O Parque Estadual de Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal, tem uma área de 28.800 hectares recoberta de Mata Atlântica e de Araucária. O contato com a natureza entre suas árvores, percorrendo as várias trilhas, lagos e pontes é um excelente passeio durante a visita à cidade. Apesar da beleza e da tranquilidade, o lugar sofre com a falta de infraestrutura para receber os visitantes. As trilhas, por exemplo, deveriam ser mais bem sinalizadas e melhorias no centro de visitantes, bem como a adição de alguns equipamentos de lazer, fariam bem ao parque. Ainda assim, vale a pena fazer uma visita e apreciar o maravilhoso clima serrano em meio às araucárias e aos pinheiros. Também há área para piquenique, playground, loja de artesanato e até um passeio de trem para as crianças. Os mais aventureiros podem percorrer a trilha da Cachoeira Celestina, que dura cinco horas e deve ser agendada com antecedência.
Dica: planeje sua visita para começar ou terminar com algum dos ótimos restaurantes da Estrada do Horto - como Harry Pisek, Beto Perroy ou Elio Ristorante.
Ambiente muito gostoso para relaxar. É bem arborizado, têm várias espécies de aves, um rio corta o parque. Muito bom!
O rio que corta o parque é fedido. No mais, ok.
O horto é um lugar familia e para ter contato com a natureza. Se gosta é bacana se não curte, deixe para depois. Explore as trilhas e passe um periodo do dia tranquilo
É longe do capivari, e você precisa de tempo disponível para ficar por lá.
A paisagem é linda, recheada de arvores enormes e cheias. O restaurante localizado dentro do Horto eh uma otima opcao com pratos para 2 pessoas, a precos mais razoaveis do que os de capivari.
Pouquissima infraestrutura. O "playground", a area de piquenique sao muito simples. O acesso é afastado, te obrigando a ir de carro. A cobranca de ingresso é praticamente só para 'filtrar o acesso' ja que tem poucas opcoes de infraestrutra disponiveis e servicos como o trenzinho sao cobrados a parte