Passeios em Campos do Jordão
De carro, de trem ou a pé mesmo, há muitos passeios especiais para fazer em Campos do Jordão. Tem jardins, tem trilhas, tem emoção, tem ângulos incríveis da Serra da Mantiqueira.
Entre os passeios indispensáveis para fazer com a criançada, a Maria Fumaça está no topo do pódio. Ela voltou a deixar seu rastro de vapor pelo perímetro urbano da estrada de ferro neste ano, entre o Capivari e a estação da Vila Abernésia.
É um rolê rapidinho, leva meia hora apenas, mas só de entrar no vagão americano, de madeira dos bancos ao teto, parece que a gente viaja ao passado. Os passeios ocorrem aos finais de semana e feriados. A alternativa para quem está na cidade outros dias é o passeio de bondinho, que sai de hora em hora, todos os dias.
O centrinho turístico de Campos, o Capivari, é ideal para uma caminhada sem pressa, ainda mais se tiver paradas para comida (veja dicas de onde comer) e umas comprinhas (saiba tudo sobre compras em Campos do Jordão).
Para quem quer interação com a natureza, tem parques incríveis ao ar livre:
- Horto Florestal: é o apelido do Parque Estadual Campos do Jordão, uma área remanescente da Mata Atlântica e de araucárias, que ocupa um terço da área total da cidade. Tem trilhas de diferentes dificuldades, amplos gramados para fazer piquenique, lago com pedalinhos e um riachinho com um barulho relaxante demais.
- Amantikir: tem 26 jardins inspirados em 14 países diferentes, como Japão, China, Alemanha, Inglaterra e Áustria, além de lagos com pontes fofas, labirintos e uma vista incrível da Serra da Mantiqueira.
- Parque da Cerveja: foi construído em torno da fábrica da cerveja Campos do Jordão, onde ocorrem visitas guiadas. Tem uma área verde linda e um mirante parcialmente em vidro para a Serra da Mantiqueira, redes para ficar lagarteando no sol e uma pequena cachoeira de acesso fácil.
- Bosque do Silêncio: essa é uma das nossas áreas favoritas na cidade. Bem pertinho do Capivari, tem trilhas fáceis e bem sinalizadas, canteiros cheios de copos de leite, hortênsias e tudo o que é tipo de flor, além de seis lagos formados por nascentes ali do parque mesmo. O mais legal é que você caminha sobre eles em deques de madeira, um passeio delicioso.
- Parque Floresta Encantada: esse parque é totalmente voltado para os baixinhos. Tem uma série de casinhas temáticas, tipo a das bruxas, a dos gnomos, a dos coelhos, Branca de Neve, que só criança consegue entrar, por causa do tamanho das portas.
- Fazendinha Toriba: tem galinhas, gansos, marrecos, ovelhas, vaquinha, porquinhos-da-índia, cavalos, cabras, pavão e outros animais que os visitantes podem alimentar em um espaço muito bonito e bem cuidado.
Está de carro e tem tempo para conhecer a Serra da Mantiqueira mais a fundo? Que tal ir até a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí? Os mais aventureiros escalam a formação rochosa, ou usam trilhas de mais fácil acesso para chegar ao Bauzinho. Mas também dá pra admirá-la ao pé da pedra, saboreando uma boa comida mineira.
Na região, tem ainda Santo Antonio do Pinhal e seu centrinho típico das cidades do interior, com uma pracinha bem ajardinada, uma fonte que homenageia o Santo Antônio e a igreja matriz. E não se esqueça do Pico do Itapeva, na cidade de Pindamonhangaba, que tem a vista mais incrível da região!
Além de se locomover de carro, de trem ou a pé, você pode usar outro meio de transporte que é uma marca da cidade: o teleférico que liga o Capivari ao Morro do Elefante. E o mais legal é que ele foi substituído por um bem mais moderno, em modelo híbrido, com cabines fechadas e abertas. Se você não for, vão desconfiar que nem subiu a serra!
Veja também nosso post sobre o que fazer em Campos do Jordão.