O que fazer em Campos do Jordão
Campos do Jordão tem atrações para todas as pessoas, das amantes da natureza às que desejam apenas um tranquilo passeio pela cidade. E tem cada vez mais coisa para fazer por lá — se faz tempo que você não sobe a serra, vai se surpreender!
É um destino ótimo para um final de semana ou feriado prolongado, mas se você quiser conhecer tudo, vai precisar de uns cinco dias. A gente visitou cerca de 40 atrativos nessa última viagem, foi uma semana bem intensa — e isso que São Pedro custou para colaborar.
Antes de mais nada, você precisa escolher um bom hotel, isso vai fazer sua viagem a Campos mais especial!
Hospedagem em Campos do Jordão - A seleção do Melhores Destinos
Se você ainda não sabe onde ficar, confira a nossa seleção com as melhores opções de hotéis para a sua viagem. As acomodações foram escolhidas priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Todas com ótima relação custo-benefício. Também incluímos na lista as notas do Booking.com, que indicam a avaliação de hóspedes reais sobre a hospedagem.
Agora vamos ao roteiro, onde passear pelo Capivari é uma das obrigações. O calçadão da Rua Djalma Forjaz e arredores são o coração de Campos: tem charmosas ruas cheias de flores, luzinhas e passarelas de guarda-chuvas, incontáveis lojas, restaurantes e um cheiro que mistura chocolate e quentão — uma delícia! Pra todo lado que se olha, há prédios que imitam a arquitetura europeia.
Ali no Capivari, vale a pena fazer o passeio de bondinho ou de Maria Fumaça, beber com amigos na Choperia Baden Baden ou outro dos tantos bares bons do bairro, fazer uma média com o mozão prendendo um cadeado na Fonte do Amor Eterno e comer muito. Muito mesmo: fondue, batata rosti, pastelão são algumas das delícias do lugar — veja onde comer em Campos do Jordão.
O Parque Capivari também está localizado no centrinho turístico de Campos do Jordão. Um espaço amplo e moderno, recentemente revitalizado, conta com um carrossel bem romântico, uma roda-gigante, que à noite é iluminada, tem um lago onde você pode alugar pedalinhos, um trenzinho para a criançada, o novo teleférico de Campos do Jordão e até um trenó de montanha.
Quem vai para Campos para passar frio também deve conhecer o Iceland, atração ao lado da Praça do Capivari, com bar de gelo, um grande iglu e outros cenários para fotos em uma temperatura que fica entre -15 e -20°C o ano todo.
Para os apreciadores das artes, um bom roteiro inclui a visita guiada ao Palácio Boa Vista (foto abaixo), residência de inverno do governador do Estado. O passeio já valeria a pena pelo prédio majestoso, mas o espaço ainda conta com um acervo de mais de 4 mil obras de grandes artistas.
Ali perto, também fica o Museu Felícia Leirner, um museu de esculturas ao ar livre que une natureza e arte de uma forma linda. O parque abriga ainda o auditório Cláudio Santoro, sede do Festival de Inverno de Campos do Jordão e de eventos bacanas o ano inteiro — vale ficar de olho na programação!
O Horto Florestal é lugar certo para os que buscam o contato com a natureza, com trilhas na mata e uma pequena cachoeira. E os jardins do parque Amantikir são encantadores, inspirados em vários cantos do mundo.
O Bosque do Silêncio (foto abaixo) oferece um respiro de ar puro pertinho do Capivari, e a gente não pode esquecer do Pico do Itapeva, que tem uma paisagem tão imensa, tão incrível, que faz a gente se lembrar como é pequeno diante desse mundão. Quem quer ter uma imersão na natureza também pode colocar no roteiro o lindíssimo Parque da Cerveja ou o Parque Bambuí, propriedade ao Hotel Toriba, uma das novidades em Campos.
Se o dia não está muito bonito, que tal conhecer um tipo de arte menos comum no Museu Casa da Xilogravura? Tem ainda um lugar onde é Natal o ano inteiro em Campos (a Casa do Papai Noel na Montanha). Todo santo dia, é possível ver as monjas beneditas em um momento de louvação e cantos gregorianos no Mosteiro de São João.
Quem viaja com criança precisa colocar a Fazendinha Toriba, uma propriedade com muita área verde que oferece contato com diversos animais. O Tarundu também é uma atração adorada por famílias, é um um parque de aventura que tem tirolesas, arvorismo e brincadeiras como o boia cross, um escorregador que te derruba dentro de uma piscinona de bolinhas.
Se você procura atividades de tirar o fôlego, vale checar também o Prana Park, que tem a bike aérea, uma bicicleta presa a cabos de aço, que você pedala nas alturas. E o restaurante ao lado foi criado justamente para uma refeição ao pôr do sol — convenientemente, o nome é Prana Pôr do Sol. Só atente que é cobrado ingresso.
Por último, mas, definitivamente, não menos importante, há a visita às fábricas da cervejaria Baden Baden e dos chocolates Araucária. Sempre há coisa para aprender — e delícias para levar para casa. É o que pode ajudar a curar a saudade de Campos depois que você for embora.