é o inverno. Ela tem início no feriado de Corpus Christi e vai até agosto. É o período menos chuvoso do ano, em que a temperatura chega perto de 0ºC à noite. Também há dias em que ocorre geada, formação de uma camada de gelo sobre plantas ou sobre outras superfícies. Os gramados amanhecem branquinhos, é lindo! Não costuma nevar em Campos porque não há a umidade necessária para isso.
O auge da movimentação na cidade ocorre no mês de julho, quando a cidade sedia seu Festival de Inverno, reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina. Além dos concertos (a maioria gratuita) e de todo o charme e delícias da cidade nessa estação (tipo tomar um chocolate quente ou comer um fondue ao lado da lareira), existe o fator férias escolares, que ajuda a lotar a cidade.
Também é um período de muitas festas em Campos. E muitas empresas montam estandes com ações pela cidade. Atrações e restaurantes que normalmente funcionam apenas nos fins de semana, passam a atender todos os dias, oferecendo atrativos especiais para os visitantes.
Dados do site climate-data.org
Quer mais um motivo? A florada da cerejeira acontece entre julho e agosto. Nessa época, é indispensável visitar o Parque da Cerejeira para caminhar entre os túneis de flores cor-de-rosa.
O lado ruim da temporada são as filas e o trânsito, principalmente, no Capivari, que é o centrinho turístico. A cidade para com tantos carros, especialmente aos finais de semana, e fica ainda mais difícil encontrar lugar para estacionar. Sem falar que os preços em hotéis e pousadas disparam.
Outono em Campos do Jordão
No outono, Campos fica coberta de folhas de plátano alaranjadas e pode ser uma boa opção para quem gosta de um friozinho, sem a agressiva sensação térmica do inverno. Costuma ser também um período mais seco, o que é excelente porque tem muitos parques abertos para explorar em Campos. A temperatura fica, em média, entre 10 e 20ºC, excelente para ir entrando no clima do inverno.
Quer outro motivo para ir nessa época? Entre abril e maio, Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal promovem o Festival do Pinhão, vários restaurantes participam. É uma iguaria típica dessa região, cheia de pinheiros. Se você ainda não conhece, precisa experimentar!
Além disso, uma subida à serra nessa época é bem propícia para renovar o guarda-roupa de inverno nas malharias ou repor o estoque de cervejas e chocolates.
Primavera em Campos do Jordão
A temperatura começa a subir, com mínimas acima de 10ºC e máximas passando dos 20ºC — ou seja, bem agradável. E Campos do Jordão tem tudo a ver com essa época do ano: é uma cidade florida, cheia de parques, canteiros coloridos, passarinhos cantando nas árvores. Não deixe de conhecer o Parque Amantikir, que tem jardins inspirados em vários países, e o grandioso Horto Florestal.
Foi nessa época que visitamos a cidade, aproveitando descontos dos hotéis durante a semana. A desvantagem é que o clima já começa a ficar mais chuvoso: passamos por quatro dias de chuva e apenas dois de sol. Porém, em pleno novembro, chegamos a pegar 5ºC durante a noite. Deu pra sentir aquele gostinho de inverno!
Entre os meses de setembro e novembro, a cidade também realiza o evento Arte na Primavera, que conta com apresentações de música, dança e teatro.
Verão em Campos do Jordão
Campos tem buscado incentivar a visitação no verão. É uma ótima opção para quem quer fugir do calor excessivo na sua cidade, já que, em geral, a altitude mantém as temperaturas agradáveis na serra. Em janeiro, por exemplo, o termômetro marca, em média, entre 15 e 23ºC.
Uma vantagem dessa época são os preços, é mais fácil conseguir hospedagem mais acessível. Você também não deve encontrar filas nas atrações ou trânsito muito pesado no Capivari. Entretanto, é a estação com maiores acumulados de chuva.
Ah, e o Natal em Campos está cada vez mais bonito: a cidade se enfeita com luzinhas e pinheirinhos e há atrações como a carreata com o Papai Noel. Nessa época, não deixe de levar as crianças na Casa do Papai Noel na Montanha (foto abaixo).