Pontos turísticos de Campos do Jordão
Como boa cidade turística, Campos do Jordão tem uma lista de atrativos tradicionais que você precisa ver nem que seja só uma vez na vida. Mas na última década também ganhou pontos turísticos novos, que valorizam a paisagem e o potencial romântico da cidade. Ou seja, tem inovado, sem esquecer das origens.
O primeiro ponto turístico fica na entrada da cidade — é impossível não enxergar, você passa dentro dele. O Portal de Campos do Jordão foi construído em estilo enxaimel, o que já dá o gostinho da arquitetura que você vai encontrar na “Suíça brasileira”.
Ainda sem tirar a carteira do bolso, você conhece o Palácio Boa Vista, a casa de inverno do governador paulista que também acumula a função de museu. O mais incrível da região, diga-se de passagem, com obras de arte de artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
O Museu Felícia Lerner também funciona ali no Alto da Boa Vista, um museu a céu aberto onde as esculturas e as árvores são enaltecidas igualmente como obra de arte e se complementam.
Chegando ao Capivari, o coração turístico de Campos do Jordão, você vai ter dificuldade de decidir onde ir primeiro. Sugerimos começar pela Choperia Baden Baden, um ponto turístico no sentido mais etílico possível. Levantar a caneca e brindar à bela Campos parece uma boa forma de dar boas-vindas a si mesmo.
A Baden Baden fica no Boulevard Geneve, que tem uma charmosa travessa coberta por guarda-chuvas e luzinhas. Atravessando essa ruela, você chega na Praça do Capivari, onde fica a igreja de São Benedito e um termômetro de rua que vira atração no inverno.
Dali é só atravessar a rua para chegar ao Parque Capivari, lindão e revitalizado, com roda-gigante de 22 metros, carrossel que parece coisa de sonho e, é claro, o famoso teleférico de Campos do Jordão.
O teleférico leva até o topo do Morro do Elefante, que também é um ponto turístico da cidade. Lá de cima, você enxerga todo Capivari.
Não deixe conhecer a estação ferroviária e fazer um passeio de Maria Fumaça ou de Bondinho, que estão na nossa relação de passeios de Campos do Jordão. E atravessando os trilhos do trem, você encontra um atrativo novo de Campos, o Romantik Dalen. Na grade dessa ponte, casais apaixonados colocam cadeados com suas iniciais.
Declarações também são feitas na Fonte do Amor Eterno, na Avenida Doutor Vitor Godinho. Outro lugar popular entre os casais é a Ducha de Prata, que tem até molduras de coração gigantes para enquadrar as quedas d’água nas fotos.
Voltando a falar de vistas de tirar o fôlego, nós temos mais algumas sugestões. A Vista Chinesa, ao lado da estrada de acesso a Campos, nos brinda com uma paisagem linda da Serra da Mantiqueira, enquanto do Pico do Itapeva dá para ver mais de 10 cidades do Vale do Paraíba. Esse lugar não pode ficar de fora do seu roteiro!
E aparentemente vislumbrar uma paisagem de terra firme já não é mais suficiente. Prova disso é que Campos ganhou dois mirantes de vidro com vista para a Serra da Mantiqueira: no Parque da Cerveja e ao lado da estação do Aventuriba (foto). A gente fala sobre os parques de Campos neste post, sobre os melhores passeios.
Deu vontade de largar tudo e subir a serra, né? A gente sabe como é. Dá uma olhadinha no nosso post sobre quando ir para Campos para programar sua viagem!