Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Museu Felícia Leirner

O Museu Felícia Leirner alia natureza e arte de uma forma única, com esculturas espalhadas por um parque com 110 espécies de vegetais típicos da Serra da Mantiqueira. É um museu a céu aberto composto exclusivamente por obras da escultora, que nasceu em Varsóvia, na Polônia, e veio ao Brasil em 1927. Felícia foi morar em Campos do Jordão, em 1962, para ficar mais perto da natureza e faleceu em 1996, aos 92 anos.

Um dos lugares mais bonitos de Campos do Jordão, seu museu reúne 86 esculturas, em bronze, cimento branco e granito. O conjunto da obra de Felícia foi dividido em cinco fases da sua criação artística: figurativa (1950-1958), a caminho da abstração (1958-1961), abstrata (1963-1965), orgânica (1966-1970) e recortes na paisagem (1980-1982). 

Essa última é a que mais chama atenção. Uma de suas últimas obras, a escultura de cimento branco armado com ferro Moldura, como o nome sugere, serve de moldura para os pinheiros do parque, como se a obra de arte mesmo fossem os vegetais que já existiam ali antes dela. A ideia é justamente que as pessoas caminhem pelo parque de 35 mil metros quadrados contemplando, ao mesmo tempo, as obras e a mata.

Museu Felícia Leirner

Como o museu fica no topo de um morro, tem uma vista ampla da Serra da Mantiqueira. Dá para avistar até mesmo a Pedra do Baú. Dizem, pelo menos, porque, à época da nossa visita, havia muita neblina. Mas tem até um mirante e uma placa falando sobre a rocha, que se situa no município de São Bento do Sapucaí.

O ingresso inteiro para o Museu Felícia Leirner custa R$ 15, com meia entrada para estudantes e idosos. Aos domingos, o acesso é gratuito. É possível obter mais informações no site do museu.

Dentro da área do museu, fica também o Auditório Cláudio Santoro, o palco principal do Festival de Inverno de Campos do Jordão, realizado anualmente em julho. Ele tem capacidade para 814 pessoas e se destaca pela boa acústica e pelo visual, com vista para as montanhas durante espetáculos diurnos. Não deixe de pesquisar a programação de eventos no local, que sempre oferece boas atrações de música, dança e teatro.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Campos do Jordão

Museu Felícia Leirner

Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880
Alto da Boa Vista
Campos do Jordão
http://www.museufelicialeirner.org.br/